Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
12

[ RESENHA] Rosa & Túmulo - Diana Peterfreund



Título Original:SecretSociety Girl
Série: Sociedade Secreta
Autor: Diana Peterfreund
Ano: 2008
Editora: Galera Record
Número de páginas: 400
Nota pessoal:  3,5/5

“Por meio desta, eu confesso:
sou membro de uma das mais infames
sociedades secretas do mundo.”  Pág. 07

Hoje iremos sair do ensino médio, plano de fundo da maioria dos YA, e adentrar no deslumbrante mundo das universidades de elite e suas misteriosas organizações. Com vocês Rosa e Túmulo, primeiro volume da série Sociedade Secreta de Diana Peterfreund.


Tudo começou em um dia no final de Abril, em seu terceiro ano de faculdade. Enquanto tentava conciliar a tarefa de lavar a roupa suja com a preparação para a aula da tarde sobre o livro Guerra e Paz, Amy Maureen Haskel recebe uma estranha ligação. 

Para ela não havia dúvidas sobre quem estaria do outro lado da linha. A Pena & Tinta, a sociedade “literária” sênior do campus, refúgio comum para escrevinhadores de todos os tipos. E para Amy, sendo a atual editora-chefe da revista literária do campus, seria facílimo entrar. Mas ela nunca esteve tão enganada. Não eram eles.

Após participar de uma desastrosa entrevista e ser misteriosamente convocada, Amy descobre que a sociedade que a estava cortejando na verdade era a Rosa e Túmulo, a mais antiga e influente sociedade secreta do país e que, até onde se sabia, aceitava em seu circulo de iniciados apenas homens.

“- Amy Maureen Haskel?
- Sim? – falei numa voz um tanto ofegante.
- Rosa & Túmulo: aceite ou rejeite.
Ali estava. Acabara o tempo. E eu não fazia ideia do que pensar.” Pág. 49

Amy aceita. E passa pela sinistra iniciação. Mas o que ela não imaginava era o quanto sua vida mudaria ao se filiar a Rosa & Túmulo. 

A sociedade não é exatamente o que ela imaginara. Como regra,Amy precisaria se dedicar aos novos amigos, a quem jurou lealdade incondicional, enquanto tenta manter a todo custo os laços com a melhor amiga Lydia e o quase namorado Brandon. Encontrar tempo para estudar e ainda lidar com o conservadorismo machista de membros antigos e influentes.

“E este foi o momento em que testemunhei uma espécie de estranho milagre, um truque telepático de filme de ficção científica, quando todas as cinco mulheres no quarto pensaram exatamente a mesma coisa. E essa coisa foi: eu não vou ficar aqui nem morta.
Juntas nós sufocamos nosso choque, juntas nos levantamos e, juntas, as primeiras mulheres membros da Rosa e Túmulo em quase 200 anos se viraram e saíram pela porta.” Pág. 259

* * *

Sempre li maravilhas a respeito desse livro, então não é surpresa ter esperado uma grande história, ainda mais depois que li na contracapa que “Em nome da sociedade, ela deverá assumir a liderança de uma grande conspiração que envolve dinheiro e poder, e que tem chances de destruir seu futuro.” É instigante ou não? E para completar, em outro trecho, a sinopse ainda promete: “uma charmosa mistura de O Código Da Vinci com O Diabo Veste Prada...”. Ok senta lá e espera, Creusa. Enfim, expectativas altas demais e um retorno muito aquém delas.

Não é que não aconteça nada de interessante no livro. Os primeiros capítulos são bem legais, desde a ligação misteriosa até a iniciação dela na Rosa & Túmulo, fiquei bem ligado a história, mas depois disso, esperava ansioso para ver o papel da Amy naquilo tudo e tal e que bendita conspiração seria essa e... nada. Foi um tanto frustrante.

Outro problema foram os personagens. Além da Amy, não consegui gostar muito dos demais. Em sua maioria são meio rasos e sem carisma. Nem mesmo os mocinhos se destacaram. Somente me empolguei na última parte do livro, após conhecer melhor as demais convocadas da Rosa e Túmulo.
Eu não entendo por que os livros dessa série custam tão caro. A principio achei que fosse uma edição em capa dura, mas não. É brochura mesmo, tamanho médio. Além de tudo encontrei alguns erros de ortografia. Coisas que até atrapalharam na leitura. Em algum momento chegaram a trocar trepando por topando. Dá para acreditar?

Felizmente nem tudo foi negativo. Gostei bastante da Amy. Ela é uma protagonista divertida e leve. Passa pelos mesmos dramas que qualquer pessoa na universidade passaria e não é nenhuma puritana. Com direito até a uma calcinha especifica para as noites de “pegação”.

A crítica que a autora faz ao conservadorismo machista em alguns segmentos da sociedade também é interessante. Foi legal ver aquelas meninas que num primeiro momento não tinham nada em comum se unindo para derrubar a oposição de alguns antigos membros da Rosa & Túmulo, que eram terminantemente contra a entrada de mulheres no clubinho fechado deles.

Se não fosse pela ilusão causada pela sinopse, talvez eu tivesse aproveitado melhor essa leitura. Esperei demais e acabei me frustrando. Ainda assim pretendo ler os demais volumes da série. Apenas irei com expectativas mais moderadas. 


Série Sociedade Secreta:

Livro 01 - Rosa & Túmulo
Livro 02 - Sob a Rosa
Livro 03 - Ritos de Primavera
Livro 04 - Escolhas de Formatura

12 comentários:

  1. Hey Jeff!

    Eu já ouvi muitas coisas dessa série, e é realmente instigante essa frase da contracapa, mas sei lá, nunca tive vontade de ler. Acho que falta algo pra realmente despertar meu interesse, sabe? Uma pena que ele não tenha se adequado às suas expectativas, mas pelo menos você curtiu a leitura. Boa sorte com as continuações, agora que as expectativas estão controladas você deve aproveitar melhor.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Pois é. Ouvi muita coisa positiva dessa série. Sendo inclusive favorita de muitas blogueiras que admiro e respeito. Mas para mim ficou muito aquém do que eu esperava. Agora é torcer para que melhore nos próximos livros.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Só vejo crítica positiva a respeito desse livro, e, por isso, é até difícil não criar expectativas. Esse livro não é bem uma prioridade minha, mas eu o leria de bom grado. Espero que as continuações sejam melhores para você e que você faça uma boa leitura. E, claro, que para você a série seja tão boa quanto dizem. :)

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F,

      Pois é. São sempre muitas criticas positiva, aí sabe como é. As expectativas ficam altíssimas. Realmente espero gostar mais das continuações.

      Abraços!

      Excluir
  3. Honestamente, apesar de todos os elogios que vi em outros lugares não me interessei pela trama. Mas gostei da sua resenha, Jeferson. Gosto como você é sincero. Mas vi que não é pra mim mesmo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Pois é. Essa série é bastante elogiada, mas realmente não é tudo que desperta nosso interesse.

      Abraços!

      Excluir
  4. Ei Jeff

    Eu adorei os dois primeiros, ainda não li os outros. Eu acho a série tãooo legal, mas como eu te disse, não leio nada antes ai é tudo surpresa, até para qual sociedade ela ia entrar, se ia aceitar ou não, apesar de óbvio rsrs, etc.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nan,

      Realmente. Grande parte do problema foi a bendita sinopse. Prometeu demais e não cumpriu. Mas espero gostar mais dos outros.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Oi Jeferson, tudo bom?
    Eu morro de curiosidade para ler esse livro por causa da indicação da Pam do Garota It. É a segunda resenha que leio falando coisas negativas sobre o primeiro livro da série. Mesmo assim a história parece ser interessante e pretendo dar uma chance.
    Também queria entender o motivo para cobrar tão caro por um livro. Pior ainda são os erros gramaticais e de grafia.
    Adorei sua resenha! Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Também fiquei muito curioso para ler ele pelos comentários da Pam. Tem a Nanda do Viagem Literária que fala super bem da série também. Esse primeiro volume eu não curti tanto, mas espero gostar um pouco mais dos outros.

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Oi Jeferson! Tenho muita vontade de ler essa série, mas com os seus 3,5 iniciais fiquei um pouco desapontada. Agora irei com poucas expectativas. Essa capa é linda!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bom?
    Finalmente achei alguém que pensa parecido comigo! Juro que nunca vou entender porque todos falam taao bem dessa série. Eu li há bastante tempo e gostei um pouco do primeiro, até cheguei a ler o segundo, mas não tenho a mínima vontade de continuar.
    E realmente, o preço dessa série é um absurdo, ainda mais porque não tem nada demais!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!