Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
14

[ RESENHA ] Marcada - P.C. Cast e Kristin Cast

Título Original: Marked
Série: House of Night
Autor: P.C. Cast e Kristin Cast
Ano: 2009
Gênero: Fantasia
Editora: Novo Século
Número de páginas:  328
Nota pessoal:  3/5

“Zoey Montgomery! Foste escolhida pela Noite; sua morte será teu nascimento. A noite te chama; preste atenção para escutar sua doce voz. Teu destino aguarda por ti na Morada da Noite.
Ele ergueu um dedo longo e branco e apontou para mim. Minha testa explodiu de dor e Kayla abriu a boca e gritou.”  Pág. 13

A série House of Night é mais um dos muitos sobrenaturais sobre vampiros lançados após o boom estrondoso da saga Crepúsculo. Com uma repaginada na mitologia comum a esses seres, as autoras investiram em um universo onde os vampiros sempre existiram, frequentam uma escola especial e são devotos de uma deusa que personifica a noite. Hoje falarei sobre Marcada, primeiro volume das aventuras de Zoey Redbird, escrita a quatro mãos por P.C. e Kristin Cast.


Zoey Montgomery era uma adolescente normal, com problemas comuns a maioria das garotas de sua idade. Tinha a melhor amiga que falava pelos cotovelos, um quase-namorado que passava grande parte da semana bêbado, dois irmãos intragáveis e para completar, uma mãe omissa e um padrasto intolerável.

Com isso ela achava que já tinha muita coisa para lidar. Até o dia em que encontra um vampiro na escola. Não um vampiro qualquer, ele era um rastreador. Tudo acontece muito rápido.O ser lhe toca na testa, ela sente uma dor horrível e antes que perceba, está marcada, condenada a uma existência na noite.

Sem saída, Zoey tem apenas duas opções: se tornar uma vampira e dar as costas ao seu mundo ou se recusar a ir para a Morada da Noite e deixar que seu corpo rejeite a transformação, a matando no processo. No fim, ela opta pela primeira opção.

Na Morada da Noite, Zoey descobre um mundo totalmente novo. Em meio a aulas noturnas e rituais, ela tenta se encaixar naquela comunidade. Logo faz alguns amigos e desperta a inveja de uma garota bastante popular, que fará de tudo para envergonhá-la na frente de todos. Contudo, coisas muito mais sombrias espreitam nas sombras da Morada da Noite.

“- Você é mais velha que sua idade, Zoey Passarinha. Acredite em si mesma e encontrará o caminho. Mas lembre-se, a escuridão nem sempre equivale ao mal, assim como nem sempre a luz traz o bem.” Pág. 51

* * *

Já li os quatro primeiros livros dessa série, mas como as autoras não paravam de lançar continuações resolvi aguardar até sua conclusão para então ler os demais. Ano passado foi anunciado que finalmente House of Nigth teria fim no décimo segundo livro. Comemorei e decidi retomar a série. Mas agora que tenho o blog não poderia começar postando resenha do quinto volume, resultado: era hora de reler os que já tinha lido. Mas tranquilo, não é nenhum sacrifício.

Marcada é um livro divertido e interessante. As autoras deram uma boa repaginada no mito do vampiro. No mundo de House of Nigth eles sempre existiram, embora estejam em constante tensão com os humanos. Os novos vampiros nascem de uma mutação no DNA e num processo que leva quatro anos, eles podem se tornar vamps adultos ou morrer, no caso de seus corpos rejeitarem a transformação. O sol não os torra, apenas causa um incomodo mal estar. O sangue consumido geralmente provém de doadores, ou de humanos que consentem em ceder seu pescoço. E para fechar, eles são bastante espiritualizados. Os vampiros são devotos de Nyx, uma deusa que personifica a noite. Acho todas essas mudanças bem interessantes, mas talvez alguns fãs de vampiros tradicionais não curtam tanto.

E é nesse contexto que a protagonista é inserida. Zoey é uma adolescente de 16 anos. A vida da garota muda bastante quando a mãe casa com um cara intragável, um típico intolerante religioso. No geral ela conta apenas com a avó, Silvia Redbird, uma senhora muito sábia que vive em uma isolada fazenda de lavandas. Gostei de Zoey, ela é divertida e decidida. Sabe que tem uma missão, e não mede esforço para consertar as injustiças que acontecem na escola. Os amigos que a garota faz são bem divertidos também. Stevie Rae e Damien em especial são bem fofos. Shaunee e Erin um espetáculo a parte.

A leitura flui muito bem e num piscar de olhos você lê as mais de 300 páginas que compõem o livro. Contudo, não poderia deixar de tocar em alguns pontos. Existe um erro sério de tempo e espaço nesse livro. Os novos vampiros são marcados aleatoriamente e então conduzidos para a Morada Noite. Quando Zoey chega e conhece sua nova turma, as aulas já haviam começado há meses, naturalmente ela pegaria o bonde andando, certo? Errado. Ela frequenta suas primeiras aulas e os demais estão lá com ela, fazendo tudo do comecinho. Agora nem me pergunte o que eles fizeram na escola esses meses todos.

As autoras também abordam diversos temas polémicos. A morte cerca constantemente a Morada da Noite, já que a qualquer momento o corpo dos novos vampiros podem rejeitar a transformação. Tem o rapaz gay que não é aceito pela comunidade, os intolerantes religiosos que atribuem tudo que é novo e desconhecido ao demônio, uso de drogas e álcool, sexo e mais algumas coisas. Mas tudo fica muito por cima, nada é aprofundado e isso me incomodou um pouco.

Por esses motivos tirei alguns pontos na avaliação. Lembro que na primeira vez que li, gostei bem mais do segundo volume, embora nele a ingenuidade da Zoey tenha me incomodado mais. Ainda assim é um livro legal para quem curte vampiros e deseja puro entretenimento. Leiam!

Série House of Night:

Livro 01 - Marcada
Livro 02 - Traída
Livro 03 - Escolhida
Livro 04 - Indomada
Livro 05 - Caçada
Livro 06 - Tentada
Livro 07 - Queimada
Livro 08 - Despertada
Livro 09 - Destinada
Livro 10 - Escondida
Livro 11 - Revelada
Livro 12 - Redeemed (Previsto para Outubro de 2014 nos EUA)

Interligados:
  • Manual do Novato 101
  • Nyx na Série House of Night
  • O Juramento de Dragon
  • O Voto de Lenóbia
  • Neferet's Curse (Ainda não lançado no Brasil)
  • Kalona's Fall (Ainda não lançado no Brasil)

14 comentários:

  1. Já pensei em ler essa série, mas o número de livros me deu uma certa preguiça. :/ Além disso, li que as autoras perderam o foco lá pelo oitavo livro. Mas não sei. De qualquer modo, parece interessante mesmo. Ótima resenha, Jeferson.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Li até o quarto e nele já se percebe um certa enrolação por parte das autoras. Mas é uma série bem rápida de ler, então você nem sente.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Li essa série até o 6 e depois fiz a mesma coisa que você, decidi esperar que o último fosse lançado para retornar a série, mas como não tinha no meu site, também estou relendo. Por mais que as pessoas falem mal desses livros eu continuo lendo porque adoro a Zoey e as confusões que ela se mete, me divirto horrores lendo e espero, um dia, ter a coleção com todos os livros.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,

      Pois é. a série me irrita as vezes, mas não pretendo abandonar não. Também gosto da Zoey e das encrencas dela.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Ai, essa (falta de) noção de tempo na série foi o que mais me incomodou. Sem contar que as autoras perderam completamente o fio da historia no decorrer de tantos livros, acabei desistindo no sétimo. Mas os três primeiros eram muito bons, uma pena que não se utilizaram de todo o potencial da série.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Pois é, essa falta de noção sempre me incomoda. Ás vezes chega ao ponto de eu implicar com a história toda por uma falha ou outra. Pois é, sou muito krikri.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Ei Jeff

    Tem até um lá no rascunho do blog que não postei até hoje, acho que o Destinada rsrs. Eu gosto de uns, odeio outros, me irrito da série ser chegante e por ai vai hehehe.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nan,

      Pois é, estamos no mesmo barco então. O problema é que não consigo abandonar de jeito nenhum, então continuo lendo. E agora relendo, hehehe.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Oi Jeferson!

    Parabéns pela resenha, eu adorei! Você deu um ótimo panorama sobre o livro e eu até fiquei curiosa pra saber mais sobre esse (curioso) processo de transformação vampírica.
    Eu já pensei em ler essa série, pois as capas me chamaram a atenção. Porém, quando vi o número de volumes, desanimei.
    Na verdade, ando numa ressaca literária e ando evitando séries e trilogias por um tempo hahaha!
    Abração!

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    Acho que é a primeira resenha que leio sobre essa série. Não conhecia a história, só tinha visto as capas nos sites de compra. O fato de elas terem alterado um pouco a lenda dos vampiros não me incomoda. Mas uma série tão longa assim, tem que ser muito boa para ser acompanhada e nunca perder o fôlego. Acho que não é esse o caso.
    Mas como gosto de vampiros, daria uma oportunidade.

    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O motivo que me impede de começar essa série é quantidad de livros, nem se eu tivesse dinheiro para comprar tudo não ia aguentar ter que ler tanto só para concluir uma série. Nem acho que a temática vale a pena, me surpreende o fato da editora continuar lançando a série, até porque é imensa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar dessa série
    Mas ela nunca me chamou muita atenção, começando pelo fato dela ser enorme

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Essa série é tipo um "guilty pleasure", não é tão boa em qualidade, mas é boa de ler. O problema é se perder na quantidade de livros. Eu nem lembro mais em qual parei e quais tenho, acho que são oito. Zoey geralmente me irrita e tudo o mais, só que n~so consigo ficar sem saber o desfecho. Espero que seja satisfatório.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acredita que nunca li um livro dessa série? Sinceramente, 12 livros é pra matar a pessoa. O pior é se começa bem e depois os livros vão ficando ruins, aí tu começa a deixar de gostar, mas não consegue parar de ler por causa da curiosidade. Sacanagem né, rs. Adorei a resenha. Beijos <3

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!