Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
4

RESENHA - Os Homens que Não Amavam as Mulheres ; Stieg Larsson


Título Original:  Män som hatar kvinnor
Gênero: Policial
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2008
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 528
Nota pessoal: 5

Stieg Larsson, nascido na Suécia em 1954, foi um influente jornalista e escritor. Em seu país começou a ganhar visibilidade após a fundação da Revista Expo, um periódico criado com o objetivo de denunciar organizações neofacistas e racistas. Suas atividades lhe renderam sérios problemas, entre eles, ameaças de morte. Em 2004, o autor morreu vítima de um ataque cardíaco, pouco tempo depois de entregar a seus editores os originais da série que o faria mundialmente famoso: A Trilogia Millennium. No Brasil o primeiro volume, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, foi lançado em 2008 pela Editora Companhia das Letras.



Suécia, 22 de Setembro de 1966. A cidade de Hedestad estava em festa. Em suas ruas milhares de pessoas assistiam ao desfile em homenagem a Festa das Crianças. A alguns quilômetros da cidade, atada por uma ponte, situa-se a Ilha de Hedebyön. Nela, os membros da família Vanger se reuniam para mais uma de suas reuniões, a tradicional Reunião Familiar Anual dos Vangers.

Contudo, algo de extraordinário aconteceria naquele ano. Um caminhão tanque, ao evitar uma colisão frontal com outro veículo, tomba obstruindo a ponte, único acesso ao continente. O trabalho de resgate das vítimas e desobstrução da ponte toma toda a atenção dos residentes da Ilha. Poucas horas depois todo o caos está solucionado, mas o drama que assolaria aquela família estava apenas começando.

Harriet Vanger, dezesseis anos, e menina dos olhos de Henrik, diretor-executivo do aglomerado de empresas da família Vanger e sua favorita a sucessão, desaparece misteriosamente em meio a confusão causada pelo acidente na ponte. Ao se dar conta de sua ausência, as buscas começam. Cada centímetro da ilha é vasculhado, sem sucesso. Pouco a pouco começa uma busca desesperada e infrutífera pela menina, mas seja em terra ou mar, nem mesmo um sinal de sua presença é encontrado. Em meio à limitada e temporariamente inacessível extensão da Ilha, Harriet Vanger parece simplesmente ter evaporado. Seu corpo nunca fora encontrado e todos que estavam na ilha na ocasião, em grande parte membros de sua família tornam-se automaticamente suspeitos.

Trinta e sete anos depois, Henrik Vanger é uma sombra do homem que fora. O sumiço de Harriet consumira seus últimos anos e o afastara de qualquer coisa que não tivesse relação a ela. Para piorar, a cada aniversário ele recebe uma flor emoldurada, a exemplo de como Harriet fizera nos anos em que vivera com Henrik. Angustiado, ele está disposto a uma ultima aposta para solucionar o caso.

Henrik tem em mente uma pessoa, mas para contratá-la, ele precisa de mais dados sobre sua vida. E se alguém é capaz de desenterrar segredos, essa pessoa é Lisbeth Salander. Magra, dona de um cabelo curtíssimo, piercings, tatuagens e roupas nada convencionais, aliados ao seu comportamento extremamente anti-social, Lisbeth poderia ter saído de um filme gótico sem problemas. Mas a moça procede sua imagem. Dotada com uma mente excepcional, uma capacidade única de desenterrar informações e um interesse peculiar pelo comportamento alheio, ela se lançará em mais esse trabalho, e pela primeira vez seu interesse por um investigado abandonará o âmbito profissional.

Seu investigado é Mikael Blomkvist, jornalista e sócio da revista Millenium, ele é um homem de convicções fortes e que não se intimida diante de adversidades. Após cair em uma cilada e publicar um artigo sem bases sólidas acusando um poderoso empresário de crimes econômicos, Mikael encara um crise profissional, o que o leva a se afastar da direção da Millenium. Nesse momento surge o convite de Henrik. O velho financista oferece a Mikael um salário dispendioso e ao final de um ano provas que poderão fundamentar suas acusações contra Hans Erick Wenestrom. Em troca Mikael deverá se mudar para Hedestad e solucionar o caso Harriet.

Assim Mikael se lança em uma investigações sem esperanças de sucesso. Mas revirar o passado pode ser perigoso e os ardilosos descendentes do clã Vanger não ficarão nem um pouco satisfeitos. Todos são suspeitos e a verdade pode ser algo tão terrível e sombrio a ponto de destruir toda a imagem da família.

* * *

Ler Os Homens Que Não Amavam as Mulheres é como enveredar em um mistério aparentemente sem solução. O autor construiu o enigmático caso Harriet Vanger de forma incrível. Durante grande parte do livro quebrei a cabeça e teci muitas teorias, todas derrubadas com presteza por Larsson no decorrer da narrativa.

Os personagens são extraordinários. Larsson soube trabalhar muito bem sua dupla de protagonistas. O jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander são essencialmente distintos. O primeiro, um profissional bem sucedido com fortes convicções e uma ética inabalável, mas que se encontra diante de uma crise que pode destruir sua carreira. Enquanto Lisbeth é uma jovem excêntrica. Tudo em sua vida destoa: sua magreza pálida, as roupas, tatuagens, piercings. Os métodos poucos usuais. Mesmo assim a dupla funciona muito bem, e quando juntos não parece haver mistério que possa permanecer vedado.

Os membros da família Vanger também merecem seus méritos. Ricos e poderosos, todos parecem ter algo a esconder, e o passado de muitos deles levanta grandes suspeitas. Aqui destaco o perspicaz Henrik Vanger, gostei muito da inteligência do patriarca do clã e torci para que sua angustia causada pelo mistério Harriet tivesse um fim.

É impossível não compartilhar dessa angústia. Morri de medo de terminar e livro e o autor não revelar o que se deu com Harriet. Felizmente isso não acontece. O livro, embora faça parte de uma trilogia não termina sem final. Todos os acontecimentos são explicados, as pontas soltas atadas e o desfecho é simplesmente formidável. Não nego, no entanto, que estou curioso para saber com Stieg Larsson conduzirá os próximos livros, afinal como disse acima, o romance não deixa nada em aberto.

Então, chegamos a conclusão, e espero que nesse ponto não hajam mais dúvidas quanto a minha opinião. Super recomendo. Uma dos melhores romances policiais que já li.


Trilogia Millennium:

Livro 01 - Os Homens que não Amavam as Mulheres
Livro 02 - A Menina que Brincava com Fogo
Livro 03 - A Rainha do Castelo de Ar

http://www.trilogiamillennium.com.br/

4 comentários:

  1. Ei Jefferson,

    Eu amo demais esta trilogia, e o primeiro é o mais devagar, os dois são melhores ainda. E você vai se surpreender, eu acho, com o que acontece a seguir. :)
    Tem tempo já que eu li, e só de ler resenha tenho vontade de reler, mas sem chance de ter tempo para isso hehe.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda,

      Terminei o segundo dessa trilogia semana passada e de fato: é surpreendente! Nossa, depois daquele final nem sei o que tá me impedindo de ler logo o terceiro, mas já já leio ele. Reler é meio complicado mesmo, principalmente com tanta coisa nova sendo lançada e a fila aumentando a cada dia, mas no fim das contas nós amamos muito tudo isso :-)

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Oi, Jefferson!
    Sou outra que ama de paixão essa trilogia. São incríveis as tramas criadas por Larsson. Sou super fã. Faz um bom tempo que li, mas nunca esqueço de Mikael e Lisbeth. ♥ Esse primeiro livro levou mais tempo para eu ler, porque o começo foi meio maçante, mas depois que desenrola, não tem como largar. :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kellen,

      Essa trilogia é alucinante. Li os dois primeiros livros, amei. O segundo termina em um momento bastante critico da história. Vou ler logo logo o terceiro.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!