Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
31

[ RESENHA ] Encarcerados - Alexander Gordon Smith

Título Original: Lockdown
Série: Fuga de Furnace
Gênero: Infanto-Juvenil
Autor: Alexander Gordon Smith
Ano: 2012
Editora: Benvirá
Número de páginas: 304
Nota pessoal: 4/5


“O Pensamento de estar lá embaixo, no subterrâneo, pelo resto da vida de repente me atingiu como uma martelada no rosto. Não conseguia respirar; minha cabeça começou a girar, a bile subiu a garganta. Inclinei-me para a frente no assento e olhei para o chão, tentando desesperadamente pensar em alguma outra coisa, em algo bom. Mas tudo o que conseguia ver agora eram as nódoas de uma centena de outros prisioneiros que havia vomitado ao confrontar a realidade do próprio destino.” Pág. 49-50

Eu vivo dizendo que não vou começar novas séries literárias. É muita coisa para dar conta e me enrolo todo, só conseguindo ler as continuações muito tempo depois de lançadas. Mas não adianta, tem algumas que são tão bem comentadas que acabo vencido pela curiosidade. Foi o caso de Encarcerados, primeiro volume da saga Fuga de Furnace do britânico Alexander Gordon Smith.

Um dia, as gangues formadas por jovens enlouqueceram. Do nada, os garotos começaram a violentar e matar pessoas gratuitamente. Puramente por diversão. O povo ficou apavorado. Essa onda de violência passou a ser chamada de o Verão do Massacre. Desse momento em diante a tolerância para crimes cometidos por jovens passou a ser zero. Por isso, quando um poderoso empresário sugere a construção de uma penitenciária nas entranhas da terra, todos aceitam com gratidão. Assim surgiu Furnace. Abaixo do céu. Abaixo até mesmo do Inferno.

Qualquer um com um pingo de juízo ficaria bem longe daquele lugar, mas infelizmente para Alex Sawyer, em algum momento suas ações o levaram para lá. Ou melhor, ele sabe exatamente qual.
Foi em uma terça-feira. Um dia normal como qualquer outro, com um lindo céu azul e o sol bem quente. Na ocasião ele ainda tinha 12 anos. Foi nesse dia em que roubou pela primeira vez, foram 20 libras de um garotinho indefeso. Foi nesse exato momento em que sua vida começou a se encaminhar para o inferno.

A partir daí parar foi difícil. Começou exigindo dinheiro dos outros garotos no playground da escola. Algumas moedas, um nota de cinco libras de vez em quando, algumas balas ocasionalmente, mas não era o bastante. Até que Toby, seu melhor amigo, sugere que invadissem algumas casas. Brandon, seu outro amigo, recua. Mas Alex, apesar de seus instintos protestarem, topou. Naquele momento ele era imbatível. O rei do mundo. Ninguém poderia detê-lo. Mal sabia que sua queda estava próxima.

E aconteceu em seu ultimo trabalho. A casa estava vazia. Lá dentro havia vários equipamentos eletrônicos e uma boa quantia em dinheiro. Se tudo desse certo estariam guarnecidos por um bom tempo. E tudo estava dando, até que do andar de baixo vieram os gritos de Toby. Antes que pudesse fugir Alex é surpreendido por uma figura sinistra. Era um policial. Ou pior que isso, um policial de Furnace.

Naquele momento as portas do inferno foram definitivamente abertas para ele. Alex vê Toby ser brutalmente assassinado pelos sádicos agentes de terno negro. Ele não pôde fazer nada além de correr. Mas antes que fosse longe, é encontrado, incriminado injustamente pela morte do amigo, julgado e enviado a Furnace.

Uma entrada e nenhuma saída. O pior buraco do inferno na terra. Aquele agora era seu lar e seria até que morresse,o que certamente não levaria muito tempo para acontecer. Em Furnace havia as gangues, os homens de preto, os guardas com espingardas, as criaturas musculosas e de olhos prata que cheiram a sangue; e o pior, a vigília sangrenta, que arrastava os prisioneiros das celas e os transformavam em um deles, em monstros.

Ainda assim Alex não estava disposto a se render. A penitenciária tinha um quilometro e meio de rocha em cada direção, a fuga era impossível. Mas ele não ficaria parado. Não iria esperar que eles o pegassem, o espetassem com suas agulhas imundas e o levasse para algum açougue repugnante. Talvez ele não conseguisse convencer seus aliados, Donovan e Zê, a ajudá-lo, mas de alguma forma ele fugiria de Furnace, nem que o para isso precisasse pagar com sua própria vida.

“É incrível quanta energia você pode encontrar quando combate um inimigo em uma batalha, mesmo que o inimigo esteja apenas na sua imaginação. Pelo que deveriam ter sido três ou quatro horas, todos naquela caverna bateram a picareta na rocha incessantemente, como bárbaros derrubando a parede de um castelo. O som das picaretas batendo na rocha, o brilho das centelhas e os gritos que davam potencia a cada golpe faziam meus ouvidos soar e meu sangue pulsar. Era de fato como uma batalha em tempos antigos, e comecei a imaginar quanto tempo os ternos-pretos durariam se todos os prisioneiros de Furnace pegassem as ferramentas e as voltassem contra seus captores.” Pág. 99

* * *

Sombrio, denso, enclausurante, opressor e eletrizante. Esses são adjetivos que definem bem o que senti enquanto lia Encarcerados. Um livro curto, com pouco mais que 300 páginas, mas que te mantém vidrado em cada desdobramento, te faz refém da história, se tornando impossível largar antes do fim.

A história é narrada em primeira pessoa e vemos os acontecimentos sob a perspectiva de Alex Sawyer. Um garoto de 14 anos que vai parar em Furnace após cometer alguns delitos e ser incriminado pela morte do melhor amigo. Alex não é santo, mas ninguém merece parar naquele lugar.

Eu gostei do personagem. As reflexões dele são bem interessantes e em diversos momentos ele é bem critico consigo mesmo. Alex não estava preparado para Furnace, não estava preparado para o que encararia lá, mas mesmo se colocando em perigo, ele não consegue se omitir diante das desumanidades praticadas na prisão. Minha tensão foi tanto, que teve partes que dava vontade de gritar: fica quieto cara, não levanta, se encolhe em seu canto e dorme, esquece o que está acontecendo a seu redor!

Na primeira parte da resenha usei diversas vezes a palavra inferno para definir Furnace. E não foi à toa. A prisão é terrível em todos os aspectos. Fica nas entranhas da terra, as paredes são de rocha sólida, não existe luz do dia ou ar fresco, a iluminação é feita com lâmpadas vermelhas, a comida repugnante, as celas minúsculas. O diretor é tão sinistro que ninguém consegue olhá-lo diretamente, os guardas sádicos e para piorar tem criaturas monstruosas. E no meio de tudo isso crianças e adolescentes lutando entre si para sobreviver. 

Existem alguns momentos descontraídos ou mais leves na trama, contudo aconselho a quem se aventurar por esse livro a não se apegar ou se deixar levar por eles. Fique alerta. Alegrias banais ou risos tímidos duram muito pouco. Quando você pensa que alguma coisa vai dar certo, Gordon te brinda com algo sombrio, inquietante e te lembra que você está em Furnace. Te lembra que você está em um lugar pior que o inferno.

O livro termina de forma bem dramática, o que me deixou muito ansioso pela continuação. Os títulos seguintes já me dão uma idéia do que esperar e ao que parece, não será nada bom. Sinceramente, não acredito que essa seja uma série para todo tipo de leitor, o autor não poupa as cenas de violência. São coisas chocantes mesmo, difíceis de digerir. Mas aqueles com nervos fortes e que buscam uma história dinâmica, bem escrita e cheia de ação não irão se decepcionar.

Série Fuga de Furnace:

Livro 01 - Encarcerados
Livro 02 - Solitária
Livro 03 - Sentença de Morte
Livro 04 - Fugitives (Ainda não lançado no Brasil)
Livro 05 - Execution (Ainda não lançado no Brasil)

31 comentários:

  1. Não conhecia essa série, achei bastante interessante. Concordo com você, acompanhar séries literárias é complicado. Eu decidi ler séries inteiras de uma vez intercalando os volumes com outros livros, que foi o que fiz com Harry Potter. Mas também já tenho séries pros próximos três ou quatro anos. [rs]

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Ah, é um sufoco mesmo. E é tanta coisa lançada, que nem tendo mil vidas daria pra dar conta de tudo. Já sobre essa série estou animado com ela, pretendo ler a continuação mês que vem.

      Abraços!

      Excluir
  2. Querido, te entendo! Também tento fugir de séries, mas não adianta, seria um crime deixar algumas de fora da nossa listona né? Repare que larguei o diminutivo hehe. Já havia houvido falar da série no blog da nossa querida Nanda, e de cara entraram pros meus desejados. Sua resenha só aguçou minha curiosidade e me fez ter certeza que amarei os livros!

    Eu já me senti sufocada só de ler sobre a prisão, quero nem imaginar o que o Alex sentiu! Como é em primeira pessoa, já sei que a leitura não será das mais fáceis, será densa e... Bom, sem querer me repetir, sufocante. Mas gostei de saber que o protagonista não é santo, embora eu ame um bom mocinho, acho esse tipo de personagem mais crível e fácil de se identificar. Não vejo a hora de ler, ótima resenha como sempre!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Você como sempre uma querida! Muito obrigado! Ah, e listona se encaixa muito bem no nosso drama! Também conheci esse livro no VL da Nanda e ela falava tão bem que tive que ler e sinceramente não me decepcionei. Vale a pena cada minuto investido. E pode usar sufocante quantas vezes quiser, isso define muito bem Furnace.

      Abraços.

      Excluir
  3. Ei Jeferson

    Ah eu adoro esta série!
    E eu nem tento escapar das séries não, estou evitando começar novas YA para terminar algumas, mas tem sempre alguma que não posso deixar passar rsrs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Eu entendo, mas na medida do possível estou deixando passar algumas que não são tão imperdiveis.

      Abraços!

      Excluir
  4. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    Nossa, sua resenha me deixou sem fôlego!!! Muito bem escrita, fiquei angustiada e muito interessada por essa história. Só terei que me preparar, pois parece ser um pouco pesada.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,

      Obrigado. Bom saber que minhas resenhas tem agrado. Ah, e se prepare, por que é muito denso mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  5. Nossa venho acompanhando seu blog sempre mais nunca cheguei assim de comentar,.
    Nossa esta de parabens,gostei muitoo.

    http://eloyemerson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia e também não imaginava uma série
    Mas amei a dica e a capa é bem chamativa

    Já estou seguindo ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jefferson, tudo bem?
    Eu conhecia esse livro, mas achava que ele era único. :O Não é bem o estilo de livro que estou acostumada a ler, mas quem sabe? Tem tudo pra me surpreender.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,

      E ele realmente surpreende. Foi uma leitura tensa, mas que não consegui desgrudar.

      Abraços!

      Excluir
  8. Oi Jeferson, tudo bem?

    eu também não estava querendo me meter em séries até começar a ler Jogos Vorazes, agora também não quero outra série, mas o problema é a ressaca de Jogos Vorazes mesmo. Não sei se eu leria esse livro, mas adoro quando o enredo é eletrizante e nos prende do inicio ao fim. Imagino que a história deixa o leitor bem angustiante, né? =P

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel,

      Angustiante é um termo perfeito para descrever o que nos acomete ao ler esse livro. Mas é uma boa leitura, tensa, mas boa.

      Abraços!

      Excluir
  9. Ihhhh que série grande hein hehehe
    Fiquei curiosa com o devido "lugar" que você citou, mas Alex é ou não o culpado? :O rsrs
    Não sei se tenho estômago pra um livro desses, mas não custa tentar né :P
    Beijosssssss

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      Olha, o Alex cometeu alguns delitos, roubos e tal, mas do assassinato do amigo ele é inocente. Armaram para ele coitado. Mas tenta ler, esse é um daqueles imperdíveis.

      Abraços!

      Excluir
  10. Eu prometi para mim, que só iria ler séries se estivessem com todos livros publicados porque é uma maldita tortura esperar quando o final é "daqueles"... mas com essa sua resenha não fica muito fácil né?
    Fiquei suuper curiosa! hahahaha
    Resenha muito bem escrita!!
    Segui o blog <3

    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,

      Obrigado! E essa é mesmo uma daquelas que terminam com o final bem tenso, do tipo que te empurra para o próximo livro. Quando puder leia, vale muito a pena.

      Abraços!

      Excluir
  11. Oi Jeferson, a série é enorme. Socorro. Já vi várias resenhas sobre ele e desde a primeira fiquei bem curiosa, só me desanimei a ler por ser série.
    A história parece ser muito boa de um jeito que eu não tenho encontrado ultimamente.

    Abraços
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline,

      A história tem todo um diferencial mesmo, ao menos eu ainda não li nada no estilo, mas alguns dizem que Gone e Amanhã tem uma pegada bem parecida. Mas apesar de ser série, vale a pena se enrolar.

      Abraços!

      Excluir
  12. Muito interessante, Jeferson. Eu já conhecia o título, mas não lembro de conhecer mais a fundo o tema. Parece bastante forte e também sou mega curiosa. Mas me recuso a começar outra série - até que eu comece -, hehehe.
    Gostei muito da sua resenha e de conferir sua opinião, o livro chamou minha atenção, mas por enquanto fica ali do lado, reservado. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      Obrigado! É uma leitura bem interessante mesmo, mas entendo seu receio em começar coisas novas. Eu mesmo to correndo.

      Abraços!

      Excluir
  13. Eu não conhecia. SOCORRO! K, a série é longa pelo visto mas é assim que é melhor. Gostei da resenha por incrível que pareça e o livro me chamou atenção de cara pelo fato da capa que deixa-me á desejar arriscar essa leitura.

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dieny,

      É uma leitura meio tensa, mas que vale a pena. Se puder leia.

      Abraços!

      Excluir
  14. Aii meu deus eu também estava tentando evitar a todo custo ler séries mas nao tem jeito né? Sempre surge algo que desperta nosso interesse. Eu gostei muito desse livro, a capa é linda e a história parece ser bem forte. Ainda bem que é pequenininho também, porque é uma série com 5 livros e se todos fossem enormes ficaria dificil rs

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maressa,

      Ah, nem me fale. Nossa vida é um drama! Mas como você falou os livros são bem curtinhos e a leitura é daquelas mais dinâmicas, então dá para terminar rapidinho.

      Abraços!

      Excluir
  15. Oii!!
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha desse livro, mas depois de todos esses adjetivos que você deu a obra, vou precisar lê-lo *_*
    Beijoss

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Elidiane,

      Ah, que bom que te instigou a ler. Vale muito a pena.

      Abraços.

      Excluir
  16. Nossa, esse livro já estava na minha lista pois adorei a sinopse. Mas nunca tinha lido uma resenha dele e agora simmm eu adorei haha... Quero mto ler, deve ser bem pesado mesmo, gosto de coisas assim, só espero que eu aguente haha.
    Bjs,
    Renata - http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!