Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
10

[ RESENHA ] Como Falar Dragonês - Cressida Cowell

Título Original: How to Speak Dragonese
Série: Como Treinar O Seu Dragão
Gênero:  Infantojuvenil
Autor: Cressida Cowell
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
Número de páginas:  240
Nota pessoal:  4/5

“Perna-de-Peixe aterrissou na proa, brandindo a espada sobre a cabeça, do jeito mais ameaçador e bárbaro que conseguiu, esperando encontrar dois ou três pescadores pacíficos apavorados.
No lugar deles, trezentos e cinquenta dos melhores soldados romanos, fortemente armados com o que havia de mais moderno, viraram-se para olhá-lo.
-Ah, amigo... – sussurrou Soluço para si mesmo, ainda preso à corda e espiando sobre a amurada da barca. – Acabou aquela história de dia da sorte...” Pág. 25

Soluço, o improvável herói viking, ao lado de Banguela, seu minúsculo dragão desdentado e do melhor amigo Perna-de-Peixe, já salvou a Ilha de Berk de ameaçadores dragões marinhos e ajudou os Hooligans a escapar com vida da perigosa Ilha da Caveira. Mas suas aventuras estão apenas começando. Em Como Falar Dragonês, chegou à vez de enfrentar dragões-tubarões e a temida legião romana. Embarque comigo em mais um capítulo da divertida história de Cressida Cowell.


Soluço Spantosicus Strondus III é ultimo dos grandes heróis vikings. Membro da corajosa Tribo dos Hooligans Cabeludos, ele foi um destemido chefe guerreiro, exímio espadachim e mestre no trato com dragões. Mas nem sempre foi assim. Na infância Soluço fora um garoto normal e magricelo. Desprovido de atributos físicos, sempre recorrera à inteligência para se livrar das enrascadas comuns a qualquer jovem herói. E assim traçou seu destino. Passo a passo.

Em Como Ser Um Pirata, Soluço escapou por pouco das garras dos dragões-caveira e da astúcia do ardiloso Alvin. Mas o oceano é imenso e para seu desespero ainda esconde muitos perigos. E é justamente nele, em uma das aulas do Programa de Treinamento de Piratas, que reencontramos nosso herói.

A tarefa era bem simples. Tudo que eles tinham que fazer era invadir uma embarcação de pescadores pacíficos, assustá-los e como prova do sucesso roubar um de seus capacetes. Seria como tirar doce de criança. Mas não para os desajeitados Soluço e Perna-de-Peixe.

E como para eles as coisas sempre dão errado, a embarcação em que estão a bordo é atacada e desviada para a corrente marinha do verão, ficando a mercê dos temíveis dragões-tubarão. E isso é só o começo do infortúnio.


Perna-de-Peixe tem o terrível azar de invadir um navio romano. Enquanto estão a bordo eles descobrem um plano diabolicamente astuto com o intuito de colocar as tribos dos Hooligans em guerra com as Ladras do Pântano. A batalha serviria como distração para que os romanos tivessem tempo de saquear todos os dragões das Ilhas Internas.

Ciente do desastre, Soluço tenta fugir, mas antes que todos consigam sair do navio, Banguela é capturado. Agora ele precisará encontrar uma maneira de resgatar seu pequeno dragão, derrotar um antigo inimigo, evitar um confronto entre as duas tribos vikings e provar seu valor como herdeiro dos Hooligans Cabeludos.

“Mas Soluço estava ansioso. O pai dele ficara desapontado com seu boletim. Talvez seu pai pensasse que Melequento, que sempre tirava 10 em tudo, pudesse ser um herdeiro melhor que Soluço... Talvez seu pai sentisse alívio pelo fato de ele ter partido... Talvez, fosse possível que seu pai não viesse no final das contas...” Pág. 147

* * *
A cada livro me apaixono mais por essa série. Como já falei nas resenhas anteriores a autora é genial. Eu me divirto horrores com a birra de Banguela e as enrascadas em que Soluço e Perna-de-Peixe se metem.

Esse volume, no entanto, é o menos divertido. Banguela passa grande parte do livro aprisionado em um forte romano, enquanto Soluço sofre pela sua ausência e com a insatisfação do pai por ele não se adequar a tarefas comuns a qualquer viking.

Também é nesse livro que conhecemos a Camicazi, a herdeira das Ladras do Pântano, tribo que tem uma rixa de anos com os Hooligans. A garota é bem divertida e histérica e se mostra uma ótima companheira para Soluço. Espero que a autora inclua sua participação nas próximas aventuras.


Agora o que me impressiona mesmo é a capacidade da Cressida Cowell de passar lições a seus leitores. Não é nada forçado e você aprende simplesmente lendo a história. Aqui, até pequenas criaturas, do tamanho de gafanhotos, quando unidas são capazes de se opor a uma legião de soldados. E isso sem forçar. Nem quero comentar do epilogo, Lindo e digno de reflexões.

Mesmo sendo uma série, todos os três primeiros livros tem um final bem fechado. Mas nesse a autora deixa um gancho nas ultimas páginas que está me instigando a ler logo o volume seguinte.

Se você ainda não conhece a série, dê uma chance. É uma besteirinha fofa e divertida, mas que não abre mão de tiradas irônicas e uma certa profundidade. 

Série Como Treinar Seu Dragão:

Livro 01 - Como Treinar o Seu Dragão
Livro 02 - Como Ser Um Pirata
Livro 03 - Como Falar Dragonês
Livro 04 - Como Quebrar a Maldição de Um Dragão
Livro 05 - Como Mudar Uma História de Dragão
Livro 06 - Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais
Livro 07 - Como Navegar em uma Tempestade de Dragão
Livro 08 - Como Partir o Coração de um Dragão
Livro 09 - Como Roubar a Espada de um Dragão
Livro 10 - Como Pegar a Joia do Dragão
Livro 11 - How to Betray a Dragon's Hero (Ainda não lançado no Brasil)

Interligados:

* Como Treinar seu Viking (Por Banguela, o Dragão)
* The Day of The Dreader (Ainda não lançado no Brasil)

10 comentários:

  1. Oi querido!

    Conheço só o filme mesmo, mas sempre tive vontade de ler os livros da saga. Adoro um bom infanto-juvenil, e esse parece ser uma leitura deliciosa!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Ah, o filme é bem legal mesmo e esse ano tem até continuação. Mas os livros são únicos.Estou amando essa saga.

      Abraços!

      Excluir
    2. Hey Jeff, tô voltando pra te deixar o link para comprar o segundo volume de Outlander. Só achei na Saraiva, quando tentei comprar no Submarino disse que tinha acabado o estoque... Enfim, se quiser esperar chegar lá, o preço provavelmente será melhor. Mas se estiver que nem eu, doido pela continuação, e não quiser esperar, segue o link da Saraiva:

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/198877/a-libelula-no-ambar-serie-outlander

      Excluir
    3. Iiiiih, ignore... Agora que fui ver que na Saraiva acabou também! Sorry querido, não sei onde você pode encontrar a obra :/

      Excluir
    4. Oi Mandy,

      Sufoco esse nosso. Obrigado por tentar ajudar viu! Agora é ficar atento e ver quando vai aparecer disponível. Nem no site da Rocco tem. Acho até que vou passar um email para eles perguntando sobre uma possível nova edição.

      Abraços!

      Excluir
  2. Ei Jeff

    Esta série é fofa, eu já comprei vários, mas estou super atrasada na leitura.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Já te falei que vou ler, né Jeferson? Acho que na minha próxima compra vejo se pego pelo menos os dois primeiros. ;)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser bom
    Acho que meu irmão iria amar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii. Até agora só li o primeiro, mas adorei!
    Não vejo a hora de ler os outros. *-*
    Beijo

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!