Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

[ RESENHA ] Como Treinar o seu Viking - Cressida Cowell

Título Original: How to Train your Viking
Autor: Cressida Cowell
Série: Como Treinar o Seu Dragão
Ano: 2011
Gênero: Infanto Juvenil
Editora: Intrínseca
Número de páginas:  88
Nota pessoal:  3/5

“E mesmo agora que já sou um dragão bem, bem velho, ás vezes ainda sonho que brilho como uma estrela outra vez, e nas águas profundas de meus sonhos, a grande boca desesperada do Bafonegro vem em minha direção e me engole... até Soluço dizer baixinho as palavras:

- NÃO VOU desistir de meu dragão...

E ele realmente nunca desistiu.”  Pág. 72

Nessa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar de Soluço Spantosicus Strondus III, o renomado herói viking, exímio espadachim e encantador de dragões. Caso ainda não o conheça, eu compreendo, afinal não é culpa sua ter passado os últimos anos na escuridão total do estômago de um Bafonegro. Mas calma, basta clicar AQUI para saber como foram as primeiras aventuras!

Apresentações feitas, é hora de embarcar em um novo desafio. Só que desta vez quem irá nos guiar é o irreparável Banguela, o traquino dragão de caça de Soluço. Hoje conto tudo sobre Como Treinar seu Viking de Cressida Cowell.

Quando essa história aconteceu, Soluço era apenas um menino e Banguela, o mais improvável dragão de caça que a Ilha de Berk já vira. Era início de uma noite de verão. Dez garotos vikings participantes do Programa de Treinamento de Piratas aguardavam o começo da prova que avaliaria se tiveram êxito em treinar seus dragões. Enquanto Soluço e Perna-de-Peixe esperavam receosos na fria névoa noturna, Banguela cochilava tranquilo dentro da camisa de seu dono.

Para ele aquilo era uma grande perda de energia. Era certo que Soluço não se sairia muito bem. Seu dono não era bom de berro, além de ser pequeno, magrela e sardento. E para piorar, incrivelmente bem educado para um viking. Bem, é verdade que ele sabia falar dragonês – a língua dos dragões, mas isso conta pouco quando não se tem dragões dispostos a conversar.

Mas quando tem sua dignidade posta à prova pela arrogante Lagarta de Fogo, a dragoa do tipo Pesadelo Monstruoso de Malvado Melequento, arquirrival de Soluço, Banguela decide que fará tudo para vencer a competição. Mas algo aconteceu quatro horas antes. Agora que poderá mudar drasticamente o resultado dessa prova.

   “Soluço me interrompeu.
- Banguela – perguntou ele, sério. – O que FOI que aconteceu de verdade nesta tarde?
Eu parei. Encarei os olhos azuis e preocupados de meu mestre.
E, de repente, eu me lembrei.” Pág. 26

* * *

Uma história contada pelo Banguela! Bem, essa eu tinha que conferir! E gente, é uma das coisas mais fofas e divertidas que li nos últimos tempos. Quer uma prova? Dá uma olhada no quote lá início da resenha e me diz se não é puro amor!

O livro é bem curtinho e tudo acontece muito rápido. Em apenas alguns minutos o leitor dá a leitura por concluída. O enredo, acompanhado das ilustrações e da narração bem sem noção do Banguela, está entre os mais divertidos da franquia. E mesmo este não sendo uma continuação direta, serve para mostrar o quão bonita é a amizade entre o dragão e seu mestre.

A autora é bem criativa ao criar termos e nomes. Esse é sem dúvidas um dos aspectos que mais encanta em sua obra. Basta prestar atenção que se descobre muito sobre os personagens apenas ao observar isso. Sua narrativa é bastante simples, mas como disse em outras resenhas, não deve ser subestimada. Eu particularmente sempre consigo extrair boas lições a cada nova aventura, mas nada que remeta a clichês de autoajuda.

Minha única reclamação é que o livro poderia ser maior. Sério, acabou muito rápido e eu lá querendo mais do Banguela! Mas felizmente ainda tenho muitos outros volumes sob a perspectiva do Soluço na estante. Para quem já acompanha a série, é um extra indispensável! 

2 comentários:

  1. Logo serei eu embarcando nessa jornada, Jeferson! Já comprei quatro livros e devo começar em breve. Uma história narrada pelo Banguela deve ser muito amor mesmo, preciso completar a coleção. Ótima resenha!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabis,

      Ah, embarca logo! E espero que você curta bastante a aventura.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!