Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
14

RESENHA - O Herói Perdido; Rick Riordan

Título Original: The Lost Hero
Série: Os Heróis do Olimpo
Gênero: Fantasia
Autor:  Rick Riordan
Ano: 2011
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 440
Nota pessoal: 4/5


O problema de algumas séries atuais é que elas se estendem por vários volumes, quando muitas vezes poderiam ser contadas com folga em apenas alguns livros. Felizmente esse não é o caso de O Herói Perdido, primeiro volume da série Os Heróis do Olimpo, do americano Rick Riordan. Embora se passe no mesmo universo que Percy Jackson e os Olimpianos, o autor prova que quando se trata de deuses e heróis, muita coisa ainda estar por acontecer.
Apenas semanas se passaram desde a furiosa Guerra dos Titãs. O Olimpo, destruído pelos combates começara a ser reconstruído. O Acampamento Meio-Sangue se recupera das baixas sofridas e se empenha em receber os novos semideuses, cada vez mais numerosos depois do compromisso firmado pelos deuses em reconhecer seus filhos logo que completarem 13 anos, além da inclusão dos chalés dos deuses menores.
Mas a paz conquistada duraria pouco, surge uma nova profecia. Sete semideuses precisarão se levantar e trabalhar junto aos deuses para derrotar um novo e poderoso inimigo.
 Jason Grace não sabe, mas ele terá um grande papel a desempenhar nessa profecia. Na verdade, o garoto não lembra nada de seu passado. Tudo começou em uma excursão da Escola da Vida Selvagem. Ele acordou no ônibus escolar bem no meio do Grand Canyon, no bolso havia uma pesada moeda de ouro, no braço uma estranha tatuagem, na sua mente nenhuma lembrança. E para piorar, um garoto se dizia seu melhor amigo e tinha Piper, a menina bonita, que achava ser sua namorada.
A vida para Piper nunca foi fácil. Primeiro, precisava lidar diariamente com o fato de seu pai ser um super astro do cinema. Com a agenda sempre lotada, ele raramente tinha tempo para a filha. Depois vinha o pequeno problema da persuasão. Sempre que pedia algo às pessoas, tipo uma caneta ou uma BMW, elas lhe davam, mas quando percebiam o que tinham feito, se voltavam contra Piper. E como se tudo isso não fosse o bastante, seu pai some ao mesmo tempo em que ela começara a ter estranhos pesadelos. Neles, um gigante monstruoso dizia tê-lo sequestrado e que para resgata-lo ela deveria trair seus amigos. Enfim, a falta de memória de seu namorado naquele momento não parecia ser a pior de suas preocupações.
E tem Leo. Brincalhão, ele não perde a oportunidade de fazer uma piadinha e nunca parece levar nada a sério. Na realidade, seu maior desejo é superar. Superar a perda da mãe quando tinha apenas oito anos, as diversas fugas e a sensação de não se encaixar em lugar algum. E quando finalmente parece ter feito amigos, Jason simplesmente acorda desmemoriado e sem nenhuma lembrança dele ou de Piper.
Para piorar, bem no meio do canyon eles são atacados por espíritos da tempestade.  Em meio a batalha, descobrem que seu treinador na verdade é um sátiro com direito a traseiro e pernas de bode. E que na verdade eles são filhos de deuses com humanos.
Logo não tardam a descobrir que existe um mundo oculto, onde deuses, seus filhos e monstros coexistem. Mas, por algum motivo, a morada dos deuses foi fechada. Hera, rainha do Olimpo fora presa e precisa de ajuda.
Sem alternativa, os garotos terão que correr contra o tempo. Os objetivos são muitos: Libertar Hera, salvar o pai de Piper, descobrir o que acontecera a memória de Jason e nada mais, nada menos, que impedir um poderoso inimigo de despertar e destruir o mundo.    
*  *  *

Estou muito feliz com o que tenho lido esse ano. 2013 tem me revelado ótimas e deliciosas leituras. O Herói Perdido vem apenas confirmar isso. Bastou algumas páginas para que me visse totalmente preso ao livro.
Faz bastante tempo que li Percy Jackson. Gostei da série, mas não me considero fã de carteirinha. Por isso admito que protelei um pouco essa nova série do Riordan. E me arrependo. A escrita do autor está diferente. Em terceira pessoa e sobre a perspectiva de três diferentes personagens: Jason, Leo e Piper. Mudança aprovada. Acho que dá uma abrangência maior ao abordar os fatos sobre diferentes pontos de vista.
Outra coisa que me agradou muito foram os pontos obscuros desse livro. Tinha muita coisa para desvendar e eu me via lendo página atrás de página em uma busca desesperado por respostas. A trama está mais séria, sombria.
Os personagens também são ótimos. Os três protagonistas são encantadores. O Leo especialmente. Não foi difícil simpatizar com sua situação. Órfão, com dificuldades de adaptar-se, ele ganha fácil à afeição do leitor. E não posso deixar de fora o treinador Hedge. Gente, vocês não fazem ideia de como eu ri com esse sátiro corajoso e megalomaníaco. 

As partes de ação são um caso aparte. São vários monstros, emboscadas e batalhas. Os semideuses usam seus poderes de forma coerente e a evolução deles é notável. Cito com ênfase um embate que acontece em uma loja de departamentos, muito criativo.
Agora, se é para falar de algo que não gostei, ficaria com a fórmula do autor. Sei que dá super certo e tal, mas de certa forma o livro fica meio previsível. O começo foi ótimo, o desenvolvimento repleto de ação, contudo eu sabia onde tudo ia dar no fim das contas. Sabe aquela velha história de inimigo antigo que se levanta para se vingar dos deuses, somada a um prazo curtíssimo para impedir o fim do mundo e no fim tudo meio que dá certo? Enfim, é bom, agrada, mas queria um pouco mais.
A série contará com cinco livros, destes três já foram publicados e o quarto está previsto para Outubro de 2013. A obra em si dispensa recomendações, mas fica a dica. Leiam e divirtam-se com as aventuras repletas de ação criadas pelo Rick Riordan. 

Série Os Heróis do Olimpo:

Livro 01 - O Herói Perdido
Livro 02 - O Filho de Netuno
Livro 03 - A Marca de Atena
Livro 04 - A Casa de Hades (previsto para Outubro de 2013)

14 comentários:

  1. Ei Jeferson,

    Ah eu sou fã do autor desde O ladrão de raios, quando eu li foi o primeiro livro que me deixou perto de sentir tanta alegria quanto HP hehe. E desde então amo tudo do Rick, sou muito fã, pena que nada dele vir a bienal hehe.
    O filho de Netuno tbm é excelente, só o 3 me empolguei menos, mas não que seja ruim, só não gosto muito da Piper e ela narra rss.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nanda,

      O tio Rick arrasa mesmo. Lembro que li a saga do Percy todinha em uma semana.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Oi Jeferson! Não conheço os livros do autor, mas sempre ouço comentários positivos sobre ele... São tantos livros que quero ler que nem sei como vou me organizar!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bela,

    Sério mesmo? Poxa, os livros do Rick são ótimos. Leituras mais leves e muito divertidas. Assim que poder confira um deles.
    E nem fale de fila, vivo indeciso sem saber o que ler, rsrsr.

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie Jefferson!

    Eu prefiro essa série do que a original PJO. Como voce disse, a escrita estar diferente, e eu sempre prefiro livros com pontos de vista de mais de um personagem. Também adoro o Leo, meu queridinho! Você vai amar a continuação, O Filho de Netuno. É o melhor de todos os livros do Rick pra mim. Uma obra prima!

    Um beijo querido
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manda,

      É mesmo? Massa. Pretendo ler toda essa série até o lançamento de A Casa de Hades em Outubro. Bom saber que melhora.

      Abraços!!!!

      Excluir
  5. Oi Jeferson!
    Eu to doida para ler essa série. Na verdade, ainda não li nada do Rick Riordan. Morro de vontade. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura,

      Leia, leia, leia. O tio Rick arrasa. Para mim essa série é bem melhor que a primeira. Obrigado pela visita, vou conhecer seu blog.

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Olá Jeferson.
    Ainda não li nenhum livro desta série, mas tenho muita vontade e já coloquei a meta de iniciá-la neste ano. Espero que depois da saída do quarto livro o quinto não demore muito (gosto de iniciar a série e ir sem parar rs).
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Leia sim. Essa série é muito boa. Gostei até mais dela do que da original.
      Também já estou te seguindo.

      Abraços!!!

      Excluir
  7. Rick Riordan é incrível, pena que não li tantos livros dele quanto desejaria. Mas aos poucos conserto isso. hehe Essa é uma série que ainda não comecei. Quem sabe em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kellen,

    O Rick é ótimo mesmo. Dou muitas risadas com os livros dele. Em breve pretendo retomar a leituras das duas séries dele que tenho pendente. O problema é que a lista nunca ajuda muito. Hehehe

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. AMO essa série *-----* Como você disse, ela é ambientada no mundo de Percy Jackson e os Olimpianos e, de quebra, tem alguns personagens dessa série! O segundo livro é melhor ainda, porque temos Percy de volta :D Ainda não li o terceiro, mas estou beeeeem curiosa.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brunna,

      Rick ta mesmo sempre entre os melhores. Pretendo ler o segundo dessa série agora em Setembro mesmo.

      Abraços!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!