Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
3

[ RESENHA ] QUEBRA DE CONFIANÇA - HARLAN COBEN



Título Original: Deal Breaker
Autor: Harlan Coben
Série: Myron Bolitar
Ano:  2011
Gênero: Policial
Editora: Arqueiro
Número de páginas:  272
Nota pessoal:  4/5

“O telefone tocou.
Christian puxou o fone como se fosse uma bola perdida no gramado. Estavam repetindo a chamada. Depois do quarto toque, o telefone foi atendido.
Secretária eletrônica. “Oi. Não estamos em casa agora. Por favor, deixe seu recado depois do bip e ligaremos de volta. Obrigada.”
O telefone escorregou da mão de Christian. Um calafrio percorreu sua nuca. Um som – algum tipo de ruído engasgado – escapou de seus lábios. Ele tentou formar alguma palavra, mas não conseguiu.
A secretária eletrônica. A voz.
Era de Kathy.” Pág. 37

Adoro romances policias, mas por pura lerdeza levo séculos para pegar algo do estilo na estante. Quebra de Confiança, o primeiro da série Myron Bolitar do Harlan Coben, é um dos que já tenho há bastante tempo. Mas finalmente chegou sua vez de sair da fila. Hoje conto a vocês minhas impressões sobre a leitura.


As coisas vão indo muito bem para Myron Bolitar, obrigado. Aos 31 anos idade e depois de várias empreitadas, sua carreira como empresário esportivo parece prestes a decolar. Acontece que ele representa ninguém menos que Christian Steele, o jogador de futebol americano considerado a promessa da temporada e prestes a assinar um grande contrato.

O que Myron não esperava é que um acontecimento do passado do garoto ressurgisse justo nesse momento, arriscando por tudo a perder. A namorada de Christian, Kathy Culver, desaparecera há cerca de um ano e meio atrás. A única pista deixada foi uma calcinha rasgado em cima de uma lixeira qualquer do campus universitário onde morava. Ninguém sabia seu paradeiro, o corpo nunca fora encontrado. Nunca mais se soube dela.

Até que Christian recebe uma revista pornográfica pelos correios. Em um dos anúncios está uma foto de Kathy. Pouco depois um telefonema. Ao que tudo indica, dado pela garota desaparecida. Abalado com tudo isso, ele decide procurar a ajuda de Myron.

Mas não é o único. Três dias antes da chegada da revista, o pai de Kathy fora assassinado. A maioria acredita tratar-se de um assalto, mas não Jessica Culver. Ela não acredita em coincidências e a versão da policia sobre o caso não a convence. Sua certeza é de que a morte do pai está ligada ao desaparecimento da irmã. E para ajudá-la a solucionar tudo isso, ninguém melhor que seu ex-namorado, Myron Bolitar. 

Myron topa, precisa manter Christian tranquilo e não pode resistir há um pedido de Jessica. Para solucionar todo esse mistério ele irá contar com a ajuda de Win, seu amigo desde os tempos da faculdade e sua temperamental secretária, Esperanza. Juntos eles tentarão destrinchar um emaranhado de mentiras a fim de chegar à verdade, doa a quem doer. 

 “- E se eu recusar?
- Esperemos que não chegue a isso.
- Mas e se chegar?
Aaron suspirou, levantou-se, apoiou seu peso na mesa de Myron.
- Serei obrigado a fazer com que você desapareça.
- Como num truque de mágica?
- Como na morte.
Myron pôs a mão no peito.
- Oh! Oh! Oh!” Pág. 81

* * *

Eu realmente precisava de um romance policial. E relevando alguns pequenos deslizes, este serviu muito bem para matar parte da saudade que estava sentindo do gênero.

Como tem bem pouca coisa da qual não gostei, vou começar por elas. O autor desenvolve o enredo de forma envolvente e ágil, mas sua forma de narrar me chateou em alguns momentos, principalmente quando o protagonista forçava nas piadinhas sem graça. Outro excesso desagradável foi à forma de descrever a Jessica Culver, ex-namorada de Myron e irmã da garota desaparecida. Sério Harlan, eu entendi que a moça é uma beldade, não precisava repetir isso toda vez que ela aparece em cena, nem fazer todos os homens se virarem e olharem a cada nova passagem dela. E por fim, tem o pano de fundo, mas aqui aviso se tratar de uma questão puramente pessoal. Não gosto de esportes, então não foi nenhuma surpresa quando me vi entediado diante de algumas passagens mais longas sobre o assunto.
 
Afora isso, foi uma leitura leve, divertida e instigante. Gostei do Myron, da Esperanza e principalmente do Win, com seu jeitão sombrio de psicopata. De longe meu personagem favorito do livro.

Sobre o mistério, serei somente elogios. O autor constrói a trama de forma minuciosa, vários fatos aleatórios são dados e conforme a história vai progredindo eles passam a fazer sentido, pintando um quadro mais amplo para o leitor. O desfecho foi incrível e confesso que fui pego de surpresa. Não esperava aquele desenrolar. Só posso dizer que a mente por trás do desaparecimento da Kathy me enganou direitinho e lógico, amei ser surpreendido.
 
Então, se você gosta de mistério, de romances policiais ou mesmo quer começar a ler o gênero e não sabe por onde, está aqui uma ótima pedida. Um livro leve, de fácil leitura e que te prenderá do começo ao fim, com garantia de ótimas reviravoltas.

Série Myron Bolitar:

Livro 01 - Quebra de Confiança
Livro 02 - Jogada Mortal
Livro 03 - Sem Deixar Rastros
Livro 04 - O Preço da Vitória
Livro 05 - Um Passo em Falso
Livro 06 - The Final Detail (Não lançado no Brasil)
Livro 07 - Darkest Fear (Não lançado no Brasil)
Livro 08 - A Promessa
Livro 09 - Quando Ela se Foi
Livro 10 - Alta Tensão

3 comentários:

  1. Quanto tempo, Jeferson! Senti falta das suas postagens, mas voltou em grande estilo. Ouço falar muito bem sobre Harlan Coben, e seus comentários só aumentaram minha curiosidade. Bem, vivo numa relação de amor e ódio com o universo esportivo, então creio que também sofreria com essas partes. Mas se o autor criou um mistério daqueles então compensa tudo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo os livros do Harlan, principalmente os da série do Myron. Um personagem que sempre sinto falta é o Win, ele é ao mesmo tempo bacana e assustador... Sou apaixonada por esse homem! rsrsrsrsrs
    Adorei a resenha.

    htto://leituranomeumundo.blospot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ei Jeff

    Sumidooo!!
    Eu adoro essa série, pena que demoram a lançar e ainda saiu um fora de ordem aff, fico sempre esperando o próximo.
    abs

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!