Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
21

[ RESENHA ] Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian


Título Original: Not That Kind of Girl
Gênero: Infanto-Juvenil
Autor: Siobhan Vivian
Ano: 2011
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 248
Nota pessoal: 3/5

Quando comprei esse livro não sabia ao certo o que esperar. Ainda não tinha lido nada a respeito dele, mas a combinação da capa com o título foi suficiente para despertar minha curiosidade. Agora que o li posso contar a vocês minhas impressões. Hoje falarei sobreNão Sou Este Tipo de Garota da Siobhan Vivian.

É em seu primeiro dia de aula do ultimo ano do ensino médio que conhecemos Natalie Srteling. Boa filha, aluna exemplar, garota estudiosa. Natalie se destaca com facilidade das demais meninas da Academia Ross. 

Ela vê os rapazes como um perigo para a reputação de qualquer garota, por isso, evitá-los sempre foi uma de suas prioridades. Assim, tudo que Natalie deseja em seu ultimo ano na escola é conseguir boas notas, se tornar presidente do Conselho Estudantil e passar algum tempo com sua melhor amiga Autumn.

“-A população feminina da Academia Ross obviamente está seguindo o caminho errado. Está mais interessada em obter a atenção da população masculina do que em suas próprias realizações. As garotas estão satisfeitas em serem rotuladas como objetos sexuais.” Pág. 88

Mas as coisas não sairiam muito bem conforme o planejado. Quando se depara com a caloura Spencer Biddle em uma situação constrangedora, Natalie decide que precisa ajudá-la, afinal momentos como aquele tinham uma vida útil surpreendente. 

O problema é que para Spencer mostrar o traseiro no corredor lotado da escola não é algo tão constrangedor. A garota tem uma visão bem diferente do que é certo ou errado e não se importada de esbanjar sensualidade por onde passa.

 Natalie sabe que as atitudes de Spencer podem lhe trazer problemas no futuro. Além disso, ainda lembra de quando tomou conta da menina, na ocasião uma garotinha de apenas oito anos. Por isso decide tentar colocar um pouco de juízo em sua cabeça. 

“-Viram!Isso é exatamente o que eu quis dizer. Quando uma mulher ousa mostrar seu poder sexual, logo presumimos que está sendo vitimada ou abusada, enquanto, na verdade, somos nós que controlamos a situação.
Apertei os lábios com toda a força. Em que momento o tópico da noite passou a ser: como a Spencer adquiriu o direito de se prostituir?” Pág. 108

Não demora para a existência organizada de Natalie se tornar um completo caos. Spencer não está nem um pouco disposta a lhe dar ouvidos. Autumn começa a desejar um caminho diferente para si, ameaçando destruir a amizade das duas. O sínico do Mike Domskinão a deixa em paz. E temConnor, que parece diferente dos outros garotos. Ou será apenas um truque para conquista-la? De um jeito ou de outro, ela não facilitará a vida dele. Natalie Starling não é este tipo de garota.

* * *

Protelei a resenha desse livro por quase uma semana, e agora que parei para escrever, percebo que muitos detalhes da história me fogem a mente. Isso já diz algo sobre ele, certo? Leitura agradável, levinha, mas que não marca.

O livro é narrado em primeira pessoa, sobre a perspectiva da protagonista Natalie Starling, uma adolescente em seu ultimo ano do ensino médio. Natalie é super focada nos estudos e tem uma visão bem estreita do que é certo ou errado. Nas opiniões que andei lendo por aí, percebi que muita gente desgostou da personagem. Não vou negar que algumas atitudesme fizeram torcer o nariz para ela, mas no geral tive mais pena que raiva. Eu compreendi as motivações e toda a pressão que pairava sobre a garota. Na maioria das vezes ela só queria fazer o melhor, fosse para si, para Autumn ou Spencer. O problema é que faltava um pouco de tato, e isso aliado a visão bem limitada que mantinha em relação a algumas coisas, acabava sempre gerando conflitos.

Devido ao tipo de narrativa, ficamos sabendo pouco sobre os demais personagens. Achei Spencer um tanto exagerada, precoce e saidinha demais para a pouca idade. Autumn é um doce, mas a forma como se afasta da Natalie em determinado momento do livro me pareceu ingrata. Mike é o perfeito canalha. E Connor, dele não sabia o que achar até o final, quando tive real certeza de suas intenções. Acho que a desconfiança da Natalie me contagiou.

Agora se tem algo que não gostei de verdade nesse livro, mas até que as mancadas da Natalie, foi o final. A garota se mete em uma confusão atrás da outra, basta abrir a boca e tudo da errado. No fim, vira uma bola de neve e você pensa: “Ah, isso vai dar um trabalho e tanto para arrumar.” Mas não! Como num passe de mágica todos os conflitos são resolvidos em apenas algumas páginas. Conclusão, um final corrido e mal desenvolvido.

Não Sou Este Tipo de Garota é uma leitura leve e divertida. A diagramação está perfeita, os capítulos são bem curtinhos. Indico o livro para quem busca uma trama sem muita densidade ou grandes conflitos. Algo que se restrinja basicamente a entreter.

21 comentários:

  1. Mas a resenha está ótima, Jeferson. Eu não consigo fazer uma depois de "dias". [rs] Só não é muito o meu estilo literário.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Depois de dias fica mesmo complicado resenhar. O Problema é que sou relaxado, aí já viu.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi,
    A resenha está ótima. O livro não me atraiu muito, talvez por ter uma história muito adolescente e acho que passei um pouco dessa fase rs
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,

      Também achei a história levinha. Sabe, mas passa tempo mesmo.

      Abraços.

      Excluir
    2. onde vc leu o livro??/

      Excluir
  3. Esse livro é muito bom
    Quando li gostei bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela,

      Também gostei. A leitura é leve e divertida.

      Abraços!

      Excluir
  4. Hey Jeff!

    Realmente parece ser um livro que não marca, mais uma daquelas leituras leves pra se distrair né? E eu não curti você falar que não ficamos sabendo muito dos outros personagens, nada contra narração em primeira pessoa, mas gosto de uma trama com os personagens secundários bem desenvolvidos.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      Já eu prefiro bem mais tramas em terceira pessoa. Acho que dá uma visão mais ampla da obra.

      Abraços!

      Excluir
  5. Ei Jeferson

    No geral eu gostei, achei a historia divertida e a autora passa algumas lições legais para o público mais jovem. Mas fiquei com preguiça da narrativa em primeira pessoa rsrs.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Olhando pelo aspecto geral também gostei. Foi uma leitura bem levinha e divertida.

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro, ele está por R$ 9,90 na Saraiva. Eu gosto muito de romance e as vezes queremos apenas um livro apenas para distrair, pelo visto, foi esse o caso.
    A resenha ficou boa, mesmo tendo sido escrita bem depois do término da leitura.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,

      Olha só, comprei também nessa promo da Saraiva. Sim, é isso mesmo, é um livro bem leve. Obrigado.

      Beijos.

      Excluir
  7. Eu comprei o livro em um promoção do submarino, até comecei a ler, mas não me empolguei e acabei parando a leitura e fui para outro livro. Gostei da resenha e talvez de uma nova chance ao livro

    Abraços

    PAh
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah,

      Quando puder de outras chance sim, não é daqueles livros imperdíveis, mas é uma leitura bem legal.

      Abraços.

      Excluir
  8. OMG, quero muuuuito ler esse livro... Mas nunca ganhei ele em nenhuma promoção, e olha que eu já participei de váriasss... E nunca achei ele na livraria com desconto hahaha, logo vou esperar ;)

    Indiquei uma tag pra você la no meu blog...

    XOXO
    http://umnovo-roteiro.blogspot.com.br/2013/09/selo-versatile-blogguer-award_20.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi N,

      Ele está sempre em promoção na Saraiva. Comprei o meu de R$ 9,90. Confere lá depois. Vou lá no seu blog dar uma olhadinha na tag.

      Abraços!

      Excluir
  9. Gostei da resenha, e a história do livro me chamou a atenção.
    Gostaria de ler, parece ser bom.
    Beijos, fica com Deus.

    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,

      Que bom que gostou da resenha. Quando puder leia sim, é legal o livro.

      Abraços.

      Excluir
  10. Nunca estive muito atraída pelo livro, parece meio fraquinho. Mas nem posso julgar, porque não li. Pelo menos pelo que você descreveu, eu não iria gostar muito e acharia um saco isso de as coisas se resolverem tão rápido. Não tenho vontade de ler.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Jefferson, já tive uma experiência com a Siobhan Vivian, mas não gostei da forma como ela escreve. Parece que o foco dela são histórias adolescentes e talvez seu erro seja esse, ela não consegue criar uma boa história mesmo que o plano de fundo seja algo interessante.
    Não tenho vontade de ler outros livros dela. Uma pena.

    Abraços
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!