Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
11

[ RESENHA ] Espíritos do Gelo - Raphael Draccon

Título Original: Espíritos do Gelo
Gênero: Terror/Suspense
Autor: Raphael Draccon
Ano: 2011
Editora: Leya
Número de páginas: 176
Nota pessoal: 3/5

““ Se você não se lembrar do que aconteceu nas últimas horas, nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse em um dos Nove Círculos do Inferno...”
Foi o que eles disseram antes do terceiro eletrochoque.
E essa nem foi uma das piores partes.” Pág. 07

Raphael Draccon é mais conhecido pela imperdível série de fantasia Dragões de Éter, uma das minhas preferidas no estilo. Além dela o autor tem outros dois trabalhos lançados; Fios de Prata: Reconstruindo Sandman e Espíritos do Gelo, sobre o qual falarei na resenha de hoje.


Um homem acorda em uma sala escura após receber um balde de água gelada. Á sua frente se encontra um baixinho vestido impecavelmente com sapatos e calça social, brincos e cordões de ouro, uma jaqueta de couro cheirando a nova e por baixo uma camisa surrada do Black Sabbath. A figura estranha lhe perguntava obstinadamente o que aconteceu antes dele chegar ali.

Auxiliando o baixinho estavam dois sujeitos com roupas de couro apertadas, compradas em algum sex shop de baixa qualidade para simular o mais próximo possível de um clube sado masoquista. A situação seria engraçada, se o homem não estivesse preso pelos braços, sendo açoitado sem pena. Espancado impiedosamente.

O fato é que o homem aparecera desmaiado, com um rasgo no abdômen , mergulhado dentro de uma banheira com gelo. Ele não lembrava o que acontecera. Provavelmente sofria de uma amnésia momentânea causada por um choque emocional muito intenso. Mas o baixinho e seus dois companheiros precisavam da informação com urgência e para isso não se importariam em submeter o homem a outros traumas. Afinal, o que lhes interessava era o motivo de ele ter chegado até ali...

“O infeliz sorriu. O sorriso desta vez era diferente. Maldito desgraçado.
Ele conseguia a primeira informação.” Pág. 20

* * *

Até imagino meu nível de decepção se tivesse lido esse livro com expectativas muito elevadas. Não é que a obra seja ruim. Na verdade é um entretenimento até bem vindo. O que acontece é que meu nível de empatia com o protagonista foi zero. Mas vamos por partes.

Talvez vocês não saibam, mas o Raphael Draccon se baseou na lenda urbana do homem que acorda em uma banheira cheia de gelo e sem um rim para criar o enredo de Espíritos do Gelo. No geral o livro é bem forte, com uma linguagem pesada e cenas de violência extrema. Mas nada disso me tocou. E é nesse ponto que quero chegar. O protagonista é um cara bem cretino, um machista idiota. E mesmo diante de cenas de tortura bem pesadas, senti mais desprezo do que dó do cara. Para mim tanto fazia se ele estava sendo açoitado ou não.

A narrativa em si é interessante. Gostei da forma como a história foi construída, mesclando acontecimentos do passado com o presente e de como as coisas vão sendo reveladas. O que não colou foram as muitas referência a cultura pop jogadas no meio da trama. Essa já é uma marca do autor e até gostei desse aspecto nos livros da série Dragões de Éter, mas aqui a coisa toda soou meio forçada. É como se ele tivesse uma série de piadinhas sarcásticas em mão e saísse encaixando tudo isso no enredo. Em alguns momentos casou bem, mas em outros nem tanto.

O final me lembrou muito de “Os Outros”, um conto do Neil Gaiman publicado na coletânea Coisas Frágeis. Acho que por já conhecer uma história com parâmetros bem parecidos, saquei logo qual seria o desfecho escolhido para o protagonista, ainda assim não deixei de me surpreender com o caminho trilhado pelo autor para chegar até aquele momento.


Para quem deseja conhecer o trabalho do Raphael Draccon, aconselho que comece por Dragões do Éter. A obra é de longe bem mais rica. Mas se você já o conhece e deseja se aventurar em outros trabalhos dele, leia Espíritos do Gelo. No final das contas, é um bom entretenimento. Um livro de fácil leitura e que não lhe tomará mais do que algumas horas.

11 comentários:

  1. Ah, eu olho essa capa e saio correndo! haha sou medrosa, fazer o que? Quero ler a série Dragões do Éter do mesmo autor, mas desse livro aí eu passo longe!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      É forte, mas não chega a assustar. Mas se tiver que começar, nada melhor que Dragões de Éter. Como disse lá a série é infinitamente melhor.

      Abraços!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro
    Mas ele também não me chama atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela,

      Realmente não agrada a todos. Li mais pelo autor.

      Abraços!

      Excluir
  3. EI Jeff

    Achei tão ruim rsrsrs. Vc sabe ne, mas que bom que gostou mais do que eu. Para mim tbm tanto fazia este cara morrer ou não kkkkkkk
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nann,

      Ah e como sei. Talvez tenha sido sua resenha que me preparou. Acho que gostei mais por não ter grandes expectativas.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. A capa me deixou com medo. A trama parece interessante, mas se o protagonista é assim já descarto. Mas tenho bastante vontade de ler Dragões do Éter.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Assim que puder leia mesmo Dragões de Éter, diferente desse, a série é muito boa.

      Abraços!

      Excluir
  5. Oii, Jeferson!!
    Além de ser medrosa, não me empolguei muito com a trama do livro.
    Eu nem conhecia o título e desta vez vou deixar passar. Só de pensar na quantidade de coisa que tenho para ler já fico apavorada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      Eu entendo perfeitamente. É muita coisa para ler e temos que ser seletivos. No meu caso, mesmo já sabendo que o livro não era grande coisa, preferi ler por se tratar de algo escrito pelo Draccon.

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi, Jef, tudo bem?!

    Poxa, eu particularmente fico "meio assim" com o Draccon. Eu gosto de muiitos autores brasileiros, mas ele infelizmente me deixa com um pé atrás tamanha a insegurança. Dragões de Éter infelizmente não ocupou um espaço especial no meu coração, mas Espíritos do Gelo particularmente chamou a atenção demais (mais a capa do que a trama, na verdade, mas paciência, hehe)

    Ah! E antes que eu esqueça, te indiquei a uma tag lá no blog, viu? ;) http://entresonhoseletras.blogspot.com.br/2014/01/tag-11-things-about-me-liebster-award.html ♥

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!