Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
8

[ SÉRIES ] Outlander - Primeiras Impressões


Então, se você espera uma análise totalmente imparcial, vou logo avisando: este não é o lugar! Acontece que sou completamente apaixonado pela saga literária na qual essa série se baseia e para aumentar ainda mais esse amor, a adaptação ficou fenomenal. Sendo assim preparam-se, pois vão chover elogios lá embaixo.


Tudo começa na Escócia. A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim e dessa forma, após cinco anos separados, o casal Claire e Frank Randall decide viajar em uma segunda lua de mel. Os horrores da guerra mudou a ambos, e eles veem nessa viagem um recomeço, uma chance de descobrirem novamente um ao outro e se adaptarem a pessoa a qual cada um se tornou.


O destino escolhidos são as Highlands escocesas. Um local repleto de belezas naturais, misticismo e marcos do passado. Logo Frank se volta para a história do lugar e começa a buscar pistas de sua própria genealogia. Enquanto isso Claire estuda as plantas e suas propriedades curativas.

O interesse de Frank o leva a descobrir a existência de um antigo círculo de pedras, e ao visita-lo junto à esposa, eles presenciam um ritual druida. Intrigada com uma planta, Claire volta sozinha ao local e ao ser atraída por uma das pedras, é misteriosamente transportada ao passado e lançada a mais de dois séculos antes de seu tempo, bem em meio a um conflito entre ingleses e escoceses.


Logo a nova realidade se abate sobre Claire. Rapidamente ela é acuada por um capitão inglês idêntico ao seu marido e em seguida salva por um grupo de escoceses. Quando percebe que um entre eles está ferido, seu instinto de enfermeira fala mais alto. Ela assume o comando da situação e para espanto de todos, trata dos ferimentos de Jamie Fraser com uma perícia incomum.

Mas isso não a deixa em uma situação muito melhor. Constantemente em perigo, Claire precisa encarar os desafios impostos por um tempo completamente diferente do seu, descobrir uma forma de voltar ao Círculo de Pedras e então retomar sua vida do ponto onde foi abruptamente arrancada.


Para os fãs da saga literária escrita pela Diana Gabaldon, o piloto de Outlander tem tudo para agradar. A adaptação segue os passos da obra original quase que minuciosamente. Fiquei encantado ao ver personagens e cenários ganhando vida, idênticos ao que eu havia imaginado. Os primeiros trinta minutos são mais parados. Mas isso é compreensível, afinal eles servem para inserir o expectador no contexto da série
.
No inicio do piloto encontramos Claire tentando reavivar seu relacionamento, depois dos anos de distanciamento impostos pela guerra. Dá para perceber que os dois carregam marcas daquele período e meio que não se conhecem mais tão bem. A todo momento ela flerta e tenta reavivar seu casamento, em muitos destes Frank corresponde, mas há de se notar que o passo inicial é sempre dado por ela. Nessa primeira parte temos uma fotografia em tons sombrios, com predominância do cinza. Isso talvez seja sirva para ilustrar que de alguma forma a vida de Claire ainda não começou. Que os fatos mais importantes de sua existência ainda iriam se desenrolar. E há de se considerar que para alguém que acabou de escapar dos terrores Segunda Guerra Mundial, isso é algo a se considerar.


Quando nossa protagonista é transportada ao passado as coisas se invertem. Os cenários ganham uma cor nova, tudo é mais vivo e agitado. A ação finalmente começa e os minutos passaram que mal percebi.

Quem ama personagens fortes e marcantes vai adorar a Claire. Ainda em seu tempo ela já é uma mulher digna de destaque. Passou grande parte da infância acompanhando o tio, um arqueólogo, em várias expedições. Encarou os horrores da Segunda Grande Guerra e nela ajudou a salvar muitas vidas. E tudo isso sem perder a graça e a feminilidade. Uma vez no passado, esses traços fortes tornam-se ainda mais marcantes. Os homens daquela época não estavam acostumados a damas tão altivas, mandonas e com um palavreado nada digno de uma senhora. Dei muitas risadas com a reação deles diante da personalidade da Claire.



Desculpem se me excedi, mas vejo tantas adaptações por aí que detonam com a obra original, que fiquei felicíssimo ao me deparar com algo tão fidedigno. Ainda mais se tratando de uma trama que adoro. Enfim, a Starz está de parabéns pela produção. Acredito que Outlander tem tudo para agradar tanto os fãs mais ferrenhos da Gabaldon quanto aqueles que apenas agora estão se aventurando pela série. Se ainda não conferiu, pode acreditar, está perdendo uma grande história. O negocio é bom demais.

8 comentários:

  1. Oi, Jeferson!
    Bem-vindo de volta, é um prazer tê-lo lá no blog novamente! :D
    E sobre esse post: nossa, adorei. Lembro de ter lido sua resenha sobre essa série literária e fiquei empolgadíssima com a história. Como ando meio sem tempo e o livro é extenso, fiquei super animada com a possibilidade de assistir à série!
    Abraços,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih,

      Espero que tenha conseguido ver algo dessa série. Ela se manteve ótima e vale muito a pena.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Jefferson!
    Nossa, preciso assistir logo o piloto! Haha
    Eu li o livro como você você bem sabe e gostei. Confesso que esperava mais do desfecho, mas gostei no geral.
    Achei um pouco irreal o fato de o Jamie ter aguentado todos aqueles sofrimentos que passou. A meu ver, nenhum ser humano aguentaria. Mas ainda assim o amei.
    Adorei saber tuas impressões e espero gostar assim também.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lira,

      Espero que você já tenho conseguido ver o piloto. Essa série tá o máximo e vale muito a pena.

      Abraços!

      Excluir
  3. Outlander é só amor! S2 Tenho que te agradecer, Jeferson. Pois se não fosse pela sua resenha do livro talvez não tivesse começado a série. Outlander já é uma das minhas queridinhas assim com Claire já entrou pra lista de heroínas e Jamie de adorados. [rs] E quero ver ser se consigo o primeiro livro logo. Ótimo texto.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Obrigado. Fico feliz por ter sido útil a te ajudar a escolher. É uma série incrível mesmo. Não vejo a hora dela retornar em Abril.

      Abraços!

      Excluir
  4. Jef, as meninas têm falado dessa série com bastante empolgação. Não conheço o livro e gostaria de ler antes de assistir, mas é meio impossível no momento. hehe Vou tentar me segurar, mas não sei se vou conseguir não assistir.
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Kell,

      Ah, se puder ler o livro primeiro leia sim. È genial. A série também, sem comentários. Tudo de primeira, hehehe.

      Abraços!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!