Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
14

[ RESENHA ] Radiante - Alyson Noël



Título Original: Radiance
Série: Riley Bloom
Autor: Alyson Noël
Ano: 2011
Gênero: Infanto-Juvenil / Fantasia
Editora: Intrínseca
Número de páginas:  174
Nota pessoal:  3/5

“A maioria das pessoas pensam que a morte é o fim.
O fim da vida – dos bons tempos – o fim de... bem, praticamente tudo.
Mas essas pessoas estão enganadas.
Completamente enganadas.
Eu sei muito bem. Faz quase um ano que morri.”  Pág. 08

A escritora Alyson Noël é famosa pela série sobrenatural Os Imortais. Dela surgiu um Spin-off que conta a história de Riley Bloom, irmã da protagonista da série orginal, morta em um acidente de trânsito. Particularmente nunca tive inclinação a ler nenhuma das duas, mas depois de ganhar o terceiro volume do Spin resolvi encarar. Hoje conto a vocês o que achei de Radiante.


Riley Bloom está morta há quase um ano, mas aparentemente pouca coisa mudou. O curioso é que mesmo estando morta, ela sentia-se até mais viva. Podia pular mais alto, correr mais alto e até atravessar paredes se quisesse. Bem, essa ultima parte pode ser considerada uma mudança. E foi isso que lhe fez compreender que algo estava acontecendo. Algo sério.

Em um momento seu pai dirigia por uma estrada sinuosa enquanto Riley ouvia seu iPod e era perturbada por Ever, sua irmã mandona e irritante e no outro estavam em um lugar completamente diferente. Todos: seu pai, sua mãe, até mesmo seu cão Buttercup. Todos menos Ever.

Depois de passar algum tempo presa entre dois mundos, Riley finalmente encontra o caminho para Aqui, onde o tempo será sempre Agora. E lá começa sua nova “vida”, mas não sem antes passar pelo dia do julgamento.

Diante de toda sua existência, Riley percebe que poderia ter empregado seu tempo de forma mais útil. Com base nisso e em sua forte ligação com o plano terreno, ela é designada para se tornar uma Apanhadora de Almas, uma espécie de guia para aqueles que morreram e não conseguiram encontrar o caminho para o Aqui.

Assim Riley parte junto a Bodhi, um garoto meio bobo que age e se veste de forma antiquada, e Buttercup, seu inseparável cão para a primeira missão. Eles retornarão a terra e precisarão convencer o Garoto Radiante, que há anos assombra um castelo na Inglaterra a seguir adiante. Muitos outros apanhadores já tentaram e fracassaram. Mas o menino fantasma nunca enfrentou alguém tão teimoso e persistente quanto Riley.

“Mas logo após dizer aquilo, percebi que ele não estava rosnando para a mulher.
Havia alguém atrás dela.
Alguém que se aproximava dela e do marido por trás.
Alguém que brilhava tanto que o quarto se iluminou.
Alguém que só poderia ser descrito como...
Radiante.” Pág. 76

* * *

Tá aí um livro que achei que não iria gostar e acabou por me surpreender positivamente. Talvez tenha acontecido pelo fato das expectativas estarem lá embaixo quando comecei a ler, mas a verdade é que me peguei curtindo mais e mais conforme avançava na leitura.

A Riley é uma protagonista interessante. Claro, algumas passagens denotam um certo tom de infantilidade e imaturidade, mas isso pode ser relevado se considerarmos a idade dela. No mais a garota é destemida, petulante e um pouco rebelde. 

O conceito de paraíso que a autora adota é bem interessante. Em minha infância costumava frequentar igrejas evangélicas com minha família e não me culpem por blasfêmia, mas quando diziam que no céu apenas louvaríamos a Deus eu achava que seria tão entediante. Mas a Alyson Noël o define com um lugar onde poderemos finalmente nos dedicar as coisa que sempre amamos. Ai ai, até já me vejo lá, cercado de livros e com um telão enorme a disposição para ver filmes e séries. Sim, pois essa é minha ideia de paraíso. 

Também gostei do desenvolvimento da história. Em certo momento cheguei a pensar que a autora não iria revelar o que aconteceu ao Menino Radiante para que ele ficasse preso aquele castelo, mas felizmente toda história é destrinchada e é dado até mais do que o pedido. Embora seja uma série, o final é bem redondinho, então você não fica tão refém das continuações.

O livro em si é fininho e com capítulos curtos, então rapidinho eu li. Enfim, não é algo que entrou para os meu favoritos, nem que traz nada de novo ou fenomenal, mas me manteve entretido e ligado na história.


Série Riley Bloom:

Livro 01 - Radiante
Livro 02 - Luminoso
Livro 03 - Terra dos Sonhos
Livro 04 - Murmúrio

14 comentários:

  1. Hey, Jef. Eu só li o primeiro de Os Imortais e nem lembro mais direito da história. Tenho o segundo livro em casa há tempo e não li. Já li tanta coisa ruim sobre os livros e sobre a personagem que vira ou é insuportável que nem deu vontade. Aí meio que peguei gana da autora mesmo, não tenho vontade de ler nada dela. Apesar de os precinhos camaradas me tentarem às vezes.
    Fico feliz que tenha gostado. Porque nada é pior do que um dos nossos maiores prazeres ser transformado em chato ou ruim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      Também tinha muito receio de ler algo da autora, mas era tanta critica negativa que resolvi deixar de lado. Mas como ganhei o terceiro volume em um sorteio do VL, resolvi comprar os demais e ler de uma vez. E acabei gostando.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ei Jeff

    Acho que só não li o quarto rs, mas sou muito fã da série não. A menina é divertida, mas ela nunca aprende nada, é tão pentelha, fico com preguiça kkkkkk.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nan,

      Ah Deus, e olha que ainda falto ler os três volumes seguintes. Espero continuar gostando.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Adorei sua ideia do paraíso haha. Eu não leria essa série. Alysson Noel me traumatizou legal com Os Imortais, nossa fiquei muito frustrada e decepcionada com o desenvolvimente (ou falta de) daquela série e peguei aversão à autora! Kkkk por mais que a Riley tenha sido uma das unicas personagens que realmente me cativaram, vou passar essa leitura.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Também não tinha intenção de ler nada da autora, mas como ganhei um dos volumes numa promoção, resolvi encarar. Vou ler os demais, apenas espero que a autora também não me traumatize nesse meio tempo, hehehe.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Esse eu li! Até gostei e fiquei com vontade de ler as continuações e a série original. Acontece que emprestei pra uma pessoa que não me devolveu e que perdi contato, e como teria que comprar esse de novo acabei desanimando. :/ Mas é um livro bonzinho sim, tem uns trechos bem bonitos. Gostei da forma como a autora usou a visão espírita do Paraíso para criar Aqui e Agora. Tive criação católica, mas gosto de manter a mente aberta e creio que podemos tirar o melhor de qualquer religião ou crença se estivermos dispostos. Ótima resenha, me fez pensar na possibilidade de resgatar o plano de ler os livros da autora.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Estou pensando seriamente em não fazer mais empréstimos. Nossa, o povo pega nossos livros, passam seis meses com eles e ainda não devolvem. Aff! Que bom que você gostou da resenha. Também planejo ler os volumes seguintes.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Oi Jeferson!
    Adorei a resenha. =D
    Tenho o primeiro volume de Os Imortais, mas nunca me chamou a atenção. A história de Riley me pareceu muito mais inovadora e interessante. =)
    Abraços,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih,

      Os Imortais também nunca chamou minha atenção. Para falar a verdade, nem essa chamou, mas como ganhei em uma promoção resolvi ler. E até gostei. Quando puder leia sim, mas sem grandes expectativas.

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Nunca li nenhum livro da Alyson Noël mas confesso que morro de curiosidade. Não sabia que esse livro era do spin-off de Os Imortais e nem sabia do que se tratava, gostei da resenha, achei bem interessante!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claris,

      Realmente é interessante. Comecei a ler sem esperar muito e no fim foi uma grata surpresa.

      Abraços!!!

      Excluir
  7. Já li esse livro, achei demasiadamente chato e a obra toda uma encheção de linguiça.
    A autora não tinha fatos para narrar e ficou enrolando o livro todo, uma grande decepção.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Queria comprar este livro mas pensei que seria perda de tempo, mas vou pensar no assunto e ver se compro kkk.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!