Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
8

[ RESENHA ] Os Adoráveis - Sarra Manning

Título Original: Adorkable
Gênero: Romance
Autor: Sarra Manning
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 384
Nota pessoal:  4/5

“Meus dedos voavam sobre as teclas, enquanto escrevia meu primeiro tuíte da noite. Então o enviei e, em dez segundos, alguém o respondeu.
E, desse modo, não estava mais sozinha.” Pág. 32

Um romance diferente de todos os outros que já li. Os Adoráveis de Sarra Manning me fisgou por ser atual, descolado e divertido. Mais principalmente pela personalidade única da protagonista. A Jeane é tão singular que certamente fará você amá-la ou odiá-la logo de cara. Fiquei com a primeira opção!

Com apenas 1,50 metros de altura, Jeane Smith, 17 anos, é uma garota bem pequena para sua idade. E se não bastasse ser baixinha, ela ainda é dona de um corpo estranho e compacto de modo que, se não fossem pelas suas roupas diferentes, pelo cabelo cinza ferro – que deveria ser branco – e o batom vermelho, ela poderia se passar por um garoto gordinho de 12 anos.

Não que isso seja problema para ela. Afinal, Jeane está muito bem consigo mesma e qualquer um que ousasse tentar tirar sarro com sua cara seria imediatamente fuzilado. Além disso, ela tem coisas muito mais importantes com as quais ocupar seu tempo. Jeane é dona do blog Adorkable, que fala sobre estilo de vida, ou melhor, sobre o estilo de vida dela. E até já ganhou prêmios importantes, como o “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo The Guardian e um Bloggie Award. Agora, se tem algo que Jeane jamais faria, seria olhar duas vezes para um cara superficial como Michael Lee.

Sim, Michael Lee. O popular! Os garotos queriam ser como ele. As garotas o queriam. Ele era a estrela da escola. Tinha cérebro o bastante para disputar com os geeks, era o capitão do time de futebol diante do qual todos os esportistas se ajoelhavam e seu falso moicano mais seu All Star cuidadosamente desgastado também lhe permitia andar no meio da galera indie. Ele era tão lindo que até havia uma ode as maças de seu rosto no banheiro feminino no segundo andar da escola. Mas para Jane, por ser popular e por se dar bem com todos, Michael abdicou de sua personalidade, se tornando uma pessoa sem estilo. Isso sem contar que ele depende dos pais e compra roupas de marca produzidas em massa por criancinhas asiáticas.

Eles se odeiam e não têm absolutamente nada em comum, com exceção talvez dos ex-namorados: Scarlet Thomas, a garota sem graça e com voz irritante, ofegante e infantil. Agradável no olhar e nada exigente no cérebro. E Barney. Nerd, muito branco e com cabelos cor de marmelada que brilham feito chamas quando está ao sol. Ambos diferentes, mas que por acaso se apaixonam.

Michael Lee culpa Jeane por não manter o namorado na linha, a ponto de ele roubar sua namorada. Ele odeia seus cabelos grisalhos, suas repugnantes roupas de poliéster, a forma como ela deseja que todos a notem. Ele odeia o fato de que tudo que ela diz é sarcástico e maldoso. Jeane o despreza. Para ela ele não passa de alguém superficial e sem personalidade.

Até que por puro acaso ele se beijam. Um erro que certamente não voltaria a acontecer. Eles são diferentes. Se odeiam. Mas veio o segundo beijo, e o terceiro. E de repente parar de beijar um ao outro não era uma opção.

“Talvez eu tenha beijado Jeane porque isso a faria calar a boca. Ou aquela pode ter sido a maneira mais fácil de lhe mostrar que eu não era quem ela pensava que eu era, que realmente podia haver algumas profundezas ocultas em mim, no final das contas. Mas tenho a terrível sensação de que a beijei porque queria.” Pág. 110

* * *
Quando li a resenha que a  Nanda fez desse livro, senti que ali estava algo que eu não poderia deixar passar. Assim, ao visitar o stand da Novo Conceito na Bienal do Livro aqui da Bahia, comprei meu exemplar. E me diverti horrores com a Jeane.

Bem, vocês devem estar se perguntando o que a Jeane tem de especial. Permitam que eu lhes diga. Ela é uma blogueira e apenas isso já me ajuda a amá-la. Mas não para por aí. Ela Ministra palestras por todo o mundo e seu estilo peculiar, por que francamente nunca vi ninguém se vestir daquela forma, rende tanto admiração como repúdio. Ela ainda é inteligente, petulante, convencida e uma diva da internet com seu mais de meio milhão de seguidores no twitter.

Mas apesar de tudo Jeane é uma garota solitária. Vive sozinha, já que seus pais são inaceitáveis. Sua irmã Bethan é a única pessoa com quem pode contar para falar de coisas profundas, mas ultimamente isso tem sido feito apenas pelo Skype, já que ela está em outro continente fazendo residência e curando criancinhas doentes. Os colegas da escola não contam, pois para ela eles esbanjam mediocridade.

Até que surge Michael Lee. Bonito, popular e comum. E tudo que Jeane quer dele é distancia. O interesse do Michael por ela, embora não admita, é genuíno. O modo completamente diferente dela de ver o mundo, seu estilo peculiar, a língua afiada. Isso tudo o faz odiá-la, mas também querer estar sempre perto dela. É uma confusão.

Devo confessar que mesmo a amando, em alguns momentos a Jeane me deu nos nervos. Principalmente quando agia como uma vaca estúpida com o Michael. Bastava algo dar errado em algum de seus trabalhos que ela descontava nele impiedosamente. E o coitado, todo fofo, tentava ignorar o mau humor ou as tacadas que tomava. Raiva dela nesses momentos.

Nessa altura vocês já devem ter percebidos que tudo nesse livro gira em torno da Jeane, então vou aproveitar a oportunidade para fazer um adendo. Ela é adorável, inteligente, sarcástica e divertida. Mas não deixa de ser arrogante, egocêntrica, egoísta e mal humorada e isso pode fazer com que alguns leitores tomem birra da personagem. E se esse for o caso, a história não vai funcionar para você.

Mas por favor, não se deixam levar pelo lado negro da protagonista. Leiam, se encantem com essa divertida história e tentem entender a Jeane. Tenho certeza que se olharem pelo ângulo certo e ignorarem uma ou outra estupidez cometida, vocês irão achá-la tão encantadora quanto eu achei.

8 comentários:

  1. Oi Jeferson! Conheci seu blog por acaso e gostei bastante de ler sua resenha.
    Primeira vez que li uma resenha desse livro e me interessei pela leitura. Será mais um para a lista de desejados kkkk
    Fique à vontade para conhecer meu blog.
    Bjos

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samy,

      Que bom que gostou, volte sempre que desejar. Ah e leia sim, a Jeane é uma verdadeira figura.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. OI Jeferson,
    tudo bem?
    Depois me adiciona lá no face (estou como cila-leitora voraz), é que gostaria de avisar que abriu inscrição para parceria com editora: https://www.facebook.com/grupopensamento, se for do seu interesse passa por lá e se inscreve.
    Quanto a sua resenha:
    gostei muito do que escreveu, realmente não sei se a admiro ou se a odeio. Não gosto da atitude dela com as pessoas, achar que todos além dela são medíocres, acho que estou mais para odiá-la.
    E tratar o rapaz dessa forma, sem motivo algum, também não me agradou.
    Mas leria o livro assim mesmo, pela história e por toda a sua empolgação.
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom? Prometo não deixar que os defeitos da protagonista afetem minha leitura.
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas realmente li resenhas negativas sobre ele.
    Espero gostar da história, pois irei ler sem muitas expectativas.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei Jeff

    Ah este livro é fofo, a Jeane é uma ogra mesmo as vezes, mas eu achava era engraçado quase tudo rsrsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Próximo da lista para 2014, super ansiosa para conhecer Jeane.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jeferson ;)
    AMEI a resenha! Estou louca pra ler algo leve e fofo e o livro me parece perfeito pro que eu quero!
    Me lembrou aquelas comédias românticas antigas que valiam a pena!!!
    Adoro protagonistas com a língua afiada e se forem sarcásticas e estilosas então já gosto de cara ;))) Por outro lado o lado "negro" dela parece incluir tudo que eu odeio em uma protagonista... Jeane parece ser o tipo que eu adoro e/ou odeio... Fiquei com muita vontade de ler (tanto que no momento estou no site da Saraiva pesquisando preços $$$)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, Jeferson. Parece divertido, mas não é muito meu estilo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!