Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
6

[ Filmes ] Trapaça


Ainda não sei ao certo o motivo, mas a cada dia me apaixono mais pelo passado. Dessa forma, produções que tentam reproduzir esse tempo tem tido maiores chances de me agradar. Por isso não foi surpresa que a trama de Trapaça, ambientada nos anos 70, tenha caído para mim como uma luva. Mas isso não é tudo que o filme tem a oferecer. Abaixo tentarei falar um pouco sobre alguns outros aspectos dessa interessante obra do diretor David O. Russell.

Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro. Mas é quando conhece Sydney Prosser (Amy Adams) que seus negócios realmente decolam. Logo eles se tornam sócios e amantes. Ao tentar aplicar mais um de seus golpes, o casal cai nas mãos do FBI e são forçados a colaborar com os ousados planos do agente Richie DiMaso. Assim o trio se infiltra no perigoso e sedutor mundo da máfia e se envolve na política do país, em uma operação que poderá derrubar muitos poderosos. Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.

Trapaça é baseado em fatos. Não conheço o escândalo político americano que inspirou o filme, não sei o que é verídico ou ficção, mas sei que o enredo me agradou bastante. Vi muita gente reclamando que a trama é lenta e maçante em alguns momentos. Bem, eu estava tão tomado pela teia de acontecimentos e pela riqueza de detalhes que confesso que nem percebi esses aspectos. 

A reconstituição de época é um caso á parte. Como falei na introdução essa foi uma das coisas que mais me agradaram. Através dos cenários, da trilha sonora, dos figurinos, do visual e da forma de se portar dos personagens, os anos 70 explodem na tela e ganham vida. Sorvi os detalhes, encantado.

Outro ponto forte são as atuações. Dentre os atores do elenco a mais conhecida por mim é a Jennifer Lawrence. Bem, por ser coadjuvante, não esperava muita coisa da moça aqui, cheguei até a pensar que ela fora escalada mais pelo questão da imagem que qualquer outra coisa. Me enganei feio. Jennifer está impecável no papel da dondoca Irving. E não só ela. Os atores deram o melhor de si nesse filme, a química e interação entre eles ficou perfeita. Não é a toa que os quatro papéis de destaque levaram indicações ao Óscar.

Então, deixem-me ver. Roteiro genial, atuações perfeitas, fotografia impecável. Espero que tudo isso combinado seja suficiente para fazê-los incluir Trapaça em sua “modesta listinha” de filmes para ver no futuro. Sério, confiram! O negócio é excelente.

6 comentários:

  1. Quero muito ver esse filme, Jeferson. Pelo elenco, enredo, época e tudo mais. Só está ruim de achar tempo. :/ Mas verei! Ainda mais depois desse seu ótimo texto.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Eu sei como é essa questão do tempo. Muito complicado de administrar em meio a tanta coisa, mas quando puder não deixe de conferir. É um filme que vai além do aspecto comercial.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ele é uma das estreias desse fim de semana na tv se não me engano. Já está agendado para gravar viu, eu também adoro essa ambientação mais antiga e pelo que ouvi falar não é um filme que decepciona.

    ^^
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey,

      Ah,bom que você vai poder ver por esses dias. Acredita que já estou doido pra ver de novo? Pois é! Mas depois me conta o que achou.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Olá Jeferson, já assisti ao filme e como você disse é muito bom. Eu o vi devido a uma das minhas loucas maratonas e dessa vez eram com os filmes da Jen. Também estou adorando esses filmes mais antigos, só nessa semana já assisti O Grande Gatsby e Moulin Rouge, e pretendo assisti Clube de compras Dallas ainda hoje.

    uminutodeverao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,

      Que bom que você assistiu e gostou! Clube de Compras Dallas eu também já vi, é excelente e tem todo o fundamento histórico e tals. Vou anotar suas dicas e ver em breve O Grande Gatsby e Moulin Rouge.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!