Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
8

Como Mudar uma História de Dragão - Cressida Cowell

Título Original: How to Twist a Dragon’s Tale
Série: Como Treinar o Seu Dragão
Autor: Cressida Cowell
Ano: 2011
Gênero: Infanto-Juvenil / Fantasia
Editora: Intrínseca
Número de páginas:  256
Nota pessoal:  4/5

“Soluço Spantosicus Strondus III nunca esqueceu o dia em que encontrou um Dragão Exterminador pela primeira vez.
Como poderia?
Foi uma das experiências mais aterrorizantes de sua curta vida de aventuras.
Lá estava ele, sentado no meio de um círculo de fogo que ia ficando cada vez menor, sem nenhuma saída. E, rodeando as chamas, aproximando-se cada vez mais, havia aquelas sinistras formas semelhantes a leopardos, as furtivas silhuetas de Dragões Exterminadores afiando as guerras e preparando-se para atacar...
Espere um segundo.
É melhor eu começar do começo.”  Pág. 11

Depois de duas semanas sem ler praticamente nada, resolvi apelar para algo que sabia ter grandes probabilidades de agradar e me livrar definitivamente da ressaca literária. Para minha felicidade deu certo. O responsável pela façanha foi Como Mudar uma História de Dragão, quinto volume de uma de minhas series infanto-juvenis preferidas. Hoje conto para vocês o quão divertido foi acompanhar o desafortunado Soluço e seu teimoso dragão Banguela em mais uma aventura.


Soluço Spantosicus Strondus III é um herói viking em formação. Por ser filho do chefe Stoico, O Imenso, ele é herdeiro por direito do governo da Ilha de Berk e dele se esperam grandes coisas. O problema é que o garoto sempre teve uma aparência muitíssimo comum, nenhuma qualidade heroica visível e um dragão nada respeitoso. Mas o que lhe falta em músculos, Soluço compensa em inteligência e é dela que irá se valer para enfrentar os constantes desafios e inimigos que voltam e meia ameaçam o nada pacifico Arquipélago Barbárico. Se por acaso nos últimos anos você esteve perdido em alguma gruta sombria de Berk, confira as primeiras aventuras de Soluço AQUI.

Era agosto na ilha de Berk, e geralmente nesse período se esperava um clima fresco e úmido. Só que dessa vez o tempo estava diferente. Uma onda de calor assolava o território viking e os dias iam se tornando cada vez mais quentes.

Conforme a temperatura ia subindo, o avô de Soluço, Velho Enrugado, ia repetindo que aquele inesperado calor era um terrível augúrio de desgraça e que um novo tipo de Dragão Aterrorizante havia acordado no Oeste para em breve lançar sobre eles fogo e destruição...

Infelizmente ninguém levava Velho Enrugado realmente a sério, pois ele não era lá muito bom em prever o futuro. Até que em uma aula especialmente desastrosa, os garotos vikings se deparam com o primeiro sinal que comprova a profecia: um mar de chamas causado por criaturas negras que lembravam panteras aladas.

Em pouco tempo a verdade se torna clara. Um vulcão próximo irá iminentemente entrar em erupção e com isso eclodir milhares de ovos de dragões exterminadores, que consequentemente irão incendiar e devorar qualquer ser vivo no Arquipélago Barbárico. O mais prudente seria fugir antes que o pior acontecesse, mas os orgulhos Hooligans se recusam a abandonar sua terra natal. Soluço, sem opção, percebe que terá que salvá-los.

E assim, com o sol alto no céu, Soluço, Perna-de-Peixe, Camicazi, Fabuloso Figurão, Banguela, o Caminhante do Vento e o Dragão Branco partem do Porto dos Hooligans e navegam até a Ilha dos Lava-Loucos, ondem terão que enfrentar antigos inimigos que espreitam das sombras e impedir um vulcão de entrar em erupção.
“Mas talvez não fosse o fogo que iria pegá-los, afinal.
Agora que a vitória era certa, agora que o fim estava tão próximo, o inimigo oculto nas chamas estava preparado para finalmente mostrar-se, para desfrutar do golpe final.” Pág. 57

* * *

Continuo amando essa série. As aventuras criadas pela Cressida Cowell nunca me decepcionam e os personagens continuam sempre ótimos e divertidos. Banguela é o meu preferido. Ri horrores com ele e sua falta de noção. É a criaturinha mais divertida e egoísta da literatura, mas consegue ser um fofo em muitos momentos. Soluço também é um querido, sempre preocupado e justo. Seus amigos, Perna-de-Peixe e Camicazi, estão sempre presentes e prontos para ajuda-lo nos momentos mais difíceis.

Nesse novo volume somos apresentados a um novo e interessante personagem. Fabuloso Figurão, o Ex-Herói, surge depois de 15 anos sem que ninguém tivesse a mínima noticia sua. Soluço logo se encanta com a coragem dele e rapidamente começa a treinar sobre sua tutela. Mas esse antigo herói esconde mais coisas do que realmente deixa transparecer. Eu logo matei a charada, mas não como um todo. Outro personagem que ganha certo destaque é a mãe de Soluço, Valhalarama. Foi muito interessante saber mais sobre ela.

Uma coisa que mencionei nas outras resenhas, mas que acho importante salientar, pois ficou ainda mais evidente nesse volume, é o fato da Cressida Cowell escrever para crianças, mas não subestimá-las. Gosto muito desse aspecto da autora. Mesmo sacando algumas coisas, ela chegou a me surpreender em alguns desdobramentos. A narrativa é muito bem construída e todo o enredo se complementa e faz sentido.


Eu sou um grande entusiasta dessa série. Me divirto horrores lendo. Então, fica a recomendação, quando estiverem cansados de leituras mais densas ou simplesmente não conseguindo ler nada, lembrem de Soluço e Banguela, tenho certeza que eles não irão decepcionar.

Série Como Treinar Seu Dragão:
Livro 05 - Como Mudar Uma História de Dragão
Livro 06 - Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais
Livro 07 - Como Navegar em uma Tempestade de Dragão
Livro 08 - Como Partir o Coração de um Dragão
Livro 09 - Como Roubar a Espada de um Dragão
Livro 10 - Como Pegar a Joia do Dragão
Livro 11 - How to Betray a Dragon's Hero (Ainda não lançado no Brasil)

Interligados:

* Como Treinar seu Viking (Por Banguela, o Dragão)
* The Day of The Dreader (Ainda não lançado no Brasil)

8 comentários:

  1. Kkkkkk eu não sei de onde tiram tantos nomes esquisitos. Não li essa série ainda, mas gostei muito desse diferencial que você citou de não subestimar as crianças, sinceramente isso me irrita quando acontece. Enfim... Ainda planejo ler a série, um dia!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Esse diferencial é uma das coisas que mais gosto nessa série. E realmente, é muito nome esquisito, hehehehe. Leia quando puder, vale muito a pena.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ei Jeff

    Concordo com vc, os livros são para um público bem jovem, mas a autora não escreve usando termos infantilizados ou enfeitando tudo demais. Eu preciso voltar a ler a série, nem lembro onde parei rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa série <3
    Ela tem um humor tão leve e um personagem tão cativante que é impossível não se apaixonar. Sem contar que Banguela é muito amor.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeferson ;)
    Eu sou louca pra ler essa série!
    Adoro um bom e divertido infanto juvenil que não subestima as crianças.
    Desde que vi a animação do primeiro livro eu coloquei um lembrete mental de que iria comprar o livro, mas acabei esquecendo completamente dele e agora depois da sua resenha estou totalmente empolgada e com vontade de comprar outra vez!!! Vou até pesquisar os preços aqui rs

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  5. Aiii, Jef. Isso só me fez lembrar que eu preciso voltar a ler a série e completar a minha. Quero ter para poder presentear meu futuro filho ou filha com ela, para já incentivar a leitura desde cedo. *-*
    Adoro o Soluço.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti ao filme antes de saber que tinham livros, desde então cada vez que lenho uma resenha sobre a série, fico mais animada ainda em lê-los.
    O que me desanima um pouco é a quantidade de volumes, quero todos kkkk

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  7. Preciso dar uma aliviada na minha pilha de livros a serem lidos e juntar uma graninha. Preciso comprar essa série, você me deixa curiosa! [rs] Sério, quero muito ler. Mais uma ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!