Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
11

[ RESENHA ] Como Treinar o Seu Dragão - Cressida Cowell


Título Original:How to Train Your Dragon
Série: Como Treinar Seu Dragão
Gênero: Infantojuvenil
Autor: Cressida Cowell
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 224
Nota pessoal:  4/5

“-Não preciso lhes dizer – prosseguiu Bocão, animado – que se for para voltar sem dragão nem vale a pena chegar até aqui. Todos os que FALHAREM nesse teste serão imediatamente exilados. A Tribo dos Hooligans Cabeludos não aceita FRACASSADOS. Só os mais fortes permanecem.” Pág. 32

Uma leitura rápida e divertida, que através de uma história simples, consegue passar uma bela lição de moral sem cair em clichês batidos. Estou falando de Como Treinar o Seu Dragão da autora Cressida Cowell.


Soluço Spantosicus Strondus Terceiro, a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos é um garoto viking que vivia na selvagem e ventosa Ilha de Berk. Pequeno e sem atributos físicos ele tinha que lidar diariamente com a pressão de ser o filho do chefe da tribo, o grande guerreiro Stoico, o Imenso.

Até o dia em que precisa provar sua coragem. Para se tornar um membro da tribo, todos os garotos devem passar no Programa de Iniciação em Dragões. Em sua primeira tarefa, Soluço e mais nove companheiros deverão invadir uma caverna e capturar um filhote de dragão. Aquele que falhar será banido.

Depois de alguns incidentes envolvendo seu melhor amigo Perna-de-Peixe, Soluço consegue capturar um dragão. O que ele não imaginava é que a criatura seria algo pequena e sem dentes, a ponto de torná-lo uma piada ainda maior para os implicantes Bafoca de Maluquício e Melequento que logo tratam de apelidar o réptil de Banguela.

Mas capturar um dragão é apenas a primeira etapa do teste. O garoto ainda precisa treiná-lo e fazer com que a “fera” o obedeça. O que não será uma tarefa nada fácil considerando o temperamento extremamente arrogante de Banguela. Ao falhar no grito, Soluço percebe que se quiser um dia se tornar um grande herói viking terá que trilhar um caminho nada convencional.

“- De qualquer modo, talvez seja disso que a tribo precisa, de uma mudança no estilo de liderança. Por que a questão é que os tempos estão mudando. Não vamos conseguir continuar sendo maiores e mais violentos que os outros impunemente. IMAGINAÇÃO. É disso que eles precisam e é isso que você tem a oferecer. Um herói do futuro deverá ser astuto e esperto, não só um grandalhão todo musculoso. Ele terá de fazer com que todos parem de brigar entre si e juntos enfrentem os inimigos.”Pág. 71-72

* * *

Divertido e inteligente. Não tem como definir esse livro de outra forma. A história criada pela Cressida Cowell é pura diversão. Seja pelos nomes peculiares dos personagens ou pelas situações hilárias, você não vai conseguir tirar o sorriso do rosto.

Soluço é apenas um garoto normal, quer dizer, tão normal quanto um viking da tribo dos Hooligans Cabeludos pode ser. Ele não é forte ou intimidador, mas compensa sua falta de atributos físicos pela inteligência e astúcia, qualidades que nem sempre são muito apreciadas ou vistas como essenciais pelos bárbaros.

Contudo, as coisas ficam interessantes mesmo é quando Banguela entra em cena. O dragão capturado por Soluço pode até ser pequeno e desdentado, mas quando se trata de arrogância, manha, orgulho, encrenca e teimosia não tem pra ninguém.

Ri muito com as tentativas frustradas de Soluço em fazer de Banguela um fera obediente. As coisas com ele funcionam apenas de seu jeito, quando e na hora que ele quer, ou para defender seu inflado orgulho de dragão.

Ah, e antes que esqueça, tenho que falar da diagramação desse livro. A história é ilustrada com imagens feitas pela própria autora, retratando os personagens e algumas situações do enredo. Isso dá um toque bem especial e ainda contribui para arrancar mais risos do leitor.

Para quem não conhece, essa série pode até parecer bobinha, mas não subestimem a inteligência da autora. Através das aventuras de Soluço fica nítido que nem sempre músculos são suficientes para resolver qualquer situação e que às vezes astúcia e diplomacia valem muito mais que gritos e força bruta. Certamente um livro que recomendo para todos, sem distinção. Perfeito para “desestressar”, ler para uma criança ou indicar a um jovem ingressando no mundo literário. 

Série Como Treinar Seu Dragão:

Livro 01 - Como Treinar o Seu Dragão
Livro 02 - Como Ser Um Pirata
Livro 03 - Como Falar Dragonês
Livro 04 - Como Quebrar a Maldição de Um Dragão
Livro 05 - Como Mudar Uma História de Dragão
Livro 06 - Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais
Livro 07 - Como Navegar em uma Tempestade de Dragão
Livro 08 - Como Partir o Coração de um Dragão
Livro 09 - Como Roubar a Espada de um Dragão
Livro 10 - Como Pegar a Joia do Dragão
Livro 11 - How to Betray a Dragon's Hero (Ainda não lançado no Brasil)

Interligados:

* Como Treinar seu Viking (Por Banguela, o Dragão)
* The Day of The Dreader (Ainda não lançado no Brasil)

11 comentários:

  1. Que legal, eu sempre me interessei em ler esse livro... e não sabia que ainda tinha um pra lançar aqui hahaha

    Será que eles vão fazer mais animações para os próximos livros?

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi N,

      Pois é, ainda tem um volume para lançar e ao que parece a autora ainda não concluiu a série. Além do outro spin off. Ah, tem mais uma animação a caminho em 2014, já tem até trailer divulgado.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ah eu adorei o filme, mas ainda não peguei pra ler os livros :/ a verdade é que não dou prioridade a eles, então acabo sempre comprando outros. Mas quero tê-los, a história parece mesmo super divertida!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Ah, eu resolvi comprar logo. Eles são super rápidos de ler e para a gente que vive apertado com a programação de nossos blog eles são ótimos, rapidinho você ler e pimba, tem um livro para resenhar, hehehe.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Tenho uma certa vontade de ler essa série, até porque adoro infanto-juvenil. E seus comentários me instigaram ainda mais, Jeferson. O problema é que o fato de serem 11 livros complica um pouco. Mas talvez eu compre aos poucos e leia quando estiver completa. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Ah, realmente a série é grande, mas os livros são relativamente baratos e de rápida leitura, então da para ler sem emperrar a fila de leitura, hehehe.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Nossa, eu simplesmente >amo< o filme desse livro! Acho a coisa mais linda e fofa desse mundo, e por isso sou louca pra ler esse livro. A única coisa que me deixa com um pé atrás é o fato de ter tanto livro assim. Jesus, aguento não. Mas se me dessem um box eu juro que aceitava (se todos os livros forem tão bons quanto esse, pelo o que você falou, acho que eu também aceitava!)! Heheheh.

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F,

      Realmente a série é bem longa, mas os livros são tão levinhos que dá para ler em questão de horas. Adoro para intercalar com leituras mais densas.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Ei Jeff

    Esta série é fofa e realmente inteligente.
    Mas estou tão atrasada, parei no sexto, tenho alguns livros, faltam alguns e tal rsrsrs. Preciso continuar, mas sei lá quando. :P
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nan,

      Também deixei essa série muito tempo parada na estante, mas agora decidi que é hora de colocar em dia. E os livros são tão facinhos de ler que acredito poder fazer isso bem rápido.

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Livros da série saindo por 9,90 cada no Submarino!
    http://www.submarino.com.br/artista/81326/Cressida%20Cowell

    Ótimo custo x benefício!

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!