Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
15

[ RESENHA ] A Esperança - Suzanne Collins

Título Original:Mockingjay
Trilogia: Jogos Vorazes
Gênero: Distopia
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco
Número de páginas: 424
Nota pessoal:  5/5

“-Permaneço na estrada por puro hábito, mas é uma escolha ruim, porque ela está cheia do que sobrou daqueles que tentaram fugir. Alguns foram totalmente incinerados. Outros, porém, provavelmente assolados pela fumaça, escaparam do pior das chamas e agora encontravam-se nos mais desagradáveis estágios de decomposição, exalando mau cheiro, com a carne decomposta a espera de abutres e cobertos de moscas. Eu matei você, penso enquanto passo por uma pilha. E você, e você.” Pág. 12

Ás vezes você está lendo uma resenha e a pessoa diz: se ainda não leu o livro, pule esta parte, pois contém spoilers. Bem, eu nunca pulo. Simplesmente não consigo! E mesmo me odiando depois, leio tudinho. Foi dessa forma que descobri alguns dos acontecimentos do terceiro volume da Trilogia Jogos Vorazes. Quando de fato comecei A Esperança,sabia que a Suzanne Collins tocaria o terror, sacrificaria muitos personagens queridos e que a Katniss sofreria perdas irreparáveis. E me sentia preparado para encarar tudo isso. Ledo engano. Nada poderia me preparar para o que estava por vir.


Após o fim da América do Norte como conhecemos hoje, surge Panem, um país formado por uma resplandecente e dominadora Capital e treze oprimidos distritos. Até que, inconformados com a tirania da Capital, os distritos se rebelam. Na batalha, o 13 é aniquilado e os demais subjugados. Como lembrança pelo levante, a Capital cria Os Jogos Vorazes, um evento onde 24 jovens, 2 de cada distrito, deverão lutar até restar apenas um único sobrevivente. Na septuagésima quarta edição dos jogos conhecemos Katniss Everdeen, uma garota do Distrito 12, o mais empobrecido de Panem, que se oferece como tributo no lugar da irmã, a inocente e adorável Prim. As chances de Katniss chegar às finais são mínimas, mas ela não é do tipo que se rende sem luta, e fará tudo ao seu alcance para vencer os jogos e voltar para casa.

A partir daqui contém SPOILER para quem ainda não leu os primeiros volumes da trilogia. Para saber como tudo começou confira as resenhas de JogosVorazes e Em Chamas.

Katniss Everdeen lutou e sobreviveu duas vezes aos jogos da Capital. Mas o preço de sua vitória é devastador. As vidas dos tributos perdidas na Arena, seus amigos sendo punidos por apoiá-la, o povo dos distritos morrendo por acreditar numa causa que ela mal consegue entender. E a devastação do 12. Centenas e centenas de corpos se decompondo, abandonados nas ruas em que ela cresceu. Uma retaliação após seu ultimo ato de rebeldia durante o Massacre Quaternário.

O massacre no qual ela foi duplamente usada. Manuseada como uma peça pela Capital que desejava mata-la e os pelos rebeldes do Distrito 13, que queriam tirá-la da arena e usá-la como símbolo da rebelião. Eles conseguiram e mais uma vez Katniss pagou o preço. Peeta ficou na Arena. Seu doce e gentil Peeta. O mesmo que por várias noites espantou seus pesadelos. O mesmo que faria qualquer coisa para salvar sua vida.

Agora ele está à mercê da Capital. Talvez até já esteja morto. Enquanto isso Katniss ronda pelo 13 em busca de locais tranquilos para se esconder. Incapaz de tomar uma decisão. Algo ainda a incomoda em relação ao rebeldes sob o comando da Presidenta Coin. Eles querem que ela seja o Tordo. A cara da revolução. Mas ela não tem forças para lutar. Sua mãe, sua irmã, Gale e a família dele. Todos escaparam com vida do bombardeio no Distrito 12. Será que vale a pena arriscar o que ainda lhe resta? Mas tem Peeta. E o povo dos distritos. Sua decisão talvez possa salvá-los. Libertá-los da tirania da Capital.

E é por eles que Katniss aceita seu papel como Tordo. Ela deverá ser o rosto, a líder, a voz, o corpo da revolução. A pessoa que guiará os distritos rumo a vitória. Mas a guerra é mais cruel que qualquer jogo já imposto pela Capital e quando ela eclode ambos os lados se confundem.Será que realmente haverá um vencedor?

“Começo a entender muito bem o quanto as pessoas se engajaram para me proteger. O que significo para os rebeldes. Minha batalha em curso contra a Capital, que freqüentemente parecia uma jornada solitária, não foi empreendida sozinha. Eu tinha milhares e milhares de pessoas dos distritos ao meu lado. Eu era o Tordo delas muito antes de aceitar o papel. Pág. 103

* * *
Perplexidade. Essa foi a principal reação estampada em meu rosto durante boa parte dessa leitura. Conheço alguns autores que não poupam seus personagens. O Alexander Gordon Smith de Fuga de Furnace e o George R.R. Martin de As Crônicas de Gelo e Fogo são bons exemplos, mas Suzanne Collins está em outro nível. A dor infligida a Katniss ultrapassa os limites físicos.

A Katniss que encontramos em A Esperança nem de longe é a garota dos livros anteriores. Existe culpa demais em seus ombros, sua sanidade não é mais a mesma. Nada está igual à antes. Seus ferimentos são físicos e psicológicos. Morri de dó da personagem em grande parte do livro. A autora foi cruel. Extremamente cruel. Pela primeira vez, em meio a muita coisa já lida, desejei a morte de uma protagonista. Foram muitas perdas. Muitas atrocidades. Mal derramei uma lagrima, não por falta de motivos. Apenas lia e não acreditava em tanta crueldade. E olha que não me considero um leitor sensível.

E ainda assim, mesmo em meio a uma nuvem de dor a Katniss encontra forças para se posicionar na guerra. O amor por Peeta, o desejo de vingança contra Snow e a expectativa dos distritos são bons combustíveis. Mas dessa vez ela não está disposta a ser um joguete. Ela resolve ir à batalha, mas em seus próprios termos. Mas para isso tem que enfrentar o comando rígido da presidenta Coin. Não simpatizei muito com o Distrito 13. Nutria as mesmas desconfianças que Katniss em relação a eles, mas há de se convir que sem o apoio deles os rebeldes mal teriam chance de se manter lutando.

Sobre a guerra, a autora mais uma vez me surpreendeu. Não são batalhas aleatórias, mas um jogo muito bem orquestrado, onde ambos os lados tentam minar a força do adversário. E os recursos usados para isso são muitos. Tudo vale. Para Katniss, ser o Tordo não significou apenas um símbolo de inspiração. Foi tudo muito bem ensaiado e televisionado para levantar o moral e manter o povo de pé. Em alguns momentos Katniss chega a se sentir de volta a Capital.

A crítica social, constantemente presente nos demais livros, atinge seu ápice nesse. A autora foi minuciosa ao retratar as conseqüências de uma guerra. Foi tudo tão vivido que fiquei com uma mega depressão após o término da leitura.

“Francamente, nossos ancestrais não parecem merecer esse respaldo todo. Enfim, olha o estado em que nos deixaram, com as guerras e o planeta destroçado. Visivelmente não davam a mínima para o que poderia vir a acontecer com as pessoas que viveriam depois deles.” Pág. 96


Esse não foi um livro que me fez bem. Ainda assim não consigo tirar nem uma única estrela de sua avaliação. Suzanne Collins criou um desfecho muito bem escrito, com um enredo mais intrincado do que esperava e realisticamente cruel ao mostrar os horrores de uma guerra, o quanto se pode perder e que quando se trata de poder, não existem mocinhos. Discordei de muitas das escolhas da autora, mas gostei do final e a conclusão do triangulo amoroso me satisfez. 

 Trilogia Jogos Vorazes:

Livro 01 - Jogos Vorazes
Livro 02 - Em Chamas 
Livro 03 - A Esperança

15 comentários:

  1. Realmente o livro nos deixa com um nó na garganta diante da forma completa com a qual foi construído. Muito realista e cruel! Sou fã da trilogia!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela,

      Também me tornei fã da trilogia, mas francamente esse livro me deixou perplexo. Tadinho dos personagens.

      Abraços!

      Excluir
  2. [COMENTARIO COM SPOILER] Querido, você encontrou a palavra pra descrever esse livro pra mim: perplexidade. A morte do Finn, meu Deus! Tão desnecessária. E eu não consegui chorar! Fiquei perplexa. Só lá no fim quando li do bebê foi que desabei. Aí já não era só pelo meu personagem querido, foi por tudo: o que fizeram com meu bebe (Peeta), a Prim... Nossa, Collins foi realmente cruel. Tive lá meus problemas com o livro e acabei dando só 4 estrelas no skoob, mas não dá pra negar que é genial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Pois é. Nunca vi um autor ser tão maldoso. O livro me deixou numa baita depressão. Mal mesmo. Tive que correr e pegar algo mais leve para desestressar.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. FINALMENTE! HIHIHIHIHI

    Esse livro é simplesmente maravilhoso. Não lembro se te disse, mas, depois do que aconteceu com o Peeta, cada vez que eu lia o nome dele eu chorava rios de lágrimas. Suzanne conseguiu deixar meu coração em pedaços, mas achei que foi um livro incrivelmente maravilhoso pra ser o final de uma trilogia. Tudo vai acontecendo e acontecendo e acontecendo e nossinhora! A autora surpreendeu todo mundo, com certeza! <3

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F,

      Pois é querida. Realmente um final maravilhoso. Mas confesso para você que para mim foi angustiante ler. Acontece tanto coisa ruim com os pobres personagens. Tanta gente sacrificada na Guerra contra a Capital que ficou muito deprimido. Mas gostei muito.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Adorei a tua resenha, Jeferson, e definitivamente preciso dessa trilogia. Ler tudo de uma vez. Mas com o tanto de livros que tenho pra ler, não vou comprar tão cedo. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabi,

      Ah, não vejo a hora de ver seu post com uma maratona dessa trilogia. Vai ser muito legal. Aguardando ansioso.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Tenho vontade de ler essa trilogia, mas pense numa falta de dinheiro kkkkkkk.
    Acho as capas tão legais rs.
    Acho que vou ficar mesmo com os filmes, pois eu adorei.
    Sua resenha ficou incrível!
    Resenha #124 - Rose na Tempestade.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri,

      Ah, fica de olho nas promoções e compra quando puder. Essa série é bem legal. Ou melhor, imperdível!!!

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Preciso urgentemente começar a ler a trilogia, pois já assisti aos dois filmes e adorei!
    O mais legal de Jogos Vorazes é que a distopia tem um fundo de crítica social e acho isso sensacional.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Pois é. Esse foi um livro que me trouxe grandes reflexões. Não vejo a hora de começar logo outra distopia.

      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    (........), estou assim, em choque!!! Sem palavras. Essa definitivamente, foi a melhor resenha que eu já li dessa história. Você não faz ideia de quantas eu já li. E sempre leio todas, mesmo já conhecendo um pouco a história.
    Quando vi a sua, pensei ser mais uma, que não daria nenhuma informação nova.
    Você me surpreendeu, e me deprimiu também. Estou arrasada, não sabia de nada disso.
    Ler essa triologia se tornou imperativo para mim!!!!!!!!
    Espero um dia voltar aqui e dizer tudo o que senti.
    Beijinhos e parabéns pela sua resenha.
    (......)
    beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,

      Ah, que bom que minha resenha foi útil para aumentar seu interesse em ler essa trilogia. Fico muito feliz. E sobre é depressão, foi algo constante durante essa leitura. É de arrasar as coisas que acontecem.

      Abraços!!!

      Excluir
  8. Concordo que esse desfecho foi muito bem escrito, esse livro tem uma magia que não te deixa parar de ler! Mas é triste demais! rs.
    Parabéns pela resenha, você coloca um monte de detalhes! (:
    Adorei o blog, estou seguindo!

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!