Nem lembro qual foi minha meta de leitura para 2014, sei apenas que fiquei muito aquém do planejado. Em compensação esse foi um excelente ano no quesito livros e amei praticamente todos os lidos. Pensando nisso resolvi adotar a ideia da Nanda do Viagem Literária e fazer uma seleção de minhas melhores leituras desse ano. Como não foram muitas, optei por um Top 5. Mas antes mostrarei a vocês todos os lidos.
Leituras de 2014:
1- Rosa e Túmulo 2 - Como Falar Dragonês 3 - Espíritos do Gelo 4 - Como Quebrar a Maldição de Um Dragão 5 - Garota Replay 6 - A Viajante do Tempo 7 - Marcada 8 - Radiante 9 - Como Mudar Uma História de Dragão 10 - Dezessete Luas 11 - Feita de Fumaça e Osso 12 - O Menino do Pijama Listrado 13 - Dezoito Luas 14 - O Diário de Bridget Jones 15 - Adultério 16 - A Culpa é das Estrelas 17 - O Beijo das Sombras 18 - O Nome do Vento 19 - Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos 20 - O Cavaleiro dos Sete Reinos 21 - @mor 22 - Quem é Você, Alasca? 23 - Veneno 24 - Garoto Encontra Garoto 25 - Feitiço 26 - Sob a Redoma 27 - Poder 28 - Garota Exemplar 29 - Como Treinar Seu Viking 30 - O Temor do Sábio 31 - O Bicho-da-Seda 32 - O Filho de Netuno 33 - Sushi 34 - Dias de Sangue e Estrelas 35 - Uma Curva na Estrada 36 - Tamanho 42 Não é Gorda 37 - Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais 38 - Extraordinário.
Foram 38 livros lidos, dentre eles, 14 levaram cinco estrelas. Agora, vamos aos favoritos do ano:
5 - Feita de Fumaça e Osso e Dias de Sangue e Estrelas de Laini Taylor:
Confiram a resenha do livro 1 AQUI e do livro 2 AQUI.
Fantasia é um dos meus gêneros preferidos, mas com tanta coisa lançada, é difícil algo realmente surpreender. E é nesse quesito que a trilogia criada pela Laini Taylor mais se destaca. O plot principal não é nada novo: um anjo e um demônio se apaixonam e por estarem em lados opostos de uma guerra ancestral, concretizar esse amor se torna um missão quase impossível. Mas a autora não se limitou aos clichês e soube pautar muito bem o romance dos protagonistas. A gente não fica com aquela sensação de amor surreal nem se cansa com dramas desnecessários. Outros pontos fortes dessa saga são a mitologia completamente nova e instigante e um foco muito maior na ação do que no relacionamento dos protagonistas.
4 - A Culpa é das Estrelas de John Green e Extraordinário de R.J. Palacio:
Confiram a resenha de ACEDE AQUI e de Extraordinário AQUI.
Não consegui optar entre um desses dois livros, então ocupando a quarta posição vão ambos. As duas histórias se encaixam no gênero que ficou conhecido com sick-lit, a famosa "literatura da doença". ACEDE nos conta a história de Hazel, vítima de um câncer terminal, tudo que ela deseja é passar seus dias numerados lendo o mesmo livro deprimente e vendo realyts na TV. Até que sua mãe a convence a frequentar um grupo de apoio e nele ela conhece o Gus e ... ai ai, a partir daqui todo mundo já sabe o que acontece né? Já em Extraordinário conhecemos o Auggie, um menino de dez anos que, em função de uma síndrome genética, nasceu com uma severa deformidade facial. Auggie está acostumado a estranheza que seu rosto causa nas pessoas, mas fica apavorado quando seus pais decidem que chegou a hora de ele frequentar uma escola de verdade. No fim das contas, sua maior missão vai ser provar que, apesar da aparência incomum, ele é uma criança igual a todas as outras. Esses dois livros mexeram bastante comigo, me fizeram repensar muitas coisas e me colocaram na pele dos protagonistas e das pessoas que conviviam com eles. Sem dúvida duas leituras que em algum momento da vida todas as pessoas deveriam fazer.
3 - Garota Exemplar de Gillian Flynn:
O burburinho em torno desse livro na época de seu lançamento foi bem grande. Algumas pessoas amaram, outras odiaram. Nesses casos sempre fico curioso e trato logo de ler para tirar minhas próprias conclusões. Comprei e como sempre acontece comigo, ficou lá na estante esperando. Mas a proximidade do filme me fez tirá-lo da fila de espera. A história começa quando Amy desaparece em seu aniversário de casamento. O marido, Nick, não parece estar muito preocupado com o sumiço da esposa e logo se torna o principal suspeito da polícia. Esse é daquele tipo de livro que quanto menos você sabe do enredo melhor,por isso não me estenderei. Apenas preciso dizer que essa é uma puta história e que a autora conseguiu me manipular direitinho. Sobre os personagens, sem comentários. O Nick é bem canalha e a Amy, hum, só lendo pra saber...
2 - O Nome do Vento e O Temor do Sábio de Patrick Rothfuss:Confiram a resenha do livro 1 AQUI e do livro 2 AQUI.
Outra trilogia ainda incompleta, mas que tem lugar cativo em meu coração. Em As Crônicas do Matador do Rei conhecemos Kote, um homem que a primeira vista se mostra apenas um simplório dono de hospedagem. Contudo, ao olhar com mais atenção para seus cabelos vermelhos como a chama e para Insensatez, a espada pendurada sobre o balcão, pode-se ligar este homem a outro, considerado um herói ou vilão, dependendo de quem conta seus feitos. Ele é Kvothe, o Arcano, o Sem-Sangue, o infame Matador do Rei. Ele é um homem cuja história se tornou lenda no mundo inteiro. Esse passa num mundo medieval, repleto de magia, aventuras e mistérios. Eu simplesmente amei. Kote é um daqueles personagens super queridos, pelos quais nos apaixonamos e sofremos junto a cada derrota, assim como comemoramos seus sucessos. O autor também foi mega criativo ao criar o universo onde ambientou sua história. Os Quatro Cantos é um mundo completamente novo, com sua própria política, moeda, leis, religiões e seres bem próprios. É perfeito para quem busca uma fantasia completamente livre dos clichês que costumam permear o gênero.
1 - A Viajante do Tempo de Diana Gabaldon:
Confira a resenha AQUI.
Eis meu livro preferido de 2014. Muito se fala sobre a série Outlander, que é imensa, mas para realmente saber o quanto ela é perfeita só lendo. Trata-se de um romance histórico que começa quando Claire Randall é misteriosamente transportada ao passado, mais de 200 anos antes de seu tempo, bem em meio a um conflito entre ingleses e escoceses. Uma vez lá ela precisará resistir a autoridade tirana de vários homens poderosos, manter guardado o segredo sobre sua origem, encarar o populacho local que vê suas técnicas de medicina como bruxaria, ficar bem longe de um ancestral sádico de seu marido e lidar com a atração a cada dia mais latente pelo jovem soldado Jamie Fraser. Em meio a tudo isso, retornar ao seu tempo começa a se tornar uma possibilidade cada vez mais remota. Amei tudo nesse livro, ele conseguiu exceder todas as minhas expectativas e se tornou um preferido da vida toda. A narrativa da autora é deliciosa, os personagens fortes e incríveis, o romance que surge entre os protagonistas é um dos mais belos da literatura e a trama diabolicamente intrincada. Merece de longe o ser o primeiro desse top.
Nossa, vocês não imaginam o quanto foi difícil fazer essa seleção. Quebrei muito a cabeça e dei até uma roubadinha, colocando os da mesma trilogia juntos, ou no caso do quarto colocado, associando por gênero. Além deles, merecem menção também os da série Como Treinar o Seu Dragão, O Cavaleiro dos Sete Reinos, Quem é Você, Alasca?, O Filho de Netuno, Garoto Encontra Garota e Sob a Redoma.
Em suma esses foram os que mais mexeram comigo esse ano. Mas me contem, já leram algum da lista? E quais os seus preferidos de 2014? Deixem nos comentários!!!
Ah eu li apenas três livros a menos que você esse ano, Jeferson. Então não estou tão mal assim. [rs] Ótima lista e adorei o TOP 5. Os que não li estão na minha lista. :D
ResponderExcluirAbraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
Ei Gabs,
ExcluirEsse ano foi uma correria e tanto mesmo, ficou complicado ler e a fila aumentou muito, hehehe. Uma média de três por mês não é ruim, mas esse ano quero ver se aumento para quatro. Fico feliz que tenha gostado da lista.
Abraços!!!