Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

[RESENHA] FEITIÇO - SARAH PINBOROUGH

Título Original: Charm
Série: Saga Encantadas
Autor: Sarah Pinborough
Ano: 2013
Gênero: Fantasia
Editora: Única
Número de páginas:  248
Nota pessoal:  2/5

“-Claro, é lindo – continuou Buttons. – A beleza é fácil com o dinheiro, e essas pessoas têm o melhor de tudo que existe. – Ele olhou para ela com atenção. – Mas a vida na corte não é feita só de danças, música e amor, Cinderela. As pessoas boas não se dão muito bem quando todos estão brigando pelo poder. Todo mundo usa uns aos outros para chegar a uma posição com acesso direto ao rei ou ao príncipe. É um lugar cheio de lobos disfarçados. Por que você acha que não sinto culpa em roubar da maioria daquela gente?
Cinderela não disse nada. Ela não ligava para essas coisas, e para ela isso não tinha a mínima importância. Ela não tinha interesse por poder, só queria roupas bonitas, música e diversão. A vida tinha sido bem difícil nos últimos anos.”  Pág. 30

A premissa da Saga Encantadas é bem interessante: lançar uma nova ótica sobre os clássicos contos de fadas. No primeiro livro revisitamos Branca de Neve em sua eterna disputa contra a madrasta Lilith. Em Feitiço, sequência da saga, é a vez de Cinderela ganhar os holofotes e hoje conto a vocês minha experiência com a leitura.

Em Veneno, Sarah Pinborough nos conta a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha Lilith. Branca é uma moça vigorosa e cheia de vida, mas sua beleza selvagem e sua liberdade despertam o rancor da madrasta, que não vê com bons olhos os hábitos da moça. Quando o rei retorna para mais uma de suas batalhas e Lilith assume o governo do Reino, ela decide que é hora de colocar rédeas na enteada, lhe arrumar um marido e mandá-la para longe. Porém seus planos não saem conforme o planejado e tendo seu reinado ameaçado, Lilith não vê outra alternativa senão desaparecer para sempre com Branca de Neve.

A partir daqui contém SPOILERS para quem ainda não leu o primeiro volume da trilogia. Para saber mais sobre o primeiro livro clique AQUI!

Desde a morte da mãe e o novo casamento do pai, a vida de Cinderela tem ido de mal a pior. O problema é que toda a atenção da madrasta Esme está focada na ascensão social das filhas biológicas, Ivy e Rose, restando para Cinderela às sobras e os árduos serviços domésticos, mesmo sendo ela a mais bela entre todas. 

Uma das poucas alegrias da moça era a visita do amigo Buttons. Um rapaz humilde e gentil que sempre lhe trazia presentes. Ele aplicava pequenos golpes, furtava dos ricos e distribuía os ganhos disso aos pobres. Cinderela sabia que ele tinha uma quedinha por ela, mas não estimulava isso. Afinal, ela queria mais da vida. Queria casar com um homem rico e jovem, alto e bonito. Queria os luxos da corte. Os desejava tanto que chegava a doer.

Nesse meio tempo algo sinistro e sombrio se esconde na floresta. Crianças desaparecem sem que ninguém nunca encontre nenhum vestígio delas. Todos temem, mas sabem que em breve deverão tomar uma decisão. A floresta é o sangue que dá vida a cidade. E quanto mais medo tiverem de entrar nela, mais franco ficará o reino.

Enquanto isso, o Caçador transformado em camundongo percorre o reino em busca de uma forma de quebrar sua maldição e tornar-se de novo humano. Mas nada parece adiantar e ele resolve voltar ao Leste, ao reino sombrio e vigiado que agora é a fortaleza de Lilith. Uma pacto é selado e no momento certo alguém pagará o preço.

Quando a realeza anuncia um baile para escolher uma noiva para o príncipe, Cinderela tem a chance de enfim realizar seus sonhos e para isso irá contar com aliados inesperados. Mas haverá realmente um final feliz a sua espera?

* * *

Não sei o que aconteceu, mas essa sequência é tão frustrante que me obriguei a terminar logo a leitura só para me ver livre do livro. Gostei do primeiro volume, principalmente de Lilith, a madrasta da Branca de Neve, e tinha expectativas que a história evoluísse nesse, mas aff, parece que a autora perdeu a mão.

Ainda sobre o primeiro volume, lembro que reclamei que a autora não teve preocupação em delinear melhor seus personagens, nem em ir a fundo no enredo. Ah, seu eu soubesse o quanto isso pioraria aqui.

Os personagens não fazem sentido. Cinderela, a protagonista, é uma mocinha bem sonsa, despeitada e sem graça. Sério, é muita chatice numa criatura só. O pai era melhor nem aparecer no livro. Um zero á esquerda que vê a filha sendo relegada ao papel de criada da família enquanto as enteadas gastam o pouco dinheiro que ainda lhes resta e não faz bulhufas de nada. Rose, a irmã adotiva que ainda é solteira, é descrita como sem graça e acanhada, mas em determinado ponto do livro se mostra um membro digno da nobreza, toda dona de si. Dessa forma a autora ia se contradizendo o tempo todo, mudando a personalidade dos personagens sem nenhum motivo aparente, apenas por ser conveniente para aquele momento da narrativa.

A impressão que dá é que a autora abocanhou mais do que era capaz de engolir. Nenhuma das tramas secundárias tem um desfecho favorável, uma em especial termina sem nem dizer o que foi feito do personagem e como o terceiro livro da saga acontece antes dos dois primeiros nem tenho esperança de descobrir.

Achei interessante a forma como a Sarah colocou personagens de diferentes contos de fadas na mesma história, os fazendo interagir entre si. Também é legal mostrar o outro lado da moeda, dando uma chance aos vilões de serem entendidos. A premissa é boa, mas em Feitiço foi muito mal executada.

Com tudo isso meu entusiasmo pela saga foi para o fosso. Tenho o terceiro volume e pretendo ler por esses dias, mas não espero grande coisa dele não. Lendo umas resenhas na net vi muita gente que, embora tenha tido impressões parecidas com as minhas, continuou amando, então se tiverem interesse, leiam. Eu já não recomendo tanto...

Saga Encantadas:

Livro 01 - Veneno
Livro 02 - Feitiço
Livro 03 - Poder 

2 comentários:

  1. Então, Jeferson, pra te falar a verdade o que mais me dá vontade de ler essa trilogia é o fato de ver opiniões diversas sobre ela. Sabe como é né? Talvez por isso só quero comprar as sequências se gostar do primeiro volume. Mas esse negócio de não aproveitar bem os personagens realmente é chato. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabriela,

      Tem bastante gente que fala maravilhas dela. Eu mesmo gostei do primeiro volume, mas essa continuação já não funcionou tanto. Achei muito sem sentido a personalidade dos personagens. Eles mudam muito fácil, hehehe. Estou curioso pra saber o que você vai achar quando for ler.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!