Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
12

[ RESENHA ] O Beijo das Sombras - Richelle Mead

Título Original: Vampire Academy
Série: Academia de Vampiros
Autor: Richelle Mead
Ano: 2009
Gênero: Jovem Adulto/Fantasia
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas:  320
Nota pessoal:  3,5/5

“Eu ergui a cabeça num sobressalto. Não fazia ideia sobre o que o padre falava agora, pois não o estava ouvindo já havia algum tempo. Mas aquelas palavras queimaram dentro de mim. “Beijada pelas sombras.” Fazia tempo que eu as escutara pela ultima vez, mas nunca poderia esquecê-las. Esperei, ansiosa de que ele continuasse, mas ele já mudara de assunto e passara para a parte seguinte da missa.”  Pág. 75

Durante algum tempo livros sobre vampiros dominaram a literatura. Era tanta coisa lançada, em sua maioria com muito pouco a acrescentar ao tema, que passei a torcer o nariz para a maioria deles. A poeira baixou e algumas dessas séries se destacaram e sobreviveram ao frenesi causado pelo predecessor Crepúsculo. Entre elas está Academia de Vampiros da Richele Mead. Hoje conto o que achei do primeiro volume com O Beijo das Sombras.


Rose Hathaway é uma dampira - metade humana, metade vampira. Desde que nasceu seu caminho esteve traçado. Um dia ela cresceria e se tornaria a guardiã de um Moroi – a realeza do mundo vampiro. Para sua felicidade, a Moroi que ficaria sobre seus cuidados é ninguém menos que Lissa Dragomir, sua melhor amiga e ultima descendente do clã Dragomir, uma das doze famílias reais, dentre as quais os sucessores ao trono são escolhidos.

Como última descendente dos Dragomir, um dia Lissa irá governar em nome de sua família e assumir um papel importante na sociedade Moroi. Mas essa posição de destaque sempre atraiu muitas coisas negativas. Política, intrigas e fofocas fazem parte da rotina de Lissa. As pessoas seriam capazes de qualquer coisa para cair em suas graças e isso a faz muito mal.

Preocupada com a sanidade mental da amiga e assustada por um estranho evento, Rose decide tirá-la da Escola São Vladimir. Dessa forma elas fogem e durante dois anos conseguem se esconder entre os humanos. Sempre atentas a qualquer investida da escola ou a um possível ataque dos strigoi – vampiros corrompidos e condenados às sombras após beber do sangue de suas vítimas até matá-las.

Isso dá certo até que, liderados por Dimitri Belikovi, os guardiões da São Vladimir as encontram e as forçam a retornarem a escola. Novamente lá, Lissa não tarda a ser tragada pela hierarquia estudantil, enquanto Rose se obriga a retomar seu aprendizado como guardiã. Ela está determinada a se tornar digna da posição e por isso não recusa a ajuda extra oferecida por Belikovi. Sim, o mesmo responsável pela sua captura. Mas, para alguém disposta a qualquer coisa pela segurança da melhor amiga, treinar com um deus russo com sotaque bem sexy pode não ser um sacrifício dos piores.

 “O espírito pode ao mesmo tempo formar um líder e esmagar a sua habilidade para continuar sendo um. O medo, a depressão e a incerteza podem tomar conta de Lissa, e manter a sua verdadeira força enterrada bem dentro dela. Mesmo assim, ela tem o sangue dos Dragomir, o que não é pouca coisa. E, é claro, ela tem você, uma guardiã beijada pelas sombras. Quem sabe? Pode ser que ela ainda venha a nos surpreender.” Pág. 305

* * *

Eu resisti bastante em começar uma nova série sobre vampiros, mas fico feliz em ter seguido as muitas indicações e iniciado essa. A Richelle é incrível e mesmo este sendo seu livro de estreia foi uma leitura deliciosa.

Me apaixonei pela Rose. A moça é intempestiva, sedutora e divertida. E mesmo passando por muitos perrengues ela não fica pelos cantos se lamentando. Ao contrário. Se algo a aborrece ela enfrenta a situação de cara, se armam para ela, aguardem, pois o troco está a caminho. E se no fim das contas tudo isso falhar, um soco bem dado resolve parte do problema, embora ocasione muitos outros.  Agora, se é para vê-la realmente se tornar uma fera, basta mexer com Lissa. O laço que une as duas personagens é muito forte e fica claro que Rose seria capaz de qualquer sacrifício pela bem estar da melhor amiga.

Já Lissa é uma moça mais frágil. Como última descendente de uma importante família, a sociedade Moroi espera grandes coisas dela. Mas as intrigas da realeza drenam todas as suas forças e quase sempre ela acaba sucumbindo sob o peso de todas essas expectativas.

O livro é narrado pelo ponto de vista da Rose, mas a autora usa o laço que a une com Lissa para nos dar uma perspectiva diferente em alguns momentos. Achei essa uma excelente sacada. A Lissa é a bam bam bam da escola, mas é sobre  Rose, uma hibrida, que está o foco da narrativa.

Sobre o romance. Sim, ele existe e já começou a ser traçado nesse volume. E aqui mais uma vez a autora acertou. A Rose simplesmente não tropeça no Dimitri e se apaixona perdidamente pelo cara. Existe todo um contexto onde os dois vão se conhecendo e a atração entre eles aumentando. Ao mesmo tempo alguns empecilhos já começam a tomar forma. Tudo muito natural e bem desenvolvido.

A mitologia criada pela autora também é interessante. Existem os humanos, os Moroi, os dampiros – cruza de humanos com Moroi ou dampiro com Moroi – e os Strigoi, que são vampiros corrompidos. Os dampiros são híbridos, e como comumente acontece nesses casos, não podem se reproduzir entre si, apenas com Morois, por isso eles se tornaram guardiões, para protegê-los do extermínio causado pelos strigois e assim evitar a extinção da própria espécie.

Ao se tornarem guardiões, os dampiros abrem mão de suas vidas e se dedicam a proteger com todas as forças o Moroi ao qual foram designados. Achei esse ponto da sociedade meio injusta. Os Moroi estão sendo exterminados, são capazes de utilizar magia ligada aos elementos – água, terra, fogo, ar, espírito – mas se limitam a deixar aos dampiros todo trabalho de proteção, enquanto se divertem e fazem politica. No entanto há uma certa inquietação de ambos os lados com esse sistema, então eu já sinto cheiro de paradigmas quebrados no futuro.

Uma leitura rápida e viciante. Repleta de personagens cativantes, uma mitologia interessante e um enredo que se desenvolve bem. Se você gosta do estilo, é leitura obrigatória. Leiam!

Série Academia de Vampiros

Livro 01 - O Beijo das Sombras
Livro 02 - Aura Negra
Livro 03 - Tocada pelas Sombras
Livro 04 - Promessa de Sangue
Livro 05 - Laços do Espírito
Livro 06 - Último Sacrifício

12 comentários:

  1. Eu tenho esse livro aqui em casa, tenho também as duas continuações, mas não cheguei a ler, inclusive não tenho tanta vontade assim de realizar a leitura. Mas sua resenha animada até me deu vontade de ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês,

      Eu também não tinha mais vontade de ler nenhum YA sobre vampiros, mas os muitos elogios a essa série me deixou curioso. Felizmente o resultado foi bem positivo. Quando puder leia sim,

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Jefferson!
    Eu dei a mesma nota que você ao livro. Gostei da Rose e mais ainda do Dimitri. Eles formam um casal pra lá de interessante!
    A trama criada pela autora é legal. O seu mundo possui elementos interessantes e me agradaram. Pretendo ler os outros livros da saga. Espero gostar ainda mais.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lira,

      Então estamos os dois na mesma situação. Opiniões quase unânimes, hehehe. Comprei o segundo volume já. Espero que apenas melhore.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Também fiquei "traumatizada" com histórias de vampiros, Jeferson. Principalmente depois de assistir The Vampire Diaries. Mas tenho bastante curiosidade por Academia dos Vampiros, ainda mais depois de todos esses seus elogios. Só uma coisa me incomoda: a capa. Odeio ter capas com rostos na minha estante. :/ Mas quando relançarem, quem sabe? Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabis,

      Eu acho que relançar por agora tá meio difícil. Pra começar a galera reclama que a editora é meio enrolada; e ainda tem o filme que acabou não fazendo, o que é uma pena, já que ele poderia fazer os livros bem mais famosos. Mas enfim, se puder leia acho que vale a pena.

      Abraços!

      Excluir
  4. Heey!

    Ai, como amo essa série. Já fui fisgada nesse primeiro livro. A Rose é mesmo incrível. Uma protagonista forte, decidida e com um senso de humor sensacional. A Lissa me irritou um pouco, pra ser sincera, mas ela foi ganhando minha simpatia no decorrer da série.

    Querido, só uma coisinha... Ali em cima no parágrafo sobre o casal, você quis dizer a Rose né?

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mandy,

      Ah, que saudades. Que bom encontrá-la por aqui! Essa série é show de bola mesmo. Já até comprei o segundo livro. Estou só aguardando chegar para devorar. Ah, obrigado pelo toque! No calor da resenha troquei os nomes, mas já consertei.

      Abraços!

      Excluir
  5. Li faz muito tempo e nunca continuei com a série. Acho que mais por não ter os livros restantes em casa. Gostei da história e dos personagens, mas não fiquei fissurada a ponto de querer os outros logo, aí fui deixando. Mas os elogios são tantos que quero ler tudo um dia. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      Isso de ler o primeiro livro e parar por a série por não ter sido fisgado acontece também comigo ás vezes, mas dessa eu gostei bastante. Tenho até que retomar logo, antes que esqueça muitos detalhes!

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Ei Jeff

    Eu amo esta série, esse é o mais lento e o mais fraco, vc vai ver como só melhora. ^^
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nanda!

      Oba, oba! Muito bom saber que melhora. Quero ver se consigo ler em breve.

      Abraços!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!