Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
14

[ RESENHA ] Solitária - Alexander Gordon Smith

Título Original: Solitary
Série: Fuga de Furnace
Gênero:  Infanto-Juvenil
Autor: Alexander Gordon Smith
Ano: 2012
Editora: Benvirá
Número de páginas:  264
Nota pessoal:  4/5

“Aquele espaço era um tipo totalmente diferente de tortura, infinitamente mais lenta e mais aterrorizante. O buraco não precisava de monstros para realizar seu trabalho sujo; ali não havia utilidade para a brutalidade dos ternos-preto e de seus cães de olhos prateados, ou Ofegantes com seringas imundas.
Não, tudo que era necessário ali era eu – e meu incomparável pânico. Por que sozinho, no silêncio da escuridão impenetrável, sabia que meus pensamentos me enlouqueceriam. Minha própria mente me mataria. Pág. 63

A série Fuga de Furnace tem uma pegada bem diferente dos livros juvenis que estou acostumado a acompanhar. Nela o protagonista está constantemente sendo posto a prova, sofrendo as piores atrocidades imagináveis e raramente tem algum momento de alegria. Ainda assim é impossível desgrudar do livro antes do final. Hoje falarei de Solitária, segundo volume da saga de autoria do britânico Alexander Gordon Smith.

Quando cometeu seu primeiro delito, Alex Sawyer nunca poderia imaginar para onde sua vida rumaria. Até o dia em que, ao assaltar uma casa vazia na companhia do melhor amigo, eles são surpreendidos por guardas de Furnace. Antes que pudesse fazer qualquer coisa, Alex assiste Toby ser assassinado e sem que possa provar sua inocência, é acusado pelo crime e enviado para cumprir pena na Penitenciária de Furnace, o pior buraco do Inferno na terra.  Aquele agora era seu lar e seria até que morresse, o que certamente não levaria muito tempo para acontecer. Em Furnace havia as gangues, os homens de preto com espingardas, as criaturas musculosas e de olhos prata que cheiram a sangue; e o pior, a vigília sangrenta, que arrastava os prisioneiros das celas e os transformavam em um deles, em monstros. Mas ele não esperaria passivamente pela morte. Faria qualquer coisa para fugir de Furnace, nem que para isso precisasse pagar com a própria vida.
A partir daqui contém SPOILER para quem ainda não leu o primeiro livro da série. Para saber melhor como tudo começou, confira a resenha de Encarcerados.

O plano não era perfeito, mas foi o melhor que puderam bolar. Quando Alex, Zê, Gary e Toby explodiram a sala dois, eles acharam que finalmente estavam a um passo da liberdade. Poderiam ver de novo a luz do sol, respirar ar fresco. Mal sabiam que cair naquele rio, nas profundezas de Furnace, seria como despencar para a morte.
A fuga acabou se tornando muito pior do que a prisão em si. As entranhas de Furnace escondiam terrores que estão além da imaginação. Mas as coisas estavam apenas começando a piorar. Logo vieram os cães, e antes que percebessem estavam sendo implacavelmente caçados. Não havia lugar para onde fugir ou se esconder. Perseguidos, exauridos e sem nenhuma esperança, eles rapidamente são recapturados pelo Diretor.
Como castigo são sentenciados a Solitária. Um buraco escavado na rocha de Furnace, como apenas uma entrada trancada por fora, constantemente vigiada pelos ternos-pretos. Sozinho em meio à escuridão e assombrado pelos próprios fantasmas, Alex precisará de todas as forças para não sucumbir aos terrores criados por sua própria mente. Mas nem de longe manter a lucidez será seu maior desafio, existem os ratos, seres das profundezas da prisão que vivem constantemente famintos, sedentos por carne humana e que buscam apenas uma brecha para devorar os isolados na solitária.

Dessa vez não parece haver saída. Furnace seria seu mundo, seu túmulo, seu inferno. Mas a última tentativa de fuga de Alex chamou a atenção daqueles que de algum modo conseguiram sobreviver ao horror dos Ofegantes, e no final das contas, talvez tentar escapar novamente possa vir a se tornar possível.
“Inclinei a cabeça para trás, meu corpo tomado por um fogo congelante, e tentei me concentrar na luz. Sabia o que era, é claro. Era o fim, a vida após a morte me chamando, as coisas que as pessoas veem quando estão agonizando. Não me importava mais. Ela podia me levar para onde eu merecesse, contanto que pusesse fim àquele sofrimento.” Pág. 15

* * *
Algumas séries começam muito bem, mas acabam se perdendo a partir dos volumes seguintes, e tive medo que isso acontecesse a essa. Felizmente não foi o caso. Escolhi o livro após uma semana sem conseguir ler nada, e como aconteceu com o primeiro volume, terminei em poucos dias, devorando página após página, com o coração apertado e perplexo com as atrocidades de Furnace.
A principio achei que esse volume seria mais voltado ao lado psicológico do protagonista, afinal o titulo e a sinopse meio que sugeriam a questão do isolamento, então já não esperava algo muito agitado. E me enganei feio. O autor foi muito engenhoso ao inserir alguns elementos que tornaram esse volume tão frenético quanto seu antecessor.
Em Solitária abandonamos a área comum de Furnace, onde estão os detentos, e mergulhamos fundo nas entranhas da prisão. E é preciso estar preparado para tudo que visualizamos lá. Gente, Alex não é santo, o próprio tenta nos convencer disso ao nos contar um pouco sobre alguns de seus atos antes de ir parar naquele inferno, mas ele não merece todo aquele terror, ninguém merece. E a cada derrota ou perda, eu sofria junto a ele. 
Aqui alguns mistérios são revelados. Conhecemos melhor sobre como funciona a prisão e na companhia de Alex visitamos alguns lugares que são de dar arrepios. A enfermaria, onde os Ofegantes fazem seu trabalho sujo e a própria solitária são ótimos exemplos disso.  Na mesma medida, o autor nos dá mais algumas coisas para pensar. O que realmente é Furnace? Qual o propósito real dela e de seus experimentos macabros? Quem é o Diretor e o mais instigante para mim, qual o papel de Alfred Furnace, fundador da prisão, nisso tudo?
Como vocês podem ver a série ainda tem muito a oferecer e continuo ansioso pelas respostas para as questões acima. Por isso pretendo ler o terceiro volume, Sentença de Morte, muito em breve. O titulo não sugere nada bom e já estou sofrendo por antecipação L. Fica a dica para quem ainda não conhece os livros e tem estômago para se aventurar em uma saga que não poupa violência e cenas bem chocantes.
Série Fuga de Furnace:

Livro 01 - Encarcerados
Livro 02 - Solitária
Livro 03 - Sentença de Morte
Livro 04 - Fugitives (Ainda não lançado no Brasil)
Livro 05 - Execution (Ainda não lançado no Brasil

14 comentários:

  1. Ei Jeferson,

    Só tenho uma reclamação com esta série, os títulos entregam tudo que vai acontecer hahaha.
    Eu amo demais, minha tristeza é que ela merecia ser mais famosinha. Se fosse da Galera Record ou da Intrínseca tava bombando. :P
    Se preparar, o 3 é chocante. rsrs.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nanda,

      Verdade. Você lê o título e meio que já sabe o que esperar. Também fico triste com a pouca quantidade de pessoas que a leram, pois a série é bem legal. E não faz isso, pois já estou morrendo pela continuação.

      Abraços,

      Excluir
  2. Como não li o primeiro livro, só li até o alerta de spoiler. Mas acho que preciso mesmo ler essa série.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Precisa sim, e muito. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

      Abraços!

      Excluir
  3. Não conhecia o autor nem o livro, mas pelo que você escreveu, me parece ser bem interessante.
    Achei a capa bem sinistra kkk.
    Resenha #119 - Lições do Desejo - Rothwell Brothers - Livro 02 - Madeline Hunter.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri,

      É realmente interessante. Se der uma chance tenho certeza que você vai gostar.

      Abraços!

      Excluir
  4. Hey Jeff!

    Querido, não li sua resenha. Como não comecei a série ainda, quero evitar spoilers. Mas dei uma olhada na nota, parece que continua bom, certo? Você e a Nanda, dois blogueiros que admiro tanto e que tem gostos parecidos com o meu, elogiaram tanto que não tem como ficar de fora da minha listinha. Só não sei quando terei tempo de ler :/

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mandy,

      Continua ótima! Obrigado pelo carinho querida.

      Abraços!

      Excluir
  5. Não conhecia a série, li o quote que postou e fiquei bem curiosa! Não li a resenha toda porque não li o primeiro livro, mas do que li já acho que vou curtir o livro! Vou procurar saber mais sobre a série!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claris,

      Essa série tem uma pegada bem diferente. A maioria das pessoas que começam a ler adoram.

      Abraços!

      Excluir
  6. Esse livro não me chamou muita atenção
    Infelizmente

    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Aiaiai, não posso me interessar por mais nenhuma série. Nada disso. Xô tentação.
    hauhuahauha
    Não li tudo porque não li o primeiro, mas o parágrafo inicial do seu texto me deixou bastante instigada. É uma série que eu leria futuramente. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei embasbacada com a série. Eu não conhecia e essa capa me prendeu de uma forma.
    O livro parece fazer o mesmo, a série completa, na verdade.
    Eu vou favoritar aqui em minha lista, quando eu for comprar séries. Porque comprar um livro e não comprar mais, não tem graça, rs. Pretendo adquirir todos e lê-los de uma só vez.
    Parece fascinante

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!