Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

[ Resenha ] Veneno - Sarah Pinborough

Título Original: Poison
Saga: Encantadas
Autor: Sarah Pinborough
Ano: 2013
Gênero: Fantasia
Editora: Única
Número de páginas:  224
Nota pessoal:  3/5

“- E considere-se com sorte – acrescentou a rainha. – Você ouviu os rumores sobre mim. Como enfeiticei o rei? Como ele me chama de sua bruxa? Meu sangue tem magia, e todos vocês sabem disso. Tenho sido boa, sua velha. Poderia tê-la transformado em uma velhinha torta e encarquilhada.
Ela não esperou pela reação deles, mas foi embora daquele calor sufocante no coração do castelo. Ela podia não ter o amor deles. Mas teria seu medo.” Pág. 19

A Saga Encantadas de Sarah Pinborough vem com um mote bem interessante: revisitar os clássicos contos de fadas e lhes dar uma nova roupagem, até mesmo uma nova perspectiva. Em Veneno – primeiro volume da saga – a autora usa do ponto de vista da rainha-madrasta Lilith para contar ao leitor a história da Branca de Neve e seus amigos anões. Hoje falarei mais sobre ele.

Aquele não era seu Reino e aquelas pessoas não eram seu povo, por isso Lilith não precisava amá-los nem sentia necessidade do amor deles. Fora levada para lá ainda jovem, obrigada a casar com um rei gordo e velho e aturar Branca de Neve, sua bela e intempestiva filha. Ela não pediu nada disso, mas estava aprendendo a tirar o melhor da situação.

Em pouco tempo Lilith tinha o rei nas mãos. Ela era de uma beleza rara e etérea, e usara de seus encantos e truques na cama para ganhar a admiração e a confiança do marido. Assim, quando chega a hora de mais uma vez ele voltar à guerra para lutar contra nações rivais, o governo do Reino fica sob sua responsabilidade. Ela estava comando e iria garantir que sua presença fosse sentida.

Mas antes precisava domar Branca de Neve, colocá-la em seu lugar, ensinar-lhe a ser uma dama, conseguir um marido e mandá-la embora de seu reino para enfim governar em paz.

Contudo, uma série de incidentes faz com que Branca passe de um mero obstáculo ao posto de um perigo iminente para Lilith. Ela precisaria mais que nunca se livrar da garota. E a oportunidade surge quando o Caçador, acusado de matar um veado branco – animal raro, mágico e protegido contra caça – cai em suas mãos. Ela oferece a ele uma oportunidade de se redimir: o coração de Branca por sua vida.

O que Lilith não contava é que o Caçador seguisse seu próprio conjunto de regras. E as coisas podem mais uma vez acabar saindo bem diferente daquilo que ela planejara. Mas não importava. Se tudo falhasse, Lilith ainda poderia recorrer a sua magia. Afinal, os anos que vivera na cabana de doces da avó, aprendendo seu ofício, teriam que servir para algo.

 “- O que você fez com ela? – perguntou com lágrimas ainda escorrendo dos olhos vagos e semicerrados. – Toque-me como você a tocou. Toque-me como ela o tocou. – O caçador não disse nada, sentindo-se mais uma vez um peão em um jogo em que não tivera intenção de participar. Em pouco tempo soldados viriam a sua procura se não retornasse logo. E aquela garota era uma princesa, não uma rainha perversa. Ela não devia ser tocada por um homem antes do dia de seu casamento. Nem mesmo pelo homem que estava salvando sua vida. Ele sentiu os fios da teia em que estava preso se apertarem ao seu redor quando ela apertou o corpo contra o dele e lhe ofereceu os lábios. – Beije-me como ela o beijou – murmurou ela, com o hálito fervendo e a pele quente. – Por favor.
E o caçador, amaldiçoando a si mesmo, a beijou.” Pág. 104

* * *

Leitura rápida e deliciosa. Gostei bastante da narrativa da autora. Ela é ágil, flui muito bem e me deixou preso durante todo o livro. Li em poucas horas e só consegui largar quando virei a última página.

O grande apelo da narrativa é o contraste entre Lilith e Branca. Duas mulheres completamente opostas, em um embate que vai modificando a ambas. É interessante vê-las mudando, amadurecendo e aos poucos mergulhando em uma trama cada vez mais sombria, sem volta.

Lilith é de uma beleza fria e imaculada. Ela não deseja o amor de ninguém, nem saberia lidar com tal. Por isso age pelo medo. Acredita que aqueles que a teme seriam incapazes de se rebelar, e faz tudo ao alcance para inspirar o terror. Mas no fundo esconde uma mulher infeliz e amargurada, marcada por uma infância macabra. Lilith é uma bruxa e teve como mestra ninguém menos que a bisavó, a mesma bruxa que mais tarde torturaria e tentaria comer os pequenos João e Maria. Ela está fadada a maldade. Já Branca de Neve é o oposto da madrasta. A moça é popular, amada pelo povo e adorada pelos anões que trabalham nas minas. Sua beleza é rústica e selvagem, seu temperamento forte e intempestivo. Confesso que gostei mais da rainha má

Os demais personagens são menos delineados. Por exemplo, o caçador é chamado de Caçador. O príncipe é Príncipe e pronto. Suas participações são importantes para a trama, mas não há um aprofundamento maior neles. O mesmo acontece com alguns aspectos do enredo e por isso minha nota não foi maior.

Sobre meu exemplar, comprei o box com os três volumes. A edição é econômica e as páginas são brancas. Mas isso não me incomodou nem um pouco durante a leitura, afinal a diagramação muito bonita e a fonte agradável compensa esses aspectos. Ah, e nem vou falar da capa, linda demais!

O final justifica muito bem a frase de capa. Nem acreditei naquele desdobramento e realmente terei que repensar meus vilões. Estou curioso para saber como o que acontecerá depois daquilo. Uma leitura indispensável para os fãs de fantasia e contos de fadas. Leiam!

Saga Encantadas:

Livro 01 - Veneno
Livro 02 - Feitiço
Livro 03 - Poder 

2 comentários:

  1. Rapaz, estou com esse livro há meses e ainda não li, acredita? Em parte porque se gostar quero comprar as sequências em seguida e não posso fazer compras agora. :/ Mas enfim, quero muito conferir essa história e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabis,

      Acredito sim, hehehehe. Eu mesmo já perdi as contas de quantos eu tenho há meses, anos.. e ainda não li. Sempre olhe na Submarino, pague R$ 12,00 nos três lá. Preção em? E leia sim, é bem legal!

      Abraços!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!