Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
10

[ RESENHA ] Garota Replay - Tammy Luciano



Título Original: Garota Replay
Gênero:  Romance
Autor: Tammy Luciano
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 144
Nota pessoal:  2/5

“Ninguém acreditaria, mas, naquele momento, enquanto pensava que minha vida estava uma merda, me vi dançar na pista. Eu mesma. Eu na pista de dança. Exatamente assim. Eu estava na minha frente pela primeira vez, sem nenhuma introdução ou maiores explicações, congelada ali, enquanto todos sacudiam seus corpos sem censura” Pág. 18

Antes de ter minha própria experiência com Garota Replay da brasileira Tammy Luciano, li algumas resenhas e a maioria parecia concordar no mesmo ponto: nem todos os leitores simpatizariam com a protagonista. No meu caso foi muito pior, tomei uma aversão tão grande da garota que mal consegui aproveitar o enredo.  Mas vamos por partes, primeiro a sinopse e depois falo mais sobre isso.


A vida de Thizi poderia ser invejada por muitos. Com 20 anos de idade, a garota vivia em um apartamento em frente ao mar na Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio de Janeiro. Seus pais estavam sempre ausentes, aproveitando a aposentadoria e pulando de país em país. Para compensar, eles a cobriam de presentes e bancavam sua vida de patricinha.

Mas Thizi não estava sozinha. Ela sempre podia contar com Nil, a empregada da casa desde que tinha cinco anos de idade, que também cuidava de sua saúde e bem estar, ajudando a tirar de seus pais a culpa pelo abandono descarado. Além dela tinha Tadeu - com quem Thizi já namorava há um ano - e Tito, seu melhor amigo, a quem considerava o melhor cara do mundo.

Mas tudo muda em uma noite. Todos sempre comentavam as traições de Tadeu, mas Thizi nunca acreditou. Achava se tratar de intriga da oposição. Até o dia em que Tito consegue uma foto de Tadeu beijando uma loira. Os dois rapazes discutem, Tadeu agride Tito fisicamente e logo depois parte furioso com o amigo Gabiru.

Um acidente de transito acontece. Tadeu fica mal e Gabiru pior ainda, com a vida em risco devido a uma fratura craniana.

Thizi estava humilhada. Seu namorado a traiu publicamente, agrediu seu melhor amigo e ainda quase matou a si próprio. Assim que saísse do hospital ela terminaria tudo com ele.

Enquanto não tinha sua conversa definitiva com Tadeu, ela decide continuar vivendo sua vida. E é assim que, dançando em uma boate, encontra pela primeira vez sua versão melhorada. Uma cópia idêntica, animada, mais bem tratada e melhor vestida que ela.

Se já não bastasse toda a bagunça causada por Tadeu e o afastamento de Tito, Thizi também terá que lidar com o surgimento da garota replay, que por sinal parece não gostar nem um pouco dela.

“Quando olhei para o lado, em direção a uma barraca verde com flores lilás enormes, percebi que Tadeu ter me traído, dado um soco no meio da cara do meu amigo, destruído seu carro, se ferrado no acidente e feito Gabiru ficar entre a vida e a morte significava pouco perto do meu desafio de viver, pois lá estava a garota igual a mim, feliz, sorridente, rodeada de amigos.” Pág. 34

* * *

Todos colocando o dedinho na garganta e se preparando para vomitar em 3,2,1... Sim, por que protagonista chata igual à Thizi eu ainda não conheci. Pelo amor de Deus, o livro tem apenas 144 páginas e nesse espaço eu tive que fecha-lo diversas vezes, impaciente com as atitudes da personagem.

A vida da garota é uma verdadeira bagunça, mas não tive nem um pouco de pena dela. Na verdade, tudo chegou naquele ponto por pura omissão. Certamente se a Thizi tivesse dado maior importância a todos os comentários que ouvia sobre as puladas de cerca do namorado, o melhor amigo – que sério, também é um xarope – não seria obrigado a tentar desmascará-lo, levar um soco e todo o desastre que viria depois poderia ser evitado. Mas não, ela apenas finge que não vê nada, e quando a bomba estoura, se faz de inocente e se vê como uma indefesa vítima das circunstâncias, tendo como maior preocupação o que todos estariam pensando e comentando sobre ela no Twitter. A garota é fresca e fútil e tive muita preguiça durante a leitura.

Os demais personagens também não conquistaram. O Tadeu é um canalha sem escrúpulos, e quanto a isso nada pode ser feito. Mas o Tito, gente, ele deveria ser o mocinho, fofo e tudo mais, só que não! O achei chato, sem graça.  E mesmo amando a Thizi, ele não perdia uma oportunidade de passar em sua cara o quanto ela fora tola em namorar o Tadeu. 

A narrativa da autora não me ganhou. Em alguns momentos pareceria que estava lendo um livro de autoajuda, repleto de frases prontas. Além de alguns diálogos bem estranhos como esse que transcrevo abaixo. Será que alguém se expressa dessa forma?

“- O que posso dizer? Estou oca. Não sei o que falar, é melhor calar.” Pág. 33

Admito que o final é interessante e foi uma grande surpresa.  Os argumentos usados para descrever a aparição da replay são convincentes e explica muita coisa. Mas chegar até esse ponto não foi nada divertido. O livro é mais voltado para o público juvenil e mesmo lendo com isso em mente não me conquistou. Se vocês acham que irão gostar, leiam, mas particularmente não indico.

10 comentários:

  1. Pessoalmente, já não é um dos meus gêneros favoritos e com protagonista chata então.. Melhor nem tentar. Mas foi uma ótima resenha, e obrigada pelo aviso.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Pode contar comigo para avisar, hehee. Obrigado!

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi Jeferson!
    Nossa, se tem uma coisa que me deixa desanimada pra ler um livro é quando os personagens não me cativam. É complicado mesmo se entregar à história quando aqueles que a estão vivendo são chatos e desinteressantes. Pior ainda se for o protagonista!
    Mas admito que fiquei curiosa sobre a explicação da "garota replay", que você comentou no final da resenha.
    Adorei o seu blog, voltarei mais vezes pra te visitar. :)
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla,

      È complicado mesmo. No caso da Thizi então, meu Deus, deu uma preguiça daquelas! Mas a explicação da replay é bem interessante e faz todo o sentido. Enfim, leia, mas com as expectativas baixas.

      Abraços!

      Excluir
  3. Bem, gostei bastante do livro. E vi muitas resenhas falando que era clichê, mas eu gosto bastante desse tipo de livro e não é tão clichê assim, pois o final é muito surpreendente. Você vai lendo o livro pensando que é uma coisa e se depara com outra totalmente diferente que nunca iria imaginar, pelo menos foi assim comigo.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela,

      Que bom que você gostou. Infelizmente não funcionou para mim. Realmente o final tem mérito, mas sofri para chegar a ele e por isso foi uma leitura desagradável.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Ei Jeff

    Ela é chata demais mesmo, concordo totalmente.
    Para mim não foi uma leitura ruim e achei que o final salvou um pouco o livro, por isso se me lembro bem rsrsrs eu dei nota 3. Eu gosto da narrativa da Tammy, mas ela normalmente cria estas protagonitas insuportáveis rsrs, Sou toda errada é daí para pior. O novo dela eu ainda não li.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nan,

      Então quero passar bem longe de Sou Toda Errada, por que se a a protagonista dele é mais chata que a Thizi, não quero nem ver, hehehe. Acho que meu problema com a narrativa, foi mais por não ter gostado da protagonista mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  5. A Thizi é um porre mesmo, meu Deus! A narrativa não me incomodou não, eu curti, mas realmente tiveram alguns trechos que eu fiquei tipo "OK, ninguém fala isso!".

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Pois é, morri de tédio da Thizi. Chata igual a ela nunca vi.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!