Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
4

[ RESENHA ] Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

Título Original: Daughter of Smoke and Bone
Trilogia: Feita de Fumaça e Osso
Autor: Laini Taylor
Ano: 2012
Gênero: Fantasia
Editora: Intrínseca
Número de páginas:  384
Nota pessoal:  5/5

“Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram. A história não acabou nada bem”  Pág. 07

E realmente não acaba... mas este é o final e não vamos começar por ele. Talvez deva iniciar essa resenha dizendo o quanto essa história me agradou. Uma fantasia diferente, com alguns poucos clichês, mas que está longe de se ater a eles. Estou falando de Feita de Fumaça e Osso, da escritora americana Laini Taylor.


Karou tem 17 anos e estuda Arte em Praga, mas talvez essas sejam as duas únicas coisas em sua vida que beiram a normalidade. Seus cabelos são azuis e como ela faz questão de afirmar, nascem naturalmente assim. No corpo ela tem várias tatuagens, algumas das quais não recorda ter feito. Não conheceu os pais e foi criada por um grupo de seres que faria qualquer humano gritar: Monstro,demônio!

Não Para Karou. Brimstone, Kishmish, Issa, Yasri e Twiga. Parte humano, parte animal. Eles são Quimeras. A única família que Karou conheceu. Eles a acolhera, cuidara dela. Em troca ela realiza algumas missões para Brimstone. Viaja o mundo através de portais, recolhendo dentes. Ele a paga com shings, artefatos capazes de realizar desejos médios.

Ela não sabe qual a finalidade de suas missões, nem para que Brismstone utiliza os dentes. Mas aquela era a única vida que conhecia, até que tudo muda... Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras surgem nos portais, feitas a fogo por serem alados.  É o primeiro sinal de mais uma batalha da guerra que já dura séculos.

Pouco depois os portais são incendiados. Karou fica de fora. Sem acesso a Brimstone, sem missões e com um misterioso anjo em seu encalço. Akiva tentou matá-la, mas algo o deteve. Alguma coisa que ele não conseguia explicar. Agora os dois estão confusos, sedentos por respostas e unidos por uma inexplicável atração. Atração que pode resultar na devastação de ambos... mais uma vez.

 “- Não, não foi Kaz. Os cortes foram feitos por uma espada, quando um anjo tentou me matar na sexta á noite. No Marrocos. Céus, isso deve ter aparecido no noticiário. Então, tinha um cara-lobo, que pensei que estivesse morto, mas não estava mesmo. O restante foi Brimstone quem fez. E, hã, tudo no meu caderno de desenhos é verdade. – Ela estendeu os pulsos, alinhando suas tatuagens de forma que se podia ler: história verídica. – Está vendo só? É uma dica.” Pág. 129

* * *

A principio julguei que esse seria apenas mais um YA sobrenatural pautado em um romance tórrido entre anjos e demônios. Tanto que nem dei muita importância na ocasião do lançamento. Já estava cansado do clichê de dois seres de raças opostas que se apaixonam e não podem concretizar esse amor. Mas conforme as resenhas foram saindo, todas com um quê de surpresa e encantamento, resolvi olhar mais atentamente para a obra da Laini Taylor. E que bom que fiz isso. Amei esse livro. Todo ele. Vejam bem, não é como se os clichês não existissem, eles estão lá, mas como disse na introdução, a coisa vai muito além disso.

Karou, a protagonista, não está entre minhas personagens preferidas, achei que lhe falta um pouco de impetuosidade, mas ainda assim gostei dela logo de cara. Inteligente, destemida e com uma aura de mistério. Ela não sabe quem é, de onde veio, nem qual o objetivo das missões que realiza. Brimstone mantém seus segredos muito bem guardados, e arrancar algo dele é uma tarefa praticamente impossível.

E confesso que isso é uma das coisas que mais gostei no livro. O mistério por trás dos dentes. Passei um bom tempo imaginando o que o Mercador de Desejos fazia com eles, para que os usava. A autora criou uma mitologia muito interessante, onde anjos e demônios estão a séculos em guerra. Não existe vilão ou mocinhos definidos. Ambos os lados tem sua parcela de culpa, ambos defendem seus ideias e ninguém sabe mais ao certo como tudo começou. Quando finalmente resolve lançar luz sobre os mistérios abordados, Laini Taylor não decepciona. É tudo muito bem explicado e pautado no enredo. Não falarei mais para evitar spoilers.

Sobre o romance, ele ganha destaque apenas na segunda metade do livro. Karou encontra Akiva, um anjo lindo e irresistível, ele tenta mata-la, mas algo o detém. Até ai torci um pouco o bico e pensei que seria mais um daqueles amores à primeira vista, mas até isso a autora fundamenta muito bem. Tem todo um motivo por trás da atração entre os dois, motivo esse que está intrinsicamente ligado ao plot principal da trama.

A edição tá linda. Amei algumas marcações que aparecem entre alguns capítulos, com um pequeno texto que nos direciona a um novo momento da história. A escrita da autora é ótima, os personagens para lá de interessante, a mitologia inovadora e a trama muito bem construída. O final então, é de deixar todo mundo de queixo caída. Então, tem duvidas se recomendo? Leiam!

Trilogia Feita de Fumaça e Osso:

Livro 01
 - Feita de Fumaça e Osso
Livro 02 - Dias de Sangue e Estrelas
Livro 03 - Dreams of Gods & Monsters (ainda não lançado no Brasil)

4 comentários:

  1. Cara, quero muito ler esse livro! A primeira vez que vi a capa fiquei curiosa, mas assim como você achei que era mais uma compilação de clichês. Mas as resenhas diziam que não e cada uma me deixava mais curiosa que a outra. E agora, com seu aval, Jeferson, preciso desesperadamente ler. Mas com minha pilha de 40 livros que não diminui... :/ Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabi,

      Ah, sua fila nem tá tão grande assim, a minha conta com quase setenta não lidos. Isso dá um certo desespero né? Mas quando puder leia sim, é muito legal e inovador. Vou ver se começo o livro 2 esses dias. Fico feliz por ter gostado da resenha.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Oi, Jef!!
    Já li resenhas, gosto da capa, mas não tinha me interessado muito por ele, talvez por ser série e tal. Ando cansada delas, geralmente os primeiros livros são bons e depois vai decaindo. Mas fiquei intrigada com sua resenha. Se surgir oportunidade, lerei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei Jeff

    Este livro é muito bom, eu adoro a mitologia, a autora conseguiu realmente inovar comparando com tantos YAs que a gente lê.
    abs

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!