Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
4

[ FILMES ] Rio 2


Não canso de repeti, amo animações! E um nome que tem se destacado nesse seguimento é o do diretor brasileiro Carlos Saldanha. Ele é responsável pelas sequências do cômico A Era do Gelo e pela criação do colorido Rio. E é sobre a continuação deste que falarei hoje.



Sinopse:
Blu (Jesse Eisenberg) vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade (Anne Hathaway) e seus três filhotes, Carla (Rachel Crow), Bia (Amandla Stenberg) e Tiago (Pierce Gagnon). Seus donos, Linda (Leslie Mann) e Túlio (Rodrigo Santoro), estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia. Blu inicialmente reluta, mas acaba aceitando a ideia. Assim, toda a família parte em uma viagem pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel (Jemaine Clement).

Blu, Jade e toda sua turma estão de volta. Só que com alguns novos membros. A família cresceu e os três filhinhos do casal são umas figuras. Mais uma vez a aventura começa no Rio, em pleno réveillon, mas quando a descoberta da possível existência de um grupo selvagem de araras azuis vem à tona, Jade convence todos a viajar e tentar encontrá-los. Assim eles cruzam grande parte do Brasil até finalmente chegar a Amazônia. Carlos Saldanha foi saudoso ao construir essa continuação; Rio 2 conserva as características positivas do primeiro filme. A fotografia permanece lindíssima, a trilha sonora é encantadora e cheia de ritmo e durante o trajeto até Manaus, alguns marcos brasileiros ganharam uma versão animada. É um show de cores sem igual, da primeira a ultima cena.

A diversão impera. São muitos os momentos cômicos, boa parte deles garantidos pelo Nigel, uma cacatua maligna e egomaníaca. Depois de ser depenado e perder a capacidade de voar em um confronto com Blu, ele deseja vingança. Para dar cabo a seus planos Nigel se alia a Gabi, uma rã venenosa, sem perceber que ela nutre uma desastrosa e platônica paixão por ele.


Quem estiver mais atento irá pescar muitas referências pop. O que seriam as tartarugas capoeiristas senão uma homenagem a suas parentes ninjas?  A relação entre o Blu e o sogro, que tem um estilão todo militar, imediatamente remete a Entrando numa fria. E tem as mais clássicas. Vi cenas inspiradas em O Fantasma da Ópera e Romeu e Julieta. Mas a cereja do bolo mesmo foi a performance ímpar de I Will Survive. Vocês não tem ideia do quão divertido ficou aquilo.

No entanto não é somente de momentos engraçados que é feita essa animação, já que o roteiro não deixa de tocar em pontos delicados. No primeiro filme foi explorada a questão do tráfico de animais. Aqui o foco muda para o desmatamento ilegal da Amazônia e o impacto dessa prática nas espécies que dependem da floresta para sobreviver. Acho que a questão poderia ser um pouco mais aprofundada, contudo só em abordar o assunto ela já ganha pontos.


Em suma Rio 2 é um filme lindo e divertido, que se propõe a algumas reflexões e entretém de forma eficiente tanto crianças quanto adultos.

4 comentários:

  1. Preciso ver! Com tantas séries acabo deixando os filmes de lado, mas quero ver Rio 2 logo. Bom saber que mantiveram a mesma qualidade do primeiro, coisa que muitas sequência não conseguem. Adorei saber das referências, Nigel de Hamlet tá uma coisa. kkkk Ótimo texto, Jeferson.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Obrigado! Você precisa conferir mesmo. Ficou bem legal essa sequência.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Adoro Rio! Mas ainda não consegui ver a continuação. Amo animações e esta está na minha lista para conferir. Já vi vários trailers e parece mesmo muito legal. Espero poder ver logo.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      Rio é tudo de bom mesmo. Essa continuação não chega a ser tão boa quanto o primeiro filme, mas eu amei mesmo assim. Quando ver me conta o que achou!

      Abraços!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!