Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

[TOP 5] OS CINCO MELHORES LIVROS DE 2014


Nem lembro qual foi minha meta de leitura para 2014, sei apenas que fiquei muito aquém do planejado. Em compensação esse foi um excelente ano no quesito livros e amei praticamente todos os lidos. Pensando nisso resolvi adotar a ideia da Nanda do Viagem Literária e fazer uma seleção de minhas melhores leituras desse ano. Como não foram muitas, optei por um Top 5. Mas antes mostrarei a vocês todos os lidos.

Leituras de 2014:

1- Rosa e Túmulo 2 - Como Falar Dragonês 3 - Espíritos do Gelo 4 - Como Quebrar a Maldição de Um Dragão 5 - Garota Replay 6 - A Viajante do Tempo 7 - Marcada 8 - Radiante 9 - Como Mudar Uma História de Dragão 10 - Dezessete Luas 11 - Feita de Fumaça e Osso 12 - O Menino do Pijama Listrado 13 - Dezoito Luas 14 - O Diário de Bridget Jones 15 - Adultério 16 - A Culpa é das Estrelas 17 - O Beijo das Sombras 18 - O Nome do Vento 19 - Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos 20 - O Cavaleiro dos Sete Reinos 21 - @mor 22 - Quem é Você, Alasca? 23 - Veneno 24 - Garoto Encontra Garoto 25 - Feitiço 26 - Sob a Redoma 27 - Poder 28 - Garota Exemplar 29 - Como Treinar Seu Viking 30 - O Temor do Sábio 31 - O Bicho-da-Seda 32 - O Filho de Netuno 33 -  Sushi 34 - Dias de Sangue e Estrelas 35 - Uma Curva na Estrada 36 - Tamanho 42 Não é Gorda 37 - Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais 38 - Extraordinário.

Foram 38 livros lidos, dentre eles, 14 levaram cinco estrelas. Agora, vamos aos favoritos do ano:

5 - Feita de Fumaça e Osso e Dias de Sangue e Estrelas de Laini Taylor:
Confiram a resenha do livro 1 AQUI e do livro 2 AQUI.



Fantasia é um dos meus gêneros preferidos, mas com tanta coisa lançada, é difícil algo realmente surpreender. E é nesse quesito que a trilogia criada pela Laini Taylor mais se destaca. O plot principal não é nada novo: um anjo e um demônio se apaixonam e por estarem em lados opostos de uma guerra ancestral, concretizar esse amor se torna um missão quase impossível. Mas a autora não se limitou aos clichês e soube pautar muito bem o romance dos protagonistas. A gente não fica com aquela sensação de amor surreal nem se cansa com dramas desnecessários. Outros pontos fortes dessa saga são a mitologia completamente nova e instigante e um foco muito maior na ação do que no relacionamento dos protagonistas.

4 - A Culpa é das Estrelas de John Green e Extraordinário de R.J. Palacio:
Confiram a resenha de ACEDE AQUI e de Extraordinário AQUI.


Não consegui optar entre um desses dois livros, então ocupando a quarta posição vão ambos. As duas histórias se encaixam no gênero que ficou conhecido com sick-lit, a famosa "literatura da doença". ACEDE nos conta a história de Hazel, vítima de um câncer terminal, tudo que ela deseja é passar seus dias numerados lendo o mesmo livro deprimente e vendo realyts na TV. Até que sua mãe a convence a frequentar um grupo de apoio e nele ela conhece o Gus e ... ai ai, a partir daqui todo mundo já sabe o que acontece né? Já em Extraordinário conhecemos o Auggie, um menino de dez anos que, em função de uma síndrome genética, nasceu com uma severa deformidade facial. Auggie está acostumado a estranheza que seu rosto causa nas pessoas, mas fica apavorado quando seus pais decidem que chegou a hora de ele frequentar uma escola de verdade. No fim das contas, sua maior missão vai ser provar que, apesar da aparência incomum, ele é uma criança igual a todas as outras. Esses dois livros mexeram bastante comigo, me fizeram repensar muitas coisas e me colocaram na pele dos protagonistas e das pessoas que conviviam com eles. Sem dúvida duas leituras que em algum momento da vida todas as pessoas deveriam fazer.

3 - Garota Exemplar de Gillian Flynn:


O burburinho em torno desse livro na época de seu lançamento foi bem grande. Algumas pessoas amaram, outras odiaram. Nesses casos sempre fico curioso e trato logo de ler para tirar minhas próprias conclusões. Comprei e como sempre acontece comigo, ficou lá na estante esperando. Mas a proximidade do filme me fez tirá-lo da fila de espera. A história começa quando Amy desaparece em seu aniversário de casamento. O marido, Nick, não parece estar muito preocupado com o sumiço da esposa e logo se torna o principal suspeito da polícia. Esse é daquele tipo de livro que quanto menos você sabe do enredo melhor,por isso não me estenderei. Apenas preciso dizer que essa é uma puta história e que a autora conseguiu me manipular direitinho. Sobre os personagens, sem comentários. O Nick é bem canalha e a Amy, hum, só lendo pra saber...

2 - O Nome do Vento e O Temor do Sábio de Patrick Rothfuss:
Confiram a resenha do livro 1 AQUI e do livro 2 AQUI.


Outra trilogia ainda incompleta, mas que tem lugar cativo em meu coração. Em As Crônicas do Matador do Rei conhecemos Kote, um homem que a primeira vista se mostra apenas um simplório dono de hospedagem. Contudo, ao olhar com mais atenção para seus cabelos vermelhos como a chama e para Insensatez, a espada pendurada sobre o balcão, pode-se ligar este homem a outro, considerado um herói ou vilão, dependendo de quem conta seus feitos. Ele é Kvothe, o Arcano, o Sem-Sangue, o infame Matador do Rei. Ele é um homem cuja história se tornou lenda no mundo inteiro. Esse passa num mundo medieval, repleto de magia, aventuras e mistérios. Eu simplesmente amei. Kote é um daqueles personagens super queridos, pelos quais nos apaixonamos e sofremos junto a cada derrota, assim como comemoramos seus sucessos. O autor também foi mega criativo ao criar o universo onde ambientou sua história. Os Quatro Cantos é um mundo completamente novo, com sua própria política, moeda, leis, religiões e seres bem próprios. É perfeito para quem busca uma fantasia completamente livre dos clichês que costumam permear o gênero.

1 - A Viajante do Tempo de Diana Gabaldon:
Confira a resenha AQUI.

Eis meu livro preferido de 2014. Muito se fala sobre a série Outlander, que é imensa, mas para realmente saber o quanto ela é perfeita só lendo. Trata-se de um romance histórico que começa quando Claire Randall é misteriosamente transportada ao passado, mais de 200 anos antes de seu tempo, bem em meio a um conflito entre ingleses e escoceses. Uma vez lá ela precisará resistir a autoridade tirana de vários homens poderosos, manter guardado o segredo sobre sua origem, encarar o populacho local que vê suas técnicas de medicina como bruxaria, ficar bem longe de um ancestral sádico de seu marido e lidar com a atração a cada dia mais latente pelo jovem soldado Jamie Fraser. Em meio a tudo isso, retornar ao seu tempo começa a se tornar uma possibilidade cada vez mais remota. Amei tudo nesse livro, ele conseguiu exceder todas as minhas expectativas e se tornou um preferido da vida toda. A narrativa da autora é deliciosa, os personagens fortes e incríveis, o romance que surge entre os protagonistas é um dos mais belos da literatura e a trama diabolicamente intrincada. Merece de longe o ser o primeiro desse top.

Nossa, vocês não imaginam o quanto foi difícil fazer essa seleção. Quebrei muito a cabeça e dei até uma roubadinha, colocando os da  mesma trilogia juntos, ou no caso do quarto colocado, associando por gênero. Além deles, merecem menção também os da série Como Treinar o Seu Dragão, O Cavaleiro dos Sete Reinos, Quem é Você, Alasca?, O Filho de Netuno, Garoto Encontra Garota e Sob a Redoma

Em suma esses foram os que mais mexeram comigo esse ano. Mas me contem, já leram algum da lista? E quais os seus preferidos de 2014? Deixem nos comentários!!!

2 comentários:

  1. Ah eu li apenas três livros a menos que você esse ano, Jeferson. Então não estou tão mal assim. [rs] Ótima lista e adorei o TOP 5. Os que não li estão na minha lista. :D

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabs,

      Esse ano foi uma correria e tanto mesmo, ficou complicado ler e a fila aumentou muito, hehehe. Uma média de três por mês não é ruim, mas esse ano quero ver se aumento para quatro. Fico feliz que tenha gostado da lista.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!