Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
5

[ RESENHA ] Dezessete Luas - Kami Garcia e Margareth Stohl

Título Original: Beautiful Darkness
Série: Beautiful Creatures
Autor: Margaret Stohl, Kami Garcia
Ano: 2011
Gênero: Fantasia
Editora: Galera Record
Número de páginas:  462
Nota pessoal:  4/5

“Alguns meses atrás, eu acreditava que nada jamais mudaria nessa cidade. Agora sei que não é assim, e só consigo desejar que fosse verdade.
Porque, a partir do momento em que me apaixonei por uma Conjuradora, aqueles que eu amava não estavam mais em segurança. Lena achava que era a única amaldiçoada, mas estava errada.
A maldição agora era nossa.”  Pág. 51

A quadrilogia Beautiful Creatures está entre meus sobrenaturais preferidos. Gosto do fato dela ser narrada pelo protagonista masculino, da escrita sombria das autoras e da mitologia abordada. O ritmo ás vezes é lento e algumas coisas demoram a acontecer, mas no geral nem ligo. Hoje falarei sobre o segundo volume, com vocês, Dezessete Luas.


Em Dezesseis Luas conhecemos Ethan Wate, um garoto que vivia na pacata e conservadora Gatlin, uma cidadezinha perdida no meio do nada onde nada nunca acontecia nem mudava. Lá tudo se assemelhava a uma orquestra monótona, onde todos pareciam seguir uma força maior. Seu grande sonho era fugir de tudo isso, simplesmente se formar e dar o fora dali. Isso até ele conhecer Lena Duchanes. Com ela Ethan descobre uma Gatlin totalmente diferente. Nela, coisas impossíveis, sobrenaturais e que mudavam o rumo da vida das pessoas aconteciam. Uma Gatlin repleta de Demônios; um lugar onde Conjuradores da Luz e das Trevas travavam uma batalha sem direito a trégua. Onde garotas eram escolhidas pelo bem ou pelo mal ao completarem Dezesseis Luas. E antes que percebesse aquela passa a ser a sua Gatlin. Para o bem ou para o mal.

A partir daqui contém SPOILER para quem ainda não leu o primeiro volume da trilogia, para saber como tudo começou, clique AQUI!

As coisas em Gatlin estão diferentes. Na noite de seu aniversário de Dezesseis anos Lena conseguiu não ser invocada, mas as perdas que sofreu no processo são irreparáveis. Agora ela se encontra desolada e consumida pelo luto. Para piorar, o pai de Ethan foi internado após supostamente tentar suicídio e até a inabalável Amma, sempre um porto seguro, sofre calada diante dos últimos acontecimentos.

Ethan tenta superar, passar por cima de tudo e seguir sua vida com Lena, mas a cada dia a relação deles se torna mais complicada. Muitos segredos foram revelados, e uma nova maldição se insinua a cada beijo, a cada caricia trocada. E tem a culpa. Lena não consegue se perdoar pelo que aconteceu ao tio, dia após dia ela vai se se tornando uma pessoa diferente. Agora, sempre na companhia de Ridley e de um estranho motoqueiro, fazendo coisas que antes abominava e frequentando lugares exclusivos para conjuradores das sombras.

Mas Ethan não está disposto a desistir de seu relacionamento com Lena, ele a ama e fará de tudo para resgatá-la. Desolado, começa a trabalhar na biblioteca de Gatlin sob a tutela de sua tia Marian. Lá conhece Liv, uma garota que sabe muito mais do que demonstra. Ele ama Lena, mas não consegue deixar de sentir algo pela protegida da tia.

O tempo é cada vez mais escasso e as forças das trevas conspiram. Antes que eles estejam prontos, a contagem começa. Quando as Dezessete Luas se completarem, mais uma vez a escolha deverá ser feita: Luz ou Trevas. Independente da decisão de Lena, os danos serão irreparáveis.

 “Antes que eu percebesse, ela estava desenhando um coração. Preto na tinta branca, um coração escondido no topo da torre de água de Summervile.
Fiquei feliz por um segundo. Então tive a sensação de que estava caindo até o chão. Ela não esta pensando em nós. Estava pensando no próximo aniversário dela, na Décima Sétima Lua. Já estava fazendo a contagem regressiva.
No meio do coração, ela não escreveu nossos nomes.
Escreveu um número.” Pág. 43

* * *
Essa série é ótima! Como disse lá na introdução, gosto muito da forma como as autoras escrevem. A narrativa é lenta, as coisas de fato demoram a acontecer, mas eu nem me importo. Esse segundo livro é bem mais sombrio que o primeiro. As páginas estão permeadas por uma melancolia latente. Lena perdeu o tio enquanto tentava não ser invocada em seu décimo sexto aniversário e essa perda a consome no decorrer da história. As consequências disso para o relacionamento com Ethan são terríveis. Ela se torna uma pessoa diferente, deixando para trás todos que sempre amou e trilhando caminhos pouco aconselháveis.

Eu fiquei desolado pelo Ethan. Tadinho, ele abriu mão de toda a sua vida pela Lena. Abandonou o grupo dos populares, mergulhou fundo nas estranhezas da garota e de seu mundo e em troca ela lhe vira as costas e nem tenta fazer com que as coisas deem certo. Embora, talvez a situação fosse um tanto diferentes se o Ethan fosse menos banana.

Os demais personagens continuam ótimos. As autoras sabem aproveitar muito seus coadjuvantes, o que enriquece ainda mais toda a trama. Em Gatlin todos parecem esconder algum segredo ou ter uma segunda vida. Destaque especial para Amma, com sua poderosa magia e Link com sua amizade incondicional e tiradas engraçadas.

Mas nem tudo são flores. Confesso que mesmo gostando da narrativa das autoras a Lena me irritou e muito nesse livro. Foi muito mimimi pro meu gosto. Sim, ela tinha motivos para isso: o tio morreu, trevas e luz competindo por ela e tals, mas tudo se estendeu demais. Principalmente porque havia muita coisa interessante acontecendo ao redor que poderia ser melhor explorada, mas ao invés disso as autoras sempre voltavam a bater na mesma tecla: Lena, depressão, sofrimento interminável... já não dava mais pra aguentar. Felizmente na metade do livro as coisas ganham um ritmo mais acelerado e a partir dai foi somente alegria, hehehe.

Fiz um intervalo bem grande entre a leitura dos primeiros volumes, então já havia esquecido alguns detalhes importantes de Dezesseis Luas. Felizmente as autoras dão uma leve pincelada vez ou outra em alguma passagem essencial, situando melhor o leitor esquecido, mas sem se estender em coisas desnecessárias a não ser quando é para tratar do sofrimento de Lena. Fico grato senhoritas. E para evitar o mesmo, pretendo ler logo a continuação.


Continuo mantendo um conceito bastante positivo da série e com o desfecho desse volume, não vejo a hora de mergulhar no próximo. Então fica a recomendação, Leiam!

Série Beautiful Creatures:

Livro 01 - Dezesseis Luas
Livro 02 - Dezessete Luas
Livro 03 - Dezoito Luas
Livro 04 - Dezenove Luas

5 comentários:

  1. Bom te ver por aqui! Bom, não li nem o primeiro livro e não estou em condições de acrescentar mais uma séria a minha lista de leitura. Mas seus argumentos (como sempre) me soam interessantes. Então quem sabe um dia? Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Te compreendo perfeitamente. Também quero evitar a todo custo inserir novas séries entre minhas leituras. É muita coisa para dar conta, hehehe. Obrigado, você que é uma fofa.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ei Jeff
    Ah eu gosto da série, mas só foi decaindo. Acho muito livro para pouca historia rsrs, e a Lena é irritante demais kkkk.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops, esqueci de falar que apesar do meio chatinho, eu gostei do final rsrs.

      Excluir
    2. Ei Nanda,

      Estou lendo o terceiro e pela primeira vez as autoras estão me cansando. Tudo arrastado demais. Uma pena por que é uma série com uma premissa bem legal. Mas vou me jogar de vez e terminar logo de ler.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!