Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

[ LENDO CLÁSSICOS ] GUERRA E PAZ # 01 - INTRODUÇÃO


Fala pessoal, tudo bem?

Hoje tem estreia aqui no Mil Vidas. Faz algum tempo que tenho tentado encontrar uma maneira de inserir os livros clássicos em minhas leituras. Sempre que vejo alguém falando na internet afora sobre obras como Os Miseráveis, Dom Casmurro, Moby Dick, Guerra e Paz entre muitas outras, fico com a impressão de estar deixando passar livros essenciais, afinal, se resistiram a ação de  décadas, em algum caso até de centenas de anos, é porque de alguma forma deixaram sua marca na história.

No entanto, o time perfeito para ler um desses livros surgiu quando, ao assistir um vídeo no canal da Tatiana Feltrin, ela anunciou que leria o colossal Guerra e Paz, considerado a obra-prima do  russo Liev Tólstoi. Logo se formou a ideia de se fazer uma leitura conjunta. Quem já tinha seu exemplar na estante espanou a poeira, quem ainda não tinha, como foi meu caso, correu e adquiriu. E finalmente a partida foi dada!

Sinto que fazer essa leitura ao mesmo momento que outras pessoas será uma experiência enriquecedora. A interação entre os participantes tem sido bem legal e a troca de conhecimentos e impressões é constante. Não posso dizer muito, afinal meu conhecimento sobre Tolstói e sua obra é mínimo, mas acredito que Guerra e Paz é uma daqueles livros com muito a oferecer ao leitor, e eu pretendo aproveitar esse momento ao máximo.

A meta definida pela Tatiana Feltrin é de 150 páginas semanais. Nesse meio-tempo, a cada sexta-feira, ela estará postando em seu canal um vídeo sobre suas impressões acerca do que foi lido. Eu pretendo seguir também esse ritmo, mas sem pressa. Guerra e Paz é um calhamaço com mais de 2500 páginas, escrito ao longo de 7 anos. Então não vejo motivo para correria. Quero desfrutar o momento e ler tranquilamente esse livro, sem ceder a pressões, consultando materiais de apoio e assim tentando absorver ao máximo. E claro, a cada 15 dias vou fazer um post aqui no blog, falando sobre o andamento da leitura e contando mais sobre a trama e personagens do livro.

Sobre minha edição, eu adquiri a publicada pela finada Cosac Naify, dividida em dois tomos e traduzida diretamente do russo por Rubens Figueiredo. E uma edição de bolso, mas produzida com muito capricho. A capa é dura, tem fita marcadora, o papel é mais fino, só que de qualidade e tanto a fonte quanto o espaçamento são bem confortáveis. Segue algumas fotos:


 Bem pessoal, é isso. Cliquem AQUI para acesso ao vídeo da Tati sobre o projeto. Eu volto daqui a duas semanas para contar sobre meu progresso. Espero que vocês acompanhem e quem sabe até participem! Até logo!

2 comentários:

  1. Que legal esse projeto, Jeferson! Tenho vontade de ler Guerra e Paz (assim como muitos clássicos) e gostei dessa ideia de leitura em conjunto. Pena que não tenho como participar, não agora. Mas um dia lerei, e certamente será com muita calma. [rs] Vou ficar aguardando suas opiniões. :)

    Abraços!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já comecei a leitura mas acabei abandonando :(
    Preciso falar que achei seu blog simplesmente lindo, sério mesmo.
    Feliz Ano Novo.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!