Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
12

[ RESENHA ] A Rainha da Fofoca - Meg Cabot

Título Original: Queen of Babble
Trilogia: Rainha da Fofoca
Gênero:  Chick-lit
Autor: Meg Cabot
Ano: 2010
Editora: Galera Record
Número de páginas:  432
Nota pessoal:  4/5

“Claro que é – Jean-Luc diz com uma risada. – Você está na França, Lizzie. O que esperava?
Não estes castelos a vista, para qualquer um que passa de trem ver. Não este pôr-do-sol de tirar o fôlego, enchendo nosso vagão com sua luz rosada. Não este homem perfeitamente gentil, perfeitamente adorável, sentado aqui ao meu lado.
- Não isso – murmuro. – Não isso.
E então fecho os olhos.” Pág. 188

A escritora Meg Cabot é famosíssima e tem uma legião de fãs em torno do mundo. A cada nova resenha que lia sobre seus livros ficava mais ansioso para conferir algo dela. Como primeiro contato com seu trabalho escolhi A Rainha da Fofoca, livro um da trilogia homônima. Hoje conto a vocês tudo sobre essa primeira experiência com a autora.

Lizzie Nichols acabou de concluir a faculdade de História da Moda, ou quase. Ela ainda precisa elaborar uma monografia sobre seu aprendizado, detalhe que só descobre tarde demais, já que sua atenção estava voltada em reencontrar o homem que três meses atrás salvou sua vida, o britânico Andrew.
Os próximos seis meses já estavam bem traçados. Lizzie continuaria trabalhando no mesmo emprego como subgerente de uma loja de moda, esperando seu namorado se formar. Enquanto isso, sua melhor amiga, Shari, irá para Nova York com o namorado, Chaz.
Mas antes, por que não férias pela Europa? Shari e Chaz vão para o sul da França, onde trabalharão na organização de um casamento enquanto desfrutam das instalações do belíssimo Château Mirac. Já Lizzie irá para a Inglaterra, reencontrar seu namorado descolado e solidário, com quem pretende passar momentos maravilhosos, mas talvez as coisas não corram conforme o imaginado.
“Será possível que cometi um erro? Será possível (como Shari certa vez sugeriu) que o motivo por que amo Andrew não é por causa de quem ele de fato é, mas porque projetei nele a personalidade que desejo que ele tenha?” Pág. 104
O problema é que Andrew não é bem a pessoa que ela imaginava. Para começar, teve aquela coisa da jaqueta vermelha de ombreiras. Quem ainda usa algo assim? Depois ela descobre que o namorado não mora sozinho, como a fizera crer e que ao invés de fazer amor dia e noite, teria que se contentar em dormir na lavanderia dos pais dele, ao lado do vaso de água do cachorro. Mais ainda não acabou. Andrew esqueceu que ela odiava tomates, mesmo depois de saber todas as suas desventuras com aquelas coisas vermelhas e nojentas. Tem mais? Sim! Ele comentou com sua família que ela era “gordinha”, fraudou a previdência social e o pior, mentiu e lhe pediu dinheiro emprestado, e tudo depois de ela dar uma chupada nele. Foi a primeira vez que Lizzie chupara alguém!
É muita coisa para lidar e logo Lizzie percebe que não quer ficar mais nem um minuto ao lado de Andrew. Mas nem tudo está perdido. Shari está na França, há apenas algumas horas de viagem e ela não hesita em pegar um trem e ir de encontro a amiga. No caminho conhece o gentil Jean-Luc, e antes que perceba está desabafando com ele, o que não é o problema, afinal ela não o verá mais, ou será que verá?
A chegada de Lizzie a França lhe reserva grandes surpresas, isso aliado a sua capacidade impar de não manter a boca fechada poderá causar grandes confusões, ou até mesmo salvar o dia.
* * *
Escolhi esse livro ao terminar a leitura de Solitária. Queria algo leve e divertido, que me proporcionasse momentos agradáveis e quebrasse um pouco da tensão do livro anterior. E fico feliz em dizer que acertei na escolha.
Acompanhamos a história sobre o ponto de vista da Lizzie. Confesso que demorei um tanto para me acostumar ao jeito estabanado e falastrão dela, mas no fim das contas percebi que a personagem é uma querida. E quando ela abandona o namorado em Londres por ter feito uma coisa não muito ética percebi que ela é uma garota com bastante moral, sem no entanto ser careta.
Algo interessante sobre a protagonista é sua capacidade em devanear. Sabe aquela pessoa que acaba de conhecer alguém e já faz uma imagem totalmente fantasiosa da vida desse alguém? Essa é ela.  Mal conheceu o namorado, mas com base nos fragmentos que tem da vida dele vai tecendo um quadro pouco condizente com a realidade. Isso somado ao fato dela não conseguir manter a boca fechada garante momentos bem divertidos.
Os outros personagens também são ótimos. Curti muito a Shari e o Chaz, Saquei logo de cara que o Andrew era um canalha, e fiquei bem feliz pela Lizzie logo ter percebido isso também. Queria muito mais da avó, que só aparece no inicio do livro e uma vez no meio, espero que nas continuações ela tenha mais participações. Ah, e não poderia deixar o Jean-Luc de fora, meu queridinho do livro. Suspirei a cada encontro dele com a Lizzie, gente, rola uma química e tanto ali. Ao contrário de Andrew, Jean-Luc é adorável, e encanta logo a primeira vista.
Como vocês podem ver, eu curti bastante a leitura. A autora me prendeu em cada página, mas se for para falar de algo que não foi bem o que eu esperava, posso destacar a previsibilidade dos desdobramentos. Antes de acontecer eu já sacava onde a autora queria chegar e por isso não me surpreendi com praticamente nada. Mas relevei isso bem fácil.
Como comentei lá na introdução, essa é minha primeira experiência com a obra da Meg Cabot e estou bastante satisfeito com o resultado. A Rainha da Fofoca é um livro do tipo delicinha, uma leitura despretensiosa e perfeita para quem busca algo leve e divertido. Recomendo!

Trilogia Rainha da Fofoca:

Livro 01 - A Rainha da Fofoca
Livro 02 - A Rainha da Fofoca em Nova York
Livro 03 - A Rainha da Fofoca: Fisgada

12 comentários:

  1. Amo, amo, amo a Meg. Não li essa trilogia ainda, mas quero muito. Ainda mais agora que tem seu selo de aprovação.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mandy,

    Obrigado querida, você sempre uma fofa. Foi meu primeiro contato com a autora e me diverti muito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    Eu ainda não li nada dessa autora, mas também quero muito ler. Você fez a história parecer bem divertida, apesar do Andrew. Estou tentando imaginar as confusões que ela pode ter causado com essas fofocas.
    beijinhos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei Jeferson

    Eu adoro a Meg e esta protagonista é ótima. Eu dei muita risada com ela, o que a autora faz nos livros seguintes divide muito as opiniões, curiosa para saber o q vc vai achar.
    abs

    ResponderExcluir
  5. Também nunca li nada da Meg Cabot. Mas apesar de não ser muito meu gênero, essa sua resenha me despertou uma certa curiosidade. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai eu sou suspeita para falar pois Meg para mim é DIVA!! Mas concordo com vc a leitura é boa para se distrair de algo mais pesado, sem falar que (concordo novamente) a gente prevê coisas que irão acontecer facilmente, mas mesmo assim é bom ler os livros da autora.

    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  7. Me lembro que quando esse livro foi lançado, fiquei louca para ler
    E já faz bastante tempo
    Mas infelizmente ainda não tive oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Apesar do título "bobo" parece ser um livro bem divertido, nunca li nada da autora, mas conheço a fama, não gosto muito do gênero, mas acho que darei uma chance a esse, minha irmã adora os livros dela!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy,

      Nem achei o nome bobo. Para mim é bem legalzinho. Mas quando puder leia sim, vale á pena.

      Abraços!

      Excluir
  9. A Meg Cabot é simplesmente PERFEITA!
    Adoro a forma de como ela detalha tudo e suas estórias.
    Tenho curiosidade de ler esse livro e adorei tua resenha.
    Resenha #120 - Amante Consagrado - Irmandade da Adaga Negra - Livro 6 - J. R. Ward.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lauri,

    Realmente a Meg arrasa. Esse é meu primeiro contato com o trabalho dela e o resultado foi bastante satisfatório. Obrigado :-)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Meg sempre arranca elogios. O primeiro contato que tive com um livro dela não foi tão ótimo, mas sei do potencial da autora. Quero ler mais dela, tenho alguns em casa esperando a vez e desejo que eu curta bem mais a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!