Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
8

[ RESENHA ] @mor - Daniel Glattauer


Título Original: Gut Gegen Nordwind
Série: Emmi e Leo
Autor: Daniel Glattauer
Ano: 2012
Gênero: Romance
Editora: Suma de Letras
Número de páginas:  3/5
Nota pessoal:  184

18 minutos depois
Re:
Perdoe-me o aborrecimento por escrito, senhor Sds Leike. O senhor entrou por engano na minha lista de clientes, porque eu, há alguns meses, quis cancelar uma assinatura e acidentalmente usei seu endereço eletrônico. Vou apaga-lo agora mesmo.
P.S.: Caso lhe ocorra uma maneira mais original de desejar a alguém “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” do que usar “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, por favor me diga.
Até lá: Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
E. Rothner

Seis minutos depois
Fw:
Eu lhe desejo uma festa agradável e torço para que o ano que se avizinha entre para os 80 melhores de sua vida. E, caso a senhora tenha, nesse meio-tempo, feito a assinatura de dias ruins, cancele-os tranquilamente – por engano – comigo.
Leo Leike”  Pág. 08

Esse é um daqueles livros que divide opiniões. Alguns amam, outros nem tanto. A narrativa epistolar, formato escolhido pelo autor para contar a história de Emmi e Leo, pode causar estranheza ou encantamento. Eu, claro, precisava ler e tirar minhas próprias conclusões. Hoje conto a vocês o que achei de @mor de Daniel Glattauer.

Tudo começou por acaso. Emmi tentou fazer o cancelamento de uma revista e por engano enviou a solicitação ao e-mail de Leo. Após nove meses, outro equívoco. Ela sem querer o inclui em um e-mail coletivo desejando “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” a alguns clientes. A coisa morreria por aí se, mais de um mês depois, em sua continua luta para cancelar a bendita revista, Emmi não usasse novamente o endereço eletrônico de Leo como destinatário.

Leo responde de forma espirituosa e não tarda para eles começarem uma descontraída troca de mensagens. Ambos se desconhecem por completo, nunca se viram e provavelmente nunca se verão, muito menos esperam que disso resulte algo. Contudo, conforme vão descobrindo um pouco mais sobre o outro esse sentimento começa a mudar.

Ele está ferido e magoado com o término de um relacionamento. Emmi é casada e mãe de dois filhos. Mas esses fatos não impedem o crescente interesse. Até que eles decidem se encontrar pessoalmente. Mas qual será o preço que pagarão por isso? Como ficará a vida de ambos? E o mais importante, ainda se corresponderão após saberem quem realmente está do outro lado?

Três dias mais tarde
Assunto: Falta algo
Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!
Emmi” Pág. 16


* * *

O que achei? Bem, digamos que estou em cima do muro. Primeiro quero dizer que gostei do estilo da narrativa. Já li duas obras com formato epistolar, mas em ambas o recurso utilizado eram cartas. No caso de @mor toda a trama de desenvolve através de e-mails. Isso deixou o livro com uma cara moderna, bem mais comum ao nosso tempo.

Os e-mails trocados entre os protagonistas são inteligentíssimos. Eles flertam, se alfinetam e discorrem sobre suas vidas, sempre evitando tocar nas questões que lhe são convenientes evitar. Logo um anseia pela mensagem do outro. Como se fossem um escape, uma fuga de suas vidas reais.

Daniel Glattauer nos dá um aperitivo do poder do e-mail como veículo de comunicação. Conforme o diálogo entre Emmi e Leo vai evoluindo, diversos sentimentos são desfilados. Curiosidade, sarcasmo, carinho, deboche, admiração. Tudo isso escorre das mensagens trocadas. E aos poucos leitor e personagem vão tentando traçar o perfil dos interlocutores. Até que apenas imaginar se torna insuficiente.

Isso leva a interessantes reflexões. Relacionamentos pela internet se iniciam todos os dias. Não precisa ser exatamente amoroso. Amizades já são um bom exemplo. Enquanto os laços vão se formando nosso interesse por quem está do outro lado da tela vai aumentando. Muitas vezes formamos uma imagem idealizada. Mas até que ponto essa idealização correspondente á realidade?

Agora, mesmo achando o processo de construção da narrativa bem interessante, há de se convir que ele tem suas limitações. Em alguns momentos queria uma descrição mais a fundo sobre determinados acontecimentos, ou uma imersão maior nos personagens. O que é impraticável devido ao estilo. Isso me impediu de mergulhar na história, de me envolver de forma mais intensa.

No entanto essa ainda não é minha maior ressalva. Lembram-se da Linda do Paulo Coelho? Infelizmente descobrir que ela e a Emmi tem alguns pontos bem irritantes em comum. Casada, mãe e aparentemente feliz, Emmi vive uma vida digna de comercial de margarina. Aí surge o Leo. No começo é apenas uma espirituosa troca de e-mails. Até a coisa começar a ficar séria. E nesse ponto eu me eximo de qualquer questão ética. Não a julgo por ela ser casada, afinal a coisa aconteceu de forma natural e sistemática. O que me irritou em todo o processo foi à indecisão dela. Emmi quer saber todos os detalhes da vida do Leo, mas prefere que ele não pergunte sobre sua rotina familiar. Ela o joga para cima da melhor amiga, mas morre de ciúmes quando ele demonstra interesse pela moça. Ela é feliz, plena, tem tudo que deseja, mas ainda assim prende o rapaz, não o deixa seguir em frente. Essas atitudes egoístas me irritaram ao longo da leitura, tendo em vista que ela não pretendia abrir mão de nada em sua perfeita vida, mas exigia cada vez mais do Leo.

O titulo é legal, mas pesquisando como ficaria a tradução do original, descobri que seria algo em torno de Contra o Vento do Norte. Como existem diversas referências ao termo, literais e metafóricas, ao longo da narrativa, o acho mais adequado ao livro.

E por fim o fim. Desculpem o termo, mas que final sacana. Até acho que a Emmi mereceu o que acontece, um preço a pagar por sua indecisão. Contudo, fica tudo muito no ar. O leitor é praticamente obrigado a adquirir a continuação para enfim saber como tudo vai terminar. Não curto esse estratagema.

Mas por favor, não se deixam desanimar pelos últimos comentários. A leitura vale a pena, principalmente pela experiência de acompanhar um relacionamento que se desenvolve virtualmente, exclusivamente por e-mail, mas que evolui ao ponto dos envolvidos desejarem saber quem está do outro lado da tela. Algo que tem se tornado comum em nosso tempo.

Dualogia Emmi & Leo

Livro 01 - @mor
Livro 02 - A Sétima Onda

8 comentários:

  1. Eu tenho esse livro e a continuação aqui com a capa nova e, nossa, AMO! O livro é perfeito, bem escrito e maravilhoso, sou apaixonada pela história.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês,

      É realmente uma boa leitura, principalmente pelo formato epistolar. Infelizmente não foi um livro que eu tenha amado. Mas fazer o que né?

      Abraços!

      Excluir
  2. A premissa de fato é bem interessante, Jeferson. E pelos trechos que você colocou dá pra ter uma boa noção do humor dos personagens. Mas devo te confessar que evito livros que usem o mundo digital como pano de fundo, pois quando leio geralmente quero fugir dele. Mas ainda quero ler algo no formato epistolar, com cartas. E devo dizer que tanto seus elogios quanto críticas me fizeram cogitar a leitura futuramente. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabi,

      Interessante seu ponto de vista sobre ler coisas com o tema: internet. Nunca tinha visto a coisa por essa lado. Ah, também quero ler outras coisas em formato epistolar. Inclusive, Drácula de Bram Stoker é assim. Enfim, @mor é legalzinho. Se puder leia!

      Abraços!

      Excluir
  3. Confesso que não curto muito ler estes livros divisor de águas...
    Mas a premissa é bem interessante, gosto deste lance mais tecnológico nos livros.
    Ótima resenha!

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe,

      A premissa é realmente interessante. Se puder de uma chance. Ele é legalzinho.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Ei Jeff

    Eu gosto mais desse do que do segundo, preferia que ele tivesse um final redondinho e não tivesse continuação nenhuma. Este final foi uma merda hahaha, ainda mais pra quem precisou de esperar mais de 1 ano pro outro lançar rs.
    Emmi é chata demais, tinha preguiça da indecisão dela e achei bem feito no final rsrsrs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nanda,

      Esse final é foda mesmo, mas gostei por ter dado a Emmi aquilo que ela merecia. Tenho que ler logo o segundo para saber como vai terminar.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!