Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
6

[ Resenha ] Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos - Jenna Black

Título Original: Glimmerglass
Trilogia: Faeriewalker
Autor: Jenna Black
Ano: 2011
Gênero: Fantasia
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas:  296
Nota pessoal:  2,5/5

“Fui a adulta da família desde que tinha cerca de cinco anos e agora chegava a hora de tomar as rédeas da minha vida. Eu entraria em contato com meu pai e, a menos que pressentisse alguma coisa quanto a ele ser verdadeiramente algum tipo de pervertido, iria viver com ele. Em Avalon. Na cidade selvagem que era a encruzilhada entre o nosso mundo e Faerie, a cidade onde magia e tecnologia coexistiam no que se assemelhava a algum tipo de paz. Mesmo em Avalon, imaginei, eu teria uma vida melhor, mais normal do que a que eu tinha agora com minha mãe.
Nunca estive tão enganada em toda a minha vida.”  Pág. 12

Algo que me encanta nos romances sobrenaturais é a quantidade de seres que podem servir como tema. Bruxos, vampiros e anjos costumar ser mais comuns, contudo, outras mitologias vêm ganhando espaço.  A focada nas fadas é um bom exemplo. Sempre quis ler algo baseado nesses seres e acabei escolhendo a Trilogia Faeriewalker de Jenna Black como ponto de partida. Saibam o que achei do primeiro volume com Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos.

Dana Hathaway tem dezesseis anos e já morou em mais cidades do que consegue contar. Sua mãe, Sara, estava sempre em fuga, psicótica com a possibilidade de ser encontrada e perder a filha para o pai. Algo bem possível de acontecer levando em conta que os problemas com álcool não fazem dela nenhuma perfeição materna.

Sobre o pai, Dana sabia muito pouco, e a versão mudava de acordo com o estado alcoólico ou depressivo da mãe. Mais alguns pontos eram certo: ele se chama Seamus Stuart, era algum tipo de Manda-Chuva no mundo das fadas e representava um grave perigo causa soubesse da existência da filha.

Quando sua mãe a faz sofrer um novo vexame, Dana decide que é hora de mudar de vida. Ela entra em contato com o pai e foge para Avalon – a cidade onde magia e tecnologia coexistem harmonicamente. Infelizmente para ela, seus maiores problemas estavam apenas começando.

Avalon está passando por um momento político delicado, o novo cônsul está prestes a ser escolhido e a chegada de Dana pode pender a balança para um dos lados.  Acontece que ela é uma Faeriewalker, filha de um poderoso feérico com uma humana, ela é capaz de transitar entre dois mundos, podendo levar magia ao reino humano e tecnologia as terras de Faerie.

Esse dom faz com que todos queiram algo dela. Grace, sua tia ambiciosa, tem planos de mantê-la sob controle, mesmo que para isso tenha que mantê-la trancada. Os irmãos Ethan e Kimber parecem dispostos a ajudar, mas será que são realmente confiáveis? Em meio a tantos perigos e intrigas, logo Dana começa a sentir saudades de sua antiga vida, e até a existência ao lado da mãe alcoólatra não soa mais tão ruim. 

* * *

Minha maior motivação para começar essa trilogia foi à mitologia abordada. Acho as fadas seres incríveis e sempre quis ler uma obra que se estendesse mais no assunto. Infelizmente não posso dizer que tenha sido uma experiência das melhores.

E com isso não estou dizendo que é mitologia seja ruim. Ela é até legalzinha. Gostei da construção de Avalon, do sistema político e do fato da cidade ser o local de acesso a Faerie – o reino das fadas. Este é divido em duas cortes, Seelie e Unseelie, ambas governadas por rainhas e sempre em guerra uma com a outra. Os feéricos em si não destoam muito dos humanos, exceto pela beleza, juventude eterna e capacidade de usar magia.

 O problema é que, tirando a mitologia, gostei de pouquíssima coisa no livro. Pra começar, a autora não conseguiu criar personagens que me encantassem. Dana passa o livro todo sendo jogada de um lado para outro. É sequestrada, libertada, manipulada, sequestrada de novo... e por aí vai. A moça simplesmente se joga no embalo dos acontecimentos, sem conseguir se impor diante de nada. Interessante que a mocinha, como acontece na maioria dos livros nesse estilo, não é órfã. Mas a presença dos pais só deixou Dana mais acomodada. Dependente do que seria decidido por eles para seu futuro. Gostei da Kimber e de seu milagroso mingau temperado com whisky. Surge também uma insinuação de romance com os rapazes Ethan e Keane, no que provavelmente será mais um triângulo amoroso, mas nesse primeiro volume nada realmente acontece.

A narrativa também não me agradou, achei lenta demais. Sempre que pegava o livro acabava caindo no sono de tanto que as coisas demoravam a acontecer. A edição esteticamente é muito bonita. A capa é de deixar qualquer um babando. Mas infelizmente os constantes erros de digitação tiram parte desse brilhantismo. Algumas vezes encontrei mais de um num único parágrafo e em certo caso até chegou a atrapalhar o entendimento.

Eu teria desistido da trilogia se não fosse às páginas finais. Nelas a autora finalmente imprime um ritmo agradável a sua narrativa e a coisa toma fôlego. No epílogo Dana promete tomar o rumo de sua vida e isso me deixou esperançoso. Então, apesar de ter sofrido para terminar esse, quero ler o volume seguinte e saber se a história irá evoluir. Ainda não recomendo, mas quem sabe num futuro próximo?

Trilogia Faeriewalker

Livro 01 - Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos
Livro 02 - Shadowspell: O Misterioso Reino de Avalon
Livro 02 - Sirensong: O Perigoso Chamado da Rainha 

6 comentários:

  1. Jeferson, vou te confessar que já tinha visto a capa desse livro mas não fazia IDEIA do plot. Também tenho muita curiosidade em ler algo sobre fadas, especialmente os livros da Carolina Munhóz. Já com esse aí fiquei dividida, acho que vou esperar a opinião sobre o próximo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Hum, também tenho curiosidade pelos livros da Munhoz. Até comprei um na úlima Bienal aqui da Bahia. Quero ler logo. Ah, realmente espere pela opinião do segundo. Esse não me agradou muito não.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Jeferson; Vou te confessar que comprei esse livro sem saber do que ele se tratava, apenas para completar o valor de uma promoção no Submarino. Rs...

    Agora, lendo a sua resenha, me senti super motivada e ansiosa para lê-lo. Parece ser o tipo de fantasia com um toque diferente do que se costuma esperar. Além diss, achei a capa um lindeza!!
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,

      A capa é realmente linda, pena que a edição peque muito da parte de revisão. Sá a história em si é meio insossa, então vá com calma, hehehehe. Quando ler me conte o que achou!

      Abraços!

      Excluir
  3. Excelente resenha, Jeff. O primeiro livro é mais morno mesmo, muitas pessoas comentaram que ele deixou a desejar. Mas ele melhora, fica mais empolgante. Já li os três livros e achei bem satisfatória a leitura. Não posso apontar fatos específicos, até porque seria spoiler e nem lembro de tudo, mas lembro que eles ficaram melhores.
    Os erros me tiram do sério e tiram a atenção do enredo. :( Uma coisa que amo nessa série são as capas lindas!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os kell,

      Ah, fico muito feliz em saber que a série melhora nos próximos volumes. A mitologia em si é legal, mas achei o restante tão chato que dormia sempre que pegava o livro. Agora vejo luz no fim do túnel, hehehe.

      Abraços!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!