Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
4

[RESENHA] LUA, LOBOS E CERRADO - ANDRÉ TRESSOLDI



Título Original: Lua, Lobos e Cerrado
Autor: André Tressoldi
Ano: 2014
Gênero: Fantasia
Editora: Novo Século
Número de páginas:  328
Nota pessoal:  3/5

“A cena: a Lua Cheia já descendo do céu, uma brisa mínima, o arvoredo, ao longe, balançando, alguns pirilampos brilhando, o capinzeiro cinzento, com a iluminação lunar, e os lobos, a alcateia, os quinze que havia contado, com seus olhos rubros e diabólicos nos encarando. A cena, como dizia, seria bela, não fosse monstruosa.” Pág. 32

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto de fantasia, é simplesmente meu gênero preferido. Por isso nunca perco a oportunidade de viajar por um novo mundo ou conhecer uma nova mitologia. Curiosamente ainda não havia lido nada exclusivamente sobre lobisomens, até o autor brasileiro André Tressoldi me convidar para conhecer seu trabalho. Hoje conto o que achei de Lua, Lobos e Cerrado.

Era uma expedição tranquila pelo cerrado mato-grossense. Seria função de Josber auxiliar o Dr. Eduardo Luz e sua equipe numa pesquisa de doutorado, com objetivo de provar a relação entre os marsupiais australianos e os brasileiros. Tudo que eles tinham que fazer eram tirar algumas fotos, catalogar os hábitos e estudar os animais em seu habitat natural.

Após uma noite especialmente produtiva estudando os animais alvos da pesquisa, eles estão prontos para descansar, quando surgem as criaturas que todos sempre pensaram tratar-se de mitos: lobisomens sanguinários. As feras chegam com a lua cheia, cercam o grupo de pesquisadores e fazem de sua noite um pesadelo monstruoso.

Com o fim da noite turbulenta, eles descobrem que estão presos na mata. O resgate chegará em alguns dias e até lá sobreviver parece uma tarefa quase impossível. Mas Josber não está disposto a se render aos furiosos lobisomens e fará tudo ao seu alcance para sair vivo dessa expedição.

 “- Parece que todos nós estamos crescendo com essa história macabra, estamos nos tornando pessoas melhores. Isso é bom, é uma oportunidade única; muitas pessoas passam pela vida inteira com o mesmo comportamento, sem mudar ou sem se criticar para ver se está bem ou não. Enxergar que precisamos de mudanças é o primeiro passo para se melhorar como pessoa – disse Madeleine.” Pág. 110

* * *

Fiquei bastante dividido com a leitura. Por um lado gostei muito da narrativa do autor. O livro começa nos apresentado os personagens e logo depois de algumas páginas surgem os lobos e toda a adrenalina começa. Fiquei tenso com a aparição das feras e a todo tempo temia pela vida dos pesquisadores.

Outro aspecto interessante é o vasto conhecimento que o André Tressoldi mostra possuir do cerrado mato-grossense. Fiquei encantado com as descrições minuciosas que iam sendo feitas acerca da geografia, fauna e flora. As aventuras dos personagens, repletas de andanças por descampados, matas, escaladas e riachos, me remeteram a minha infância, quando passava as férias na roça e adorava explorar locais parecidos. Uma experiência muito gratificante.

Por outro lado, algumas coisas no texto me incomodaram. Primeiro não gostei do hábito do autor de reproduzir sons na narrativa. Acho que aulls, chiiiiuuu ffuuu boolll tátátá e full flap pous soam muito estranhos, de modo que preferia imaginá-los em minha mente. A narração do Josber também me incomodou em determinados momentos, principalmente quando o foco era a personagem Olga. As referências a sua timidez, seu excesso de peso e sua falta de vaidade me incomodaram e pareceram aos meus olhos bem machistas.

Sobre a mitologia, confesso que esperava algo mais tradicional. O autor inovou bastante, criou uma espécie de lobisomem para cada fase da lua, explicou suas origens, mostrou como eles se comportavam e viviam quando não estavam transformados. Geralmente gosto dessas releituras de mitos, mas aqui não curti tanto. Não sei o que aconteceu, mas acabei estranhando as mudanças. Acho que nesse caso preferias esses seres em seu estado mais clássico.

No geral foi uma leitura agradável e instrutiva. O final, embora termine um pouco em aberto, deixa ótimos ganchos para uma possível continuação. Recomendo especialmente para quem curte fantasia. Leiam!

4 comentários:

  1. Lembro de ter visto esse livro no Skoob e ficado dividida. E continuo dividida com seus comentário, Jerferson. [rs] Sei lá, o fato de ser uma fantasia no cerrado me empolga. Mas o resto me deixa com os dois pés atrás. Se tiver oportunidade leio, mas não é algo que irei procurar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabis,

      Pois é, te daria exatamente esse conselho: leia se tiver oportunidade, mas com expectativas podadas. É fato que quase todos que leram adoraram, vide as resenhas no Skoob, mas confesso que tive minhas dificuldades com a leitura.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Comentei aqui antes e o meu comentário não apareceu. :(

    Bom, eu achei super interessante o tema do livro e o conhecimento do autor, como você comentou. Pena que não gostou de tudo, mas são resenhas sinceras e críticas construtivas como a sua que ajudam os autores a verem onde erraram e onde podem melhorar.
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      O blogger ás vezes adora nos gongar né? Sempre acontece comigo. Sobre o livro, ele é realmente interessante, principalmente pelo tema e pelo conhecimento do autor. Mas infelizmente não curti tanto a mitologia. Uma pena!

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!