Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
10

[ RESENHA ] Em Chamas - Suzanne Collins


Título Original:Catching Fire
Série: Jogos Vorazes
Gênero: Distopia
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco
Número de páginas:  413
Nota pessoal:  5/5

“Estou em sérios apuros. E se estou mesmo, minha família também está. Um calafrio percorre meu corpo quando penso em minha mãe e minha irmã perto desse homem que me despreza. E sempre me desprezará. Porque passei a perna em seus sádicos Jogos Vorazes, obriguei a Capital a fazer papel de boba e consequentemente minei seu controle.” Pág. 25

Ainda não sei ao certo o que, mas algo não me fez amar Jogos Vorazes como aconteceu á maioria das pessoas. Mas se serve como redenção, o contrário aconteceu com sua sequência. Em Chamas me fisgou completamente, me emocionou em diversos momentos e me manteve atento a cada página, sempre com o coração na mão. Hoje, no blog, o segundo volume da trilogia distópica da autora Suzanne Collins.


No primeiro livro conhecemos Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive no Distrito 12, um dos mais empobrecidos de Panem. Para salvar a irmã ela se oferece como tributo para disputar os Jogos Vorazes, um reality show que surgiu como lembrança da derrota dos distritos no levante contra a Capital. Katniss sabe que suas chances de ganhar os jogos são mínimas, ainda assim ela não é do tipo que cai sem lutar e fará tudo ao seu alcance para se manter viva e retornar a Prim, sua frágil e inocente irmã.

A partir daqui contém SPOILER para quem ainda não leu o primeiro livro da série. Para saber melhor como tudo começou, confira a resenha de Jogos Vorazes.

Depois de vencer os Jogos Vorazes, Katniss Everdeen e Peeta Melark estão de volta ao Distrito Doze. Como prêmio, eles agora vivem na Vila dos Vitoriosos, antes habitada apenas por Hamytch. Mas as coisas não estão nada bem. Embora não precise mais se preocupar como o sustento da mãe e da irmã, Katniss vive angustiada. Os acontecimentos na Arena ainda lhe provocam pesadelos e depois de descobrir sua encenação romântica nos Jogos, Peeta mal fala com ela. Já Gale, como quem Katniss sempre pôde contar, agora trabalha nas Minas de Carvão, de modo que ela só o vê aos domingos.

Mas isso não é tudo. A forma como Katniss e Peeta venceram os Jogos Vorazes mudou algo. O objetivo da garota sempre fora manter a ela e a Peeta vivos, mas parece que agora todos vêm seu pequeno truque com as amoras venenosas como um ato de rebelião.

Fingir que tudo não passara de um ato de loucura causado por sua paixão por Peeta convence os cidadãos da Capital e dessa forma eles os deixaram viver. Mas os Distritos não estão tão convencidos e isso aliado a anos de opressão começa a desencadear uma onda de protestos.

Para continuar viva e proteger aos que ama, Katniss precisará provar mais uma vez que está realmente apaixonada por Peeta, que nunca pretendera desafiar a autoridade da Capital. Durante a turnê da vitória, os distritos deverão enxergar apenas uma menina inconsequente em seus atos de amor, não um símbolo de esperança e rebeldia.

Contudo, uma vez acesa, a fagulha não se extingue com facilidade, e com a proximidade da Septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes e com ela a realização do Terceiro Massacre Quaternário, a Capital encontrará a chance perfeita de mais uma vez afirmar sua soberania sobre os distritos e seus maiores símbolos de força, os vitoriosos das edições passadas dos Jogos Vorazes.

“Você não vê? Está acontecendo! Está finalmente acontecendo! Se está ocorrendo mesmo um levante no Distrito 8, por que não aqui? Por que não em todos os distritos?” Pág. 111

* * *

A insatisfação dos distritos, os focos isolados de rebelião e a revolta daqueles que não tem nada mais a perder. Tudo começa de forma pequena, mas basta uma pequena fagulha para agitar uma multidão disposta a tudo pela liberdade. Em Chamas foi um livro que mexeu muito comigo e me empolgou como há muito tempo não acontecia. E pensar que demorei tanto a ler!

A história começa três meses após os eventos do primeiro livro. Nesse ponto encontramos uma Katniss atormentada por tudo que vivenciou na Arena, acuada pelo status a qual sua vitória a elevou, disposta a tudo para proteger aqueles a quem ama e dividida entre a familiaridade reconfortante de Gale e a atenção carinhosa dispensada por Peeta. As coisas não estão nada fáceis, mas ainda assim Katniss não perde seu brilho. Sou realmente apaixonado por ela, amo personagens femininas fortes e ela é um prato cheio nesse sentido. Dura, decidida e desafiadora, e ainda assim humana em seus medos, falhas e algumas fraquezas.

Alguns personagens incríveis são apresentados nessa seqüência. Johana Mason com sua ousadia e jeito desafiador. Finick Odair, um pavão declarado, mas que é mais que apenas um rostinho bonito. Até mesmo alguns habitantes da Capital, a exemplo da Effie e da equipe de preparação de Katniss, que apesar de uma certa futilidade e superficialidade, se tornaram queridos para mim. Sem falar do Cinna. Gente, o cara é um grande amigo da Katniss e algumas atitudes dele, que afrontam diretamente o detestável presidente Snow, são prova mais que suficiente de sua lealdade e coragem. Um personagem que não tem tanto destaque, mas que é de longe um dos meus preferidos na trilogia.

Essa seqüência recapitula muitos dos eventos do livro anterior, mas tudo de forma mais séria. A tensão irradia de cada página. Me emocionei em diversas cenas do livro. A situação nos distritos é opressora. O povo vive confinado e é obrigado a trabalhar nos termos da Capital. O que recebe mal dá para comer. Pessoas passam fome, e qualquer ato de rebelião é punido, às vezes até mesmo com a morte. E tem o Massacre Quaternário, o que foi aquele evento? Não conseguia mais ver ninguém morrer ali. A coisa é tal chocante que até o povo da Capital - os privilegiados – demonstram um certa inquietação.

Até mesmo os clichês são bem trabalhados nesse livro. O triângulo amoroso que envolve Katniss, Gale e Peeta é coerente. Os dois rapazes fazem parte do passado da Katniss e ambos foram importantes em momentos cruciais de sua vida. Torço para que no fim ela fique com o Peeta, mas não me alegro com o fato do Gale ser deixado para trás.


Agora falta apenas ler A Esperança. Sei que vai ser um livro bem mais tenso que seus antecessores e que a autora não poupou personagens, por isso já estou me preparando para o que irei me encontrar lá. Leitura super aprovada e mais que recomendada!

Trilogia Jogos Vorazes:

Livro 01 - Jogos Vorazes
Livro 02 - Em Chamas 
Livro 03 - A Esperança

10 comentários:

  1. Ler essa resenha me fez ficar com ainda mais raiva por não ter conseguido comprar a trilogia na Black Friday. Mas fazer o que se a Submarino não colaborou? E agora que terei mais de 40 livros pra ler, não vou comprar tão cedo. :/ Mas adorei a resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Ah, eu agora realmente empolguei! Esses dias leio A Esperança e fecho a trilogia. Hum, quarenta livro é muita coisa, eu já estou na casa dos oitenta, hehehe.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ah não tem como não ficar fisgado com esse livro querido! Incrível, eletrizante do início ao fim! De longe meu favorito da trilogia!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mandy,

      Realmente um livro maravilhoso. Não consegui largar!!!

      Abraços.

      Excluir
  3. Cê já viu o filme? Se não, precisa ver AGORA! Sério, é muito bom! <3

    E, nossa, tô super ansiosíssima aqui pra ver o que você vai falar de A Esperança (JURO!). Leia o mais rápido possível! É o meu livro favorito da trilogia, chorei várias e várias vezes. :')

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F,

      Ah, não diz isso. Será que vou chorar também? Por que pelos spoiler que tenho visto, morre muita gente. Não se preocupe, lerei ainda essa semana.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Ei Jeferson

    Ah que bom que vc amou o 2, ufa kkkk.
    Agora quero ver o que vai achar do 3, que gera muito polêmica entre os fãs, e tem quem ame e quem odeie rsrs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nanda,

      Amei mesmo, hehehe. Ah, e também espero ficar no time dos que amaram A Esperança.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Esse é o meu livro preferido. A arena, a ideia de mandar os ex tributos de volta, foi tudo surpreendente e me deixou eletrizada do inicio ao fim. Neste livro as criticas a sociedade, ao domínio sobre os mais fracos começa a se formar para atingir o ápice em A Esperança. Gosto demais desse livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel,

      No meu caso houveram poucas surpresas, já que eu vi o filme antes. Ainda assim amei demais esse livro. Simplesmente perfeito.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!