Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
5

[ FILMES ] O Hobbit 2 - A Desolação de Smaug / Rio / 300 - A Ascensão do Império


Ei pessoal, como vocês estão? Resolvi retomar de vez as coisas aqui no blog e hoje falaremos sobre os últimos filmes que assisti. Costumo postar sobre eles individualmente, mas como vi 3 na última semana, resolvi fazer falar sobre todos em um único post. Sendo assim, deixo abaixo para vocês uma breve sinopse de cada um, acompanho por um sucinto comentário.


1 – O Hobbit 2 : A Desolação de Smaug


Sinopse:
Após iniciar sua jornada ao lado de um grupo de anões e de Gandalf (Ian McKellen), Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) segue em direção à Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros de missão a retomar a Pedra de Arken, que fará com que Thorin  (Richard Armitage) obtenha o respeito de todos os anões e o apoio na luta para retomar seu reino. O problema é que o artefato está perdida em meio a um tesouro protegido pelo temido dragãoSmaug (voz de Benedict Cumberbatch). Ao mesmo tempo, Gandalf investiga uma nova força sombria que surge na Terra Média.
Comentários:

Eu li O Hobbit e adorei. Quando soube que seria adaptado para o cinema na forma de uma trilogia, fiquei feliz, mas temeroso, afinal não achava que o enredo teria fôlego para se estender por três filmes. Quando assisti ao primeiro, deixei para trás qualquer temor, pois mesmo se arrastando em alguns momentos, viajar pela Terra Média é sempre algo incrível. E com isso as expectativas aumentaram consideravelmente pelo que estava por vir. Infelizmente tenho que dizer que as mesmas não foram superadas. Nem mesmo sequer alcançadas. A fotografia de A Desolação de Smaug continua ótima, os cenários impecáveis e de deixar qualquer um babando. No entanto o que peca aqui é o roteiro. Em determinado momento, coisas que pareciam ter relevância crucial para a trama são citadas, mas no decorrer do filme são esquecidas e não mais abordadas. Alguns momentos são enrolados e os diretores pareceram dar voltas e mais voltas apenas para alongar a duração do filme. Fiquei especialmente frustrado pelo encontro com Beor, o Troca-Peles. A narração dessa cena no livro é incrível e inteligente e eu esperava algo parecido na adaptação, mas a reprodução da cena foi fraca e sem encanto. E o final foi a frustração das frustações. Totalmente aberto. Sim, é uma trilogia baseada em um único livro, então já se podia esperar algo do tipo, mas creio que se houvesse interesse daria para fazer algo mais fechadinho. Agora é torcer para que o ultimo filme possa amarrar todas as pontas soltas e fechar a trilogia com chave com chave de ouro.

2 – Rio


Sinopse:
Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.
Comentários:

Em um primeiro momento olhei para esse filme com um certo preconceito. Tive a impressão que a imagem passada foi algo meio que a ideia americanizada do que seria o Rio e o povo brasileiro. Como se tudo aqui no Brasil se resumisse a carnaval, folia e picaretagem. Contudo, um olhar mais apurado me convenceu que esse é apenas um dos aspectos que compõem essa primorosa animação. E infelizmente, não um de todo infundado. Criada pelo brasileiro Carlos Saldanha, também idealizador de A Era do Gelo e Robôs, Rio no fim das contas se mostra um entretenimento para lá de divertido. O conjunto de personagens cativantes aliado a fotografia belíssima e a trilha sonora bem brasileira fez dessa animação uma das mais belas que já vi.

3 – 300 : A Ascensão do Império


Sinopse:
Após a morte do pai, Xerxes (Rodrigo Santoro) dá início a uma jornada de vingança e ruma em direção à Grécia, com seu exército sendo liderado por Artemisia (Eva Green). Enquanto os 300 espartanos liderados por Leonidas tantam combater o Deus-Rei, os exércitos do resto da Grécia se unem para uma batalha com as tropas de Artemisia no mar. Themistocles (Sullivan Stapleton) é o responsável por liderar os gregos.
Comentários:

Comentei sobre o excelente trabalho de fotografia dos dois filmes anteriores e isso se repete mais uma vez aqui. 300 – A Ascensão do Império não economiza em tomadas emocionantes. São muitas cenas de batalhas, em terra e ao mar, de tirar o fôlego. Para quem gostou do primeiro filme e assim como eu ama os épicos, não irá se decepcionar com essa sequência. Embora também não deixará de notar algumas falhas no enredo que simplesmente saltam aos olhos. Algumas coisas dão a entender que não havia projeto para uma sequência, mas que uma vez em andamento, alguns elementos da filme introdutório precisaram ser alterados para embasar o enredo do novo. Não pesquisei, mas pela forma como tudo termina, podemos esperar um terceiro filme.

Então pessoal, no geral foram três filmes bem interessantes de acompanhar. Se vocês já assistiram algum deles me contem o que acharam e se ainda não viram não percam mais tempo. Vale muito a pena. Por hoje é isso e fiquem ligados, pois pretendo fazer posts mais regulares a partir dessa semana. Abraços e até o próximo!!! 

5 comentários:

  1. Bom saber que você vai voltar regularmente, Jeferson. :) Bom, desses filmes só vi Rio. Também gostei muito e quero ver o segundo logo. Assim que eu terminar de ler O Retorno do Rei (só falta esse) pretendo assistir os filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, pois só vi o primeiro de cada. #fail E de 300 não vi nem o primeiro ainda. Sou um desastre com filmes. :( Enfim, adorei o post.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabi,

      É, pretendo voltar sim. O problema é tempo e a rotina caótica! Rio é muito fofo mesmo. Quero logo assistir o segundo. Nossa, já está em O Retorno do Rei? Isso sim é ler rápido, principalmente considerando a complexidade das obras. Mas quando terminar veja sim os filmes, são ótimos. 300 é legal, bastante luta e sangue. E de desastre você não tem nada, hehehehe.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Estou gostando muito da adaptação de O Hobbit, apesar de que mudaram muita coisa, o filme está bem movimentado e cheio de aventuras, acho o livro mais lento.
    Gostei muito de Rio, vi Rio 2 ontem, muitas cores e diversão, um filme visualmente muito lindo! Achei o primeiro melhor que o segundo quanto à história, mas os dois são ótimos!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. EI Jeff

    Adoro Rio, é muito fofo, adoro as músicas também.
    Eu dormir no Hobbit 2 rsrsrs, dei uma cochilada de tão tedioso que foi e olha que nunca dormi antes no cinema hehe. Os efeitos estão bons e eu gosto por causa do livro, mas ao contrário de vc não percebei estas falhas, provavelmente pq eu li o livro tem uns 10 anos rsrs.
    300 eu gostei do 1, ia ver o 2 no cine, mas acabei não indo.
    abs

    ResponderExcluir
  4. Estou doida para assistir Rio 2. Já até saiu do cinema e nem deu para eu ir assistir, mas vou ver se compro depois o dvd.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!