Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
4

[FILMES] O HOBBIT 3: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS

E mais uma saga chega ao final nos cinemas! Sim, pessoal, é de O Hobbit 3: A Batalha dos Cinco Exércitos que estou falando. Um filme repleto de ação, aventura e personagens que vem marcando gerações.

O terceiro filme já começa com uma grande batalha. Smaug foi expulso da Montanha Erebor e furioso segue para a Cidade do Lago, deixando em seu caminho nada menos que terror, morte e destruição. Mas Bard, um pescador local, planeja reparar o erro de seu ancestral e fará tudo que puder para dar cabo do dragão.

Incrível essa batalha e toda a ação logo no início. Smaug está em sua melhor forma, o povo faz de tudo para fugir do ataque do dragão e Bard está pronto para se consagrar como grande herói entre os homens. Mas logo que o ataque termina, a coisa fica meio desconexa e demasiadamente lenta. O que me levou a pensar se não seria mais interessante dar cabo do dragão ao final do filme 2, o que o fecharia com chave de ouro e deixaria a introdução deste mais harmoniosa, sem quebras abruptas na adrenalina do expectador.


Resolvido isso partimos para Erebor, onde a companhia de anões e seu líder, Thorin Escudo de Carvalho, se encontram finalmente de volta a terra de seus pais, das quais foram expulsos tempos atrás por Smaug. Thorin procura pela pedra Ankor, os anões veem seu líder enlouquecendo pouco-a-pouco, enquanto Bilbo, em posse da joia, decide qual caminho seguir. Nesse meio tempo, homens, elfos, orcs e animais marcham em direção à montanha, rumo ao embate que marcará a vida de cinco raças da Terra Média. 

Acredito que esse filme poderia perder fácil uns 30 minutos. Algumas passagens ficaram demasiadamente arrastadas e tediosas. Parte disso é consequência da decisão de dividir um único livro em três filmes, outras em função do alongamento desnecessário de algumas sequências, que em certos casos não levaram a lugar algum. Mas quando a ação começa não se pode negar que é de tirar o fôlego. A cena do resgate de Gandalf das garras de Sauron, a luta de Legolas contra o orc Bolg ou ainda a própria Batalha dos Cinco Exércitos ficaram incríveis, bem ensaiadas e repletas de adrenalina.


Outro motivo de insatisfação foi os plots deixados sem resposta. O romance de Tauriel e Tuli não dá em nada nem leva ninguém a lugar algum, a pedra Arken aparece diversas vezes e sua importância é sempre ressaltada, mas ninguém explica o que ela realmente representa. Fora alguns outros que não poderei citar aqui por que seriam spoilers.

É inegável que o Hobbit peca muitas vezes pelo roteiro estendido, mas como fã da obra de Tolkien e de seus derivados aguardei ansiosamente cada novo filme. E sim, apesar de todos os pesares não posso negar que esse é um longa de grandiosidade raramente vista. Já sinto saudades e sonho com o dia em que veremos novamente a Terra Média nas telonas.

4 comentários:

  1. Agora que a trilogia está completa posso assistir. [rs] Pois é, Jerferson, também não entendo como dividiram um único livro em três filmes. Tudo bem que tem bastante conteúdo, mas não é um livro tão grande. O Senhor dos Anéis foi um filme por livro, que são maiores e mais complexos. Mas enfim, bom saber que apesar dos pesares e resultado final foi gratificante. Ótimo post.

    Ah, feliz aniversário! :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabs,

      Pois é, são ótimos filhos, mas algumas passagens ficaram muito enroladas devido a decisão de dividir o livro em 3 adaptações, mas enfim, isso tira apenas uma pequena parte do mérito dessa grande trilogia.

      Abraços!

      Excluir
  2. Forninhos irão cair com esse filme! Apenas... hahaaa'

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Joanderson,

      Ah sim, muitos forninhos despencaram, hehehe.

      Abraços.

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!