Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
15

[ RESENHA ] A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

Título Original: Outlander
Série: Outlander
Autor: Diana Gabaldon
Ano: 2004
Gênero: Romance Histórico
Editora: Rocco
Número de páginas:  734
Nota pessoal:  5/5

“Não conseguiria dizer realmente se perdi a consciência, mas sem dúvida não tive noção de mim mesma durante algum tempo. “Acordei”, se essa for a palavra, quando tropecei numa pedra perto da base do monte. Praticamente resvalei pelos poucos metros restantes e acabei num espesso tufo de capim ao pé da colina. Sentia-me enjoada e tonta. Arrastei-me até um aglomerado de carvalhos novos e apoiei-me contra um deles para me equilibrar. Havia uma gritaria confusa perto dali, que me fez lembrar dos sons que eu ouvira, e sentira, no círculo de pedras. Não havia, entretanto, o tom estridente de violência inumana. Aquele era o som normal de conflito humano e eu segui em sua direção.”  Pág. 51

O livro de hoje excedeu todas as minhas expectativas e de cara se tornou um de meus preferidos de todos os tempos. Falar sobre ele e no quanto essa narrativa mexeu comigo, mesmo quase duas semanas depois de ter virado sua ultima página, ainda é uma tarefa difícil. Acontece que não é fácil colocar em palavras o quanto essa obra é maravilhosamente bem escrita, o romance lindamente construído e a trama diabolicamente intrincada. Mas vou tentar me aproximar ao máximo da grandeza de tudo isso. Estou falando de A Viajante do Tempo, primeiro volume da série Outlander de Diana Gabaldon


Escócia, ano de 1945. Embora casados há oito anos, Claire e Frank Randall mal tiveram tempo de construir uma vida juntos. Em meio aos tormentos da Segunda Guerra Mundial, cada um foi enviado para um lado. Mas com o fim dos conflitos, eles decidiram que era hora de recomeçar. E assim partem para uma segunda lua de mel nas Highlands, região montanhosa escocesa.

Encantados com o local, os dois se divertem a seu modo. Frank, sempre munido de dezenas de livros e muitos papéis, dedica boa parte de seu tempo a traçar sua árvore genealógica, enquanto Claire se aventura pelos arredores. É num desses passeios que ela descobre a existência de um antigo monumento de pedras.
Ciente da paixão do marido por história, ela divide com ele sua descoberta e juntos decidem visitar novamente o local. Lá, escondidos entre arbustos, eles testemunham um ritual. Respeitadas senhoras do povoado dançando entre as pedras ao som de brados antigos. Mas antes que sejam vistos, eles deixam o monumento megalítico.    

Intrigada com uma misteriosa planta que vira na base de um dos pilares de pedra e instigada pelo marido a voltar, Claire retorna ao circulo. Dessa vez algo diferente acontece. As pedras gritam. Um som horrível de muitas batalhas, homens morrendo e cavalos feridos. Ela sente como se o mundo estivesse girando, virando pelo avesso, enquanto seu corpo parecia cair vertiginosamente. Até que as rochas se calam e tudo que resta é o barulho bem próximo de conflitos humanos.

Quando ela deixa o monumento, as coisas estão curiosamente estranhas. Homens corriam de kilts feito demônios.  Escoceses de cavalo entoavam canções em gaélico enquanto lutavam contra ingleses de caso vermelho. Então lhe ocorreu o óbvio. Tudo aquilo certamente não passava de algum filme romântico sobre a realeza escocesa.

Não tarda para ela descubra que a realidade é bem diferente daquilo que imaginara. Em meio ao caos Claire é sequestrada por um escocês com cara de poucos amigos e antes que perceba se vê em uma cabana de pedras cheia de homens. Mas ela mal tem tempo de absorver sua situação. Um entre eles está ferido: Jamie Alexander Malcolm Mackenzie Fraser, um jovem ruivo, viril e musculoso.

Claire não se faz de rogada e coloca as mãos a obra, cuidando do ferimento do rapaz da melhor maneira possível e dando ordens a todos ao redor. Seus quatros anos servindo como enfermeira na Segunda Guerra Mundial a preparara para situações como aquela. Uma pena que também não a tenha preparado para lidar com o que viria a seguir. Claire Randall definitivamente não estava em sua época. Perplexa ela descobre que o monumento de pedras a trouxera para 1743, mais de 200 anos antes de seu tempo, num momento especialmente conturbado nas Highlands escocesas.

Impedida pelas circunstâncias de retornar ao monumento e voltar ao seu próprio tempo, Claire se vê presa numa época com costumes completamente diferentes dos quais se habituou. Ali ela precisará resistir a autoridade tirana de vários homens poderosos, manter guardado o segredo sobre sua origem, encarar o populacho local que vê suas técnicas de medicina como bruxaria, ficar bem longe de um ancestral sádico de seu marido e lidar com a atração a cada dia mais latente pelo jovem soldado Jamie Fraser.
Em meio a tudo isso, retornar ao monumento de pedras e tentar por meio dele voltar a 1945 parece uma possibilidade a cada dia mais remota. Mas no fim das contas, será que ela realmente deseja retomar sua antiga vida?
“- Está doendo agora?
- Está – respondeu laconicamente.
Ótimo – retruquei, completamente irritada. – Você merece. Talvez isso lhe ensine a não sair por aí correndo, sequestrando mulheres e matando pessoas e... – senti-me ridiculamente a beira das lágrimas e parei, lutando para me controlar.
Dougal estava ficando impaciente com aquela conversa.
-Bem, você consegue manter um pé de cada lado do cavalo, rapaz?
-Ele não pode ir a lugar algum! – protestei, indignada. – Ele devia estar no hospital! Certamente não pode...
Meus protestos, como sempre, foram completamente ignorados.
-Pode montar? – Dougal repetiu.
-Sim, se você tirar a moça de cima do meu peito e me arranjar uma camisa limpa.” Pág. 76

* * *

Ufa! Desculpem a sinopse imensa, mas acreditem, isso é apenas a ponta do iceberg. Acontece muita coisa nesse livro. Muita coisa mesmo. Algumas delas eu nem conseguia acreditar. Uma obra fantástica escrita por uma maravilhosa escritora.

Antes de ter esse livro em mãos, talvez por se tratar de um romance histórico, tinha a impressão que seria uma leitura mais densa, com uma linguagem rebuscada e uma história mais difícil de compreender. Mas não. A narrativa de Diana Gabaldon é fluida e fácil de ser lida. Sua prosa é interessante e misteriosa. Ela é tão talentosa que consegue falar de diversos assuntos no decorrer da trama sem entediar o leitor.

Isso sem dúvida deixa a narrativa mais rica. Achei todas as informações sobre medicina, política, intrigas, pecuária, cultura, cultivo de ervas e mitologia bem interessantes. Curioso com os fatos históricos citados, resolvi fazer algumas pesquisas e constatei que eles se encaixam perfeitamente na trama. E tudo isso ainda nem é a melhor parte, pois nem falei sobre o que mais me cativou: os personagens. Principalmente o casal protagonista.

Primeiro vocês precisam saber que protagonistas femininas fortes me ganham. Sou apaixonado por Hermione, Lisbeth, Daenerys, Katniss. E a senhorita Claire Randall conquistou seu lugar entre elas. Ela é uma mulher á frente de seu tempo mesmo antes de ser jogada no passado. Irônica, sarcástica e destemida, raramente se queixava, mesmo em meio a uma confusão que deixaria qualquer outro maluco. Ás vezes morria de rir com seu humor negro. E olha que ele sempre se manifestava nos momentos mais inusitados. Enfim, não é daquelas protagonistas que enchem o leitor de preguiça ou que perdem tempo com coisas desnecessárias. E o melhor aqui, ela não é a mocinha virgem e inexperiente. Ao contrário, a safadinha inicialmente é quem ensina “tudo” ao Jamie. Embora ele não fique por baixo por muito tempo. São muitas cenas quentes protagonizadas pelos dois, intensas ao ponto de desbancar muito romance erótico de sucesso por aí, mas sem apelar para a repetição ou vulgaridade.

E por falar em Jamie Fraser, o rapaz simplesmente arrebata corações por onde passa. Desejo de consumo de 11 em cada 10 leitoras (podem perguntar a Nanda ou a Mandy), ele é uma mistura bem dosada de gentileza e brutalidade. O rapaz é um demônio em batalha, mas quando se trata de assuntos mais íntimos, ele até cora! Existe todo um mistério sobre seu passado que vai sendo descortinando ao longo do livro. Quem ele é, qual seu papel entre os membros do Clã Mackenzie e qual sua relação com o infame Capitão inglês Randall. Tudo muito interessante.

Sobre o romance que surge entre os dois, é simplesmente lindo! Acho que nunca li um livro com um casal tão perfeito. Tudo começa aos poucos e sem pressa. Algumas farpas trocadas, uma ou outra brincadeira carregada de tensão sexual até que para salvar a vida Claire é obrigada a se casar com Jamie. Ele se entrega por completo, ela se mantém com algumas ressalvas. Mas pouco a pouco a atração se torna irresistível demais. E não é só sexo. Algumas cenas são de suspirar. Em outras é impossível não derramar algumas lágrimas. É perfeito demais.

Enfim, tem muito mais coisas a comentar e outros personagens dos quais falar, mas irei parar por aqui. Estou sofrendo por que o segundo volume está esgotado em todas as livrarias virtuais.  Já estive em algumas físicas e nada. Até a Rocco já não tem nenhum exemplar disponível. Como os livros estão sendo adaptados para uma série de TV, tenho esperanças que a editora relance, caso contrário o jeito vai ser comprar a edição de Portugal.

Agora é a parte onde eu digo que todo ser humano precisa ler essa série. E nem adianta dizer que ela é imensa, que a fila de não lidos está interminável, que os livros são caros e difíceis de conseguir. Sim, tudo isso é verdade. Mas tenham certeza, todo o esforço será recompensado. Essa é uma daquelas histórias que uma vez lida, sempre terá lugar cativo na estante e no coração do leitor. 

Série Outlander:

Livro 01 - A Viajante do Tempo
Livro 02 - A Libélula no Âmbar
Livro 03 - O Resgate no Mar (Parte 01 e 02)
Livro 04 - Os Tambores do Outono (Parte 01 e 02)
Livro 05 - A Cruz de Fogo (Parte 01 e 02)
Livro 06 - Um Sopro de Neve e Cinzas (Parte 01 e 02)
Livro 07 - Ecos do Futuro (Parte 01 e 02)
Livro 08 - Written im my own heart's blood (Ainda não lançado no Brasil)

15 comentários:

  1. Oi, Jef. O último parágrafo é para mim? "E nem adianta dizer que ela é imensa, que a fila de não lidos está interminável, que os livros são caros e difíceis de conseguir". hahahaha Quando vi quantos livros são meus olhos arregalaram. Mas fiquei encantada com sua resenha, com sua empolgação com o livro. Parece mesmo ótimo. Fiquei empolgada.
    Entrará para minha lista de desejados, mas não posso fazer promessas de quando lerei e/ou comprarei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen,

      Hehehehehe, Ah, mas sério, essa série é fodástica. Vale a pena ler. Muito linda.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Só o título já tinha me interessado, AMO viagens no tempo. Mas essa sua resenha Jeferson... Estou sim com uma lista infindável de livros pra ler, mas essa série já entrou pra lista. Pena saber que os livros são tão difíceis de achar e caros. Mas já que vai virar série de TV (será que vou assistir? Hahaha), talvez isso mude.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Essa série realmente é imperdível, se tornou uma das minhas preferidas. A boa notícia que soube recentemente é que ela será relançada por outra editora, então já podemos comemorar, pois os livros terão uma acessibilidade maior.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Quem não ama mulheres fortes como protagonistas? Também sempre me encanto por elas, por sua força e coragem, e claro que virei fã da Claire. Mas foi Jamie quem arrebatou meu coração. Não me apaixonava assim por um mocinho a muito tempo, foi amor à primeira página, digamos haha. E ele só cresceu no decorrer do livro. Enfim, amei tudo. Personagens, narrativa, desenvolvimento... Agora é esperar ter grana suficiente pra completar a coleção.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Realmente perfeita essa série. Não tenho críticas negativas a fazer. E Jamie e Claire, muito perfeitos!

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Ei Jeff

    Acho que a melhor resenha que já li aqui, devorei tudo e até parece que eu nem sabia tudo sobre o livro hehe.
    Eu amo demais esta série, preciso ler logo o 3, eu tenho os livros, mas falta é tempo mesmo.
    Agora sobre os livros, vc viu que a Arqueiro comprou os direitos e vai relançar tudo? http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2014/02/novidade-serie-outlander-sera-lancada.html
    A rocco vacilou eu acho, com a série de TV vai bombar os livros rs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Obrigado. Mas essa série é muito boa. Então para falar dela tem que caprichar na resenha mesmo. Nossa, fiquei muito feliz em saber que a Arqueiro está relançando os livros, só espero que não demores. Já estou sofrendo de abstinência da Claire e do Jaime.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Oi, Jeferson!

    Uma amiga me mandou esse livro em pdf essa semana e me recomendou muito, dizendo que vale a pena vencer o grande número de páginas. Lendo a sua resenha, fui me lembrando da história e lembrei que já procurei a respeito por ter achado super interessante!
    Parece ser uma história bem diferente e bem construída. Mas admito que fiquei com um pouco de pena do marido da Claire do presente hahaha!
    Abraços!

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla,

      Olha, antes de conhecer o Jaime até tive pena do Frank também. Mas quando a coisa começa a acontecer no passado, pode ficar tranquila que você mal vai lembrar do cara, hehehe. Leia sem receios quando puder, é um livro muito lindo.

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    Nossa!!!
    A cada dia me surpreendo mais com suas resenhas. Cada uma melhor do que a outra. Essa demonstrou tanta paixão!!! Você conseguiu passar para mim todo o sentimento que teve com a leitura. Nem tenho nada para comentar sobre esse livro tão maravilhosos que eu não conhecia e que ficarei louca para ler depois da sua intimação!!!!!!!
    Parabéns pela resenha que ficou maravilhosa.
    Amei essa história, adoro romances épicos e históricos também.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,

      Fico feliz por você ter gostado. Isso me deixa com a sensação de dever cumprido, porque na verdade meu desejo é que todos leiam esse livro espetacular. Obrigado pelo seu carinho querida!

      Abraços!!!

      Excluir
  7. Pela propaganda que você fez, parece ser um livro realmente muito bom
    E não adianta negar que a série é enorme e estou com uma pilha enorme de livros para ler
    Portanto não vou poder encaixar nesse semestre, mas irei colocar na lista ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela,

      Fico feliz por você colocar na lista. O livro é muito bom e vale todo tempo investido.

      Abraços!!!

      Excluir
  8. Tenho quase certeza que essa série será relançada pela Saída de Emergência o que me deixou muito feliz com a noticia já que eu não consigo achar os volumes iniciais dessa série de troca ou por um preço acessível. Quero ler porque fiquei com a impressão de que é um livro diferente e bem escrito, com uma narrativa que te prende. Espero poder ler logo!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!