Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
23

[ RESENHA ] Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Título Original: The Hunger Games
Trilogia: Jogos Vorazes
Gênero: Distopia
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2010
Editora: Rocco Jovens Leitores
Número de páginas: 397
Nota pessoal:  4/5

“Levar as crianças de nossos distritos, força-las a matar uma as outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela. De como teríamos pouquíssimas chances de sobrevivência caso organizássemos uma nova rebelião.” Pág. 25

Enquanto zapeava por canais de televisão, a escritora Suzzane Collins passou por um em que pessoas competiam num reality show. Em seguida outro canal mostrava cenas da Guerra no Iraque. De alguma forma as duas coisas se misturam e a ideia para uma trilogia começara a se formar. Hoje conto a vocês minha opinião sobre Jogos Vorazes, primeiro volume de uma fusão um tanto incomum, mas que rendeu uma das sagas mais famosas do mundo.

Conhecido no passado como América do Norte, Panem surgiu após uma série de desastres naturais, seguidos por uma guerra brutal. Do que restou nasceu o país, formado por uma resplandecente Capital de treze distritos. Então, vieram os Dias Escuros, o levante dos Distritos contra a Capital. Doze foram derrotados, o décimo terceiro obliterado. O Tratado da Traição trouxe novas leis para garantir a soberania de Panem. E como uma lembrança anual de que os Dias Escuros jamais deveriam se repetir surgiu os Jogos Vorazes.

As regras dos Jogos Vorazes são simples. Como punição pelo levante, cada um dos doze distritos deve fornecer uma garota e um garoto – chamados tributos – para participarem. Os vinte e quatro tributos serão aprisionados em uma vasta arena a céu aberto que pode conter qualquer coisa: de um deserto em chamas a um descampado congelado. Por várias semanas os competidores deverão lutar até a morte. O ultimo tributo restante será o vencedor. Como recompensa, recebe uma vida tranqüila ao voltar para casa, e seu distrito, uma enxurrada de prêmios durante um ano.

Os jovens se tornam elegíveis para a colheita quando completam 12 anos. Nesse ano seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante até você atingir a idade de 18 anos, o ultimo ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio. É assim que acontece para todos os cidadãos nos doze distritos em todo o país de Panem. Mas aí vem a jogada, digamos que você seja pobre e esteja passando fome, você pode optar por adicionar seu nome mais vezes em troca de tésseras. Cada téssera vale um escasso suprimento anual de óleo e grãos para cada pessoa. Você também pode adicionar seu nome para cada membro de sua família. Assim, aos doze anos de idade, o nome de Katniss Everdeen do Distrito 12 já havia sido adicionado quatro vezes no sorteio. Uma por obrigação e outras três para garantir suprimentos para sua família. Dessa vez, aos dezesseis anos, seu nome aparecerá 24 vezes no sorteio, considerando que as inscrições são cumulativas. Sua irmã, Primrose Everdeen, está na primeira colheita. Ela é apenas uma tirinha de papel entre milhares. Katniss fez de tudo para garantir que Prim não precisasse de nenhuma téssera, assim a possibilidade dela ser sorteado para os jogos seria mínima. 

Mas eis que o improvável acontece. Quando EffieTrinket enfia a mão bem fundo na bola de vidro e retira uma tirinha de papel com o nome do próximo tributo, Katniss deseja com todas as forças que não seja o seu. E não foi. O Tributo do Distrito 12 é Primrose Everdeen.

Inacreditável. Como aquilo pode acontecer? Mas Katniss não deixaria que nada acontecesse à sua inocente irmã e assim se oferece como tributo no lugar dela. Ao seu lado, representando o tributo masculino do Distrito 12 está Peeta Mellark. Katniss tem uma dívida de gratidão com o garoto. Ele fez algo que lhe deu esperança em um momento que precisava muito. Algo que nunca pôde retribuir. Mas agora é tarde demais, a única gratidão que ela poderá lhe oferecer é a sorte de uma morte rápida se ele cair em suas mãos na Arena. Se escapar dos outros 22 competidores. Ou se ela própria viver a tal ponto.

Katniss sabe que suas chances de vencer os jogos são poucas. Garotos de distritos mais ricos, onde vencer é um honra, passam toda a vida praticamente à espera desse momento. Mas não é de sua natureza cair sem lutar, e ela precisa tentar. Precisa se manter viva pela pequena e frágil Prim.

“-Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes.” Pág. 162

* * *
Li Jogos Vorazes pela primeira vez em 2012, pouco antes da estréia do filme, e não me julguem, mas não consegui me empolgar a ponto de ler logo os demais da trilogia. O livro em si é ótimo, mas lembro que na época tinha altas expectativas. Tão altas que esperava algo um tanto diferente, e nisso me frustrei um pouco. Mas sei que sou um caso á parte, e afinal, essa é minha opinião, algo completamente pessoal.

Bem, e se li na primeira vez para poder assistir a adaptação, a mesma coisa aconteceu esse ano. Com a estréia do segundo filme, decidi que era hora de retomar de uma vez a trilogia. E para não postar a resenha do segundo livro sem a do primeiro, resolvi reler Jogos Vorazes.

E aqui algo interessante aconteceu. Talvez por já saber o que esperar, consegui aproveitar melhor a leitura. Não irei me estender sobre o enredo, afinal já falei exaustivamente sobre ele na primeira parte da resenha, que por sinal ficou imensa. Além do mais, quem ainda não conhece a trama por trás de Jogos Vorazes? Ao invés disso, me deterei nos personagens e na crítica muito bem elaborada por trás da criação da Suzzane Collins.

Acompanhamos a narrativa sobre o ponto de vista de Katniss Everdeen. Uma garota que aos 11 de idade perdeu o pai em uma explosão. Nesse momento sua mãe se isola em uma dimensão de luto. Passa a viver calada e inalcançável, como se nada mais lhe importasse. Nem mesmo o fato das duas filhas estarem virando pele e osso surte algum efeito nela. Cansada de esperar pela mãe, Katniss assume as rédeas da família. O começo é duro, mas fazendo uso do que aprendeu com o pai, ela passa a prover a casa da melhor maneira que pode. Toda essa responsabilidade faz dela uma moça dura, forte, direta e que não se dá ao capricho de demonstrar emoções, exceto quando se trata da irmã Prim, ou talvez do melhor amigo Gale. 

Eu realmente gostei da Kat. Sua garra, personalidade forte e humor negro rendem excelentes momentos. Ela não é do tipo de protagonista que se dobra com facilidade, nem fica lamentando pelos cantos. Acompanhar a narrativa pelo seu ponto de vista é uma delicia. Claro que em como qualquer outra história em primeira pessoa, sentimos falta de uma abrangência maior sobre alguns acontecimentos, ou até mesmo da perspectiva de alguns outros personagens.

Ainda sobre os personagens, outro que me conquistou foi o Peeta. Passei uma parte significativa do livro confuso sobre sua real intenção, mas independente disso ele se mostra um rapaz encantador, com um grande coração. Além de ser bem inteligente e astuto.

A história conseguiu me emocionar em muitos momentos. A começar pela Colheita, quando Katniss se oferece como tributo no lugar da irmã, passando por alguns momentos na Arena. A opressão da Capital sobre os Distritos e a forma leviana como os moradores de lá viam os Jogos Vorazes me chocou. Para eles aquilo é puro entretenimento. Enquanto 24 jovens lutam até a morte, eles se divertem e apostam. Tudo não passa de uma cruel afirmação da soberania da Capital sobre os Distritos através de algo que passou a ser um entretenimento sangrento.

O resultado é que dessa vez terminei a leitura de Jogos Vorazes bem mais empolgado para ler as continuações, algo que pretendo fazer ainda esse ano. Ainda não considero um livro perfeito, existe algo no final que eu não consigo comprar, mas nada que tire o brilhantismo da obra.

 Trilogia Jogos Vorazes:

Livro 01 - Jogos Vorazes
Livro 02 - Em Chamas
Livro 03 - A Esperança

23 comentários:

  1. Oi Jeferson (: primeiro eu tenho que dizer que aconteceu um erro aqui e não sei se o primeiro comentário que eu fiz foi enviado, então me desculpe se eu tiver comentando as mesmas coisas, por favor (: Então, eu ainda não li os livros, não sei porque, me faltou interesse, quando todos pareciam estar apaixonados pela série eu não estava muito convencida, assistir o primeiro filme, como você com o livro, com grandes expectativas e acredito que isso atrapalhou muito, então não me senti muito ligada á estoria, mas assistindo ao segundo filme me sentir encantada com a estoria e to morrendo de vontade de ler os livros, acho que finalmente to sentindo o que todos sentem faz tempo (: muito bom achar alguém com a mesma opinião! Adorei a resenha (:

    Já postamos lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -Cami
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami,

      Realmente a principio não empolguei tanto. Li o primeiro livro e mesmo tendo os dois seguintes não conseguia ir em frente. Mas agora, depois de ver o segundo filme preciso ler logo. Acredito que agora a coisa engrena, hehehe.

      Abraços!

      Excluir
  2. Esse livro é sensacional, mas as continuações são ainda melhores... Leia, tenho certeza que vai viciar na série...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela,

      Agora tenho certeza que sim. Lerei as continuações ainda esse ano.

      Abraços!

      Excluir
  3. Ei Jeferson

    Ah eu amo todos, muito perfeita esta trilogia. Quero mais livros da autora urgente hehe.
    Eu estou na pilha do filme ainda, acho que quero ver Em chamas no cine de novo rs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Estou começando a empolgar, hehehehehe. Também vi Em Chamas e amei 100% o filme. Ah, assim como você quero rever.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Ai Jeferson, preciso ler logo a trilogia de Jogos Vorazes. Bom, logo logo não será pois estou com Senhor dos Anéis e Percy Jackson esperando por mim. Mas lerei assim que possível. E adorei a resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Também estou bem atrasado com essa trilogia, mas já correndo atrás do prejuízo. Ah, que legal! O Senhor dos Anéis e Percy Jackson são ótimos, quero muito saber sua opinião sobre eles.

      Abraços!

      Excluir
  5. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    Sua resenha ficou grande, mas muito bem escrita e nem um pouco cansativa. Eu ainda não li o livro, por isso, embora já conheça a história, sempre fico curiosa sobre a opinião das pessoas que já leram. Você não foi o primeiro a dizer que o livro não é perfeito, já escutei comentários similares antes.
    Mesmo assim,
    quero muito ler.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,

      Realmente me empolguei, ficou imensa essa resenha. Ah, mas leia sim. Não é meu livro preferido, mas foi bem legal de ler.

      Abraços!

      Excluir
  6. Oiee =)
    essa é uma série que ainda não tive a oportunidade de ler, por isso, não vi os filmes ainda, mas pretendo fazer isso em 2014!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Máh,

      Também demorei bastante para ler essa trilogia, mas pretendo terminar ainda esse ano.

      Abraços!!!

      Excluir
  7. Ainda não li essa trilogia, mas já assisti aos dois filmes. Morro de curiosidade e acho que é uma das melhores distopias atuais.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Olha, sou fraco em distopias, mas agora quero engrenar e ler mais delas.

      Abraços!!!

      Excluir
  8. Estou ainda na dúvida se leio os livros ou não.
    Acho que com a pouca grana que tenho, vou ficar msm somente com os filmes rs.
    Não tinha nenhuma curiosidade de conhecer essa série, mas depois que assisti o filme, mudei totalmente a minha opinião.
    Adorei a resenha.
    Resenha #122 - Desastre Iminente - Belo Desastre #2 - Jamie McGuire.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri,

      Ah, leia sim os livros. Acho que ver somente os filmes não vale a penas. Vou ver se começo a ler Em Chamas ainda hoje.

      Abraços!!!

      Excluir
  9. Jeferson, acho incrível isso de uma coisa não funcionar igual para todo mundo, ou seria tudo muito chato. Todo mundo com a mesma opinião, mesmas roupas, mesmo corte de cabelo, etc. Eu amei JV e fiquei extremamente empolgada quando li. Só não tive um treco para ler as continuações porque: 1) O final foi redondinho e não deixou tanto um "quero logo a continuação!!" e 2) Sou mão-de-vaca e esperei uma boa promoção. hahahahahhaa Sério.
    Enfim, eu adorei o enredo, a forma de crítica colocada na história pela Suzanne, a Katniss, tudo. Menos a matança, sou sensível. É um livro que eu recomendaria para todo mundo. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      Ah, concordo com você. Fico apenas com receio por que quando falo que não gostei tanto de Jogos Vorazes como a maioria as pessoas meio que me olham torto. Também achei o final bem redondinho e fiquei me perguntando como a autora faria com as continuações.

      Abraços!!!

      Excluir
  10. Ainda não li o livro, mas todos falam super bem dele.
    Já esta na minha listinha de leituras. Parabéns pelo blog e pela resenha!!
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly,

      Eu gostei do livro, mas com as ressalvas que destaquei na resenha. Obrigado :-)

      Abraços!!!

      Excluir
  11. As vezes um livro que funciona pra a gente não funciona pra outro e vice-versa. As vezes também a gente vê tanta gente falando bem de um livro que a gente termina criando expectativas que a leitura não consegue ultrapassar (que é o meu caso com o livro A Menina que Roubava Livros).

    Jogos Vorazes foi um livro que eu li depois de ter assistido o filme. Pra mim ele foi bem "é, eu já sei o que vai acontecer", então não me empolguei muito. Pra falar a verdade, eu só o li porque queria ler a continuação, então não podia simplesmente começar pelo meio. Tenho que admitir que adorei Em Chamas e principalmente A Esperança (chorei rios de lágrimas nesse livro, acredite se quiser), então não me arrependo de nada, pelo contrário; valeu a pena. :)

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F,

      Concordo com você. Tanto que estou evitando ler muitas resenhas sobre determinados livros, para manter as expectativas sob medida, hehehehe. E realmente acontece mesmo essa coisa de fulano de tal amou determinado livro, já eu não gostei tanto.Isso acontece, depende muito de gosto pessoal.

      Comecei a ler Em Chamas ontem e já estou amando. A história já começa acontecendo muita coisa e a sensação é meio que opressora.

      Abraços!!!

      Excluir
  12. Olá. Ja li os dois primeiros e estou na metade do último, interrompi uma outra saga pra ler essa, e valeu a pena.
    Assistí Em chamas duas vzs no cinema e estou completamente apaixonada pela trilogia e pela Catnip.
    Enfim, super recomendo.
    By: Júlia.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!