Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
22

[ RESENHA ] Dezesseis Luas - Kami Garcia e Margareth Stohl


Ethan Wate queria fugir de tudo que conhecia. Lena Duchanes desejava encontrar um lugar onde fosse aceita. Ele é um porto seguro, ela o frescor, o novo. Um busca o que o outro possui. Mas nem tudo é tão fácil quanto parece. Hoje falarei de Dezesseis Luas, primeiro volume da série Beautiful Creatures, das autoras Margaret Stohl e Kami Garcia.


Para Ethan Wate, Gatlin não passava de uma cidadezinha no meio delugar nenhum. Lá nada nunca acontecia. Nada nunca mudava.Gatlin não era complicada. Gatlin era apenas Gatlin. Por isso, na ultima noite de verão, quando fechou seu exemplar de Matadouro Cinco e apagou a luz de seu quarto, ele já imaginava tudo que oaguardava no dia seguinte.

Seria o primeiro dia de aula, no segundo ano do ensino médio. Ethan já sabia onde sentaria, com quem falaria, de quais piadas deveria rir, com quais garotas flertaria e onde cada um iria estacionar. Pelo menos era isso que pensava. Só que ele estava errado. Esse ano seria diferente. 

“Havia uma maldição.
Havia uma garota.
E no final, havia um túmulo.
Nunca sequer imaginei que aconteceria.” Pág. 10

As coisas começam a mudar com a chegada de Lena Duchanes. A garota nova, e que provavelmente ainda seria chamada assim 50 anos depois, logo desperta o interesse dos alunos da Jackson. Mas tão logo começou a sonhar com a possibilidade de ter alguém diferente, Ethan descobre que Lena é sobrinha de Macon Ravenwood, o recluso da cidade que mora na “mansão mal assombrada”. Ou seja, a garota estava fora de cogitação.

As coisas mudam quando ele a encontra pela primeira vez. Limão e Alecrim. A estranha melodia. Ele logo percebe que Lena Duchanes é a garota de seus sonhos, literalmente. A mesma com quem ele sonha todas as noites. A mesma que em cada sonho escapa de suas mãos em direção ao abismo.

“Dezesseis Luas, dezesseis anos
Dezesseis dos seus mais profundos medos
Dezesseis vezes você sonhou com minhas lágrimas
Caindo, caindo ao longo dos anos...” Pág. 13

Intrigado, ele resolve ficar perto. Algo muito ruim está para acontecer. As trevas clamam por Lena. Mas talvez haja uma chance, juntos eles poderão encontrar uma saída. O problema são os empecilhos. Macon Ravenwood o quer longe, Amma – a mulher que criou seu pai e agora o cria – o mataria se soubesse de suas decisões, as senhoras raivosas de Gatlin, as garotas populares e os caras do time de basquete da Jackson. Todos estão contra eles.

O tempo começa a correr, a atração entre os dois se intensifica a cada dia. Quando as Dezesseis Luas se completaram uma escolha precisará ser feita. Dois caminhos. Luz ou Trevas?

* * *
Às vezes penso que cada livro tem um momento certo para ser lido. Na primeira vez que tentei ler Dezesseis Luas, resolvi deixa-lo de lado por algum tempo, já que passei quase uma semana com ele e não consegui passar da página 50. Até que vi um comentário sobre algo que acontece no filme e determinado resolvi encarar de uma vez o livro. Resultado, o conclui em apenas quatro dias.

E sim, eu gostei. Muito! Vou começar pela narrativa. A história é contada em primeira pessoa, praticamente toda sob o ponto de vista do Ethan. Isso foi um diferencial. O narrador masculino dá uma objetividade maior à trama, dá para sentir a diferença. 

Tudo na história faz sentido. Cada fato é explicado e cada ponto citado pelas autoras em algum momento terá alguma relevância. Até mesmo as ondas de eletricidade que o Ethan sente quando beija a Lena acontece por um motivo.

E por falar neles, o romance nesse livro foi muito bem dosado. A Lena e o Ethan formam um casal perfeito. Como disso lá na introdução, um possui o que o outro busca. Ethan deseja com todas as forças fugir da mesmice de Gatlin, mas quando encontra Lena, a cidade ganha outro significado. Ela é a garota nova. Diferente. Possui gostos que nenhuma outra menina que ele conheceu possui. Já Lena é apaixonada por poesia, esquiva, misteriosa. Guarda um grande segredo. Nunca foi aceita em lugar nenhum. Sempre rejeitada por todos. Em Ethan ela encontra algo no que se apoiar. Para mim foi lindo. Curti muito esse casal.

Talvez alguns reclamem dos dramas da Lena. Em alguns momentos ela perde um pouco a cabeça e tenta manter o Ethan a todo custo afastado. Mas eu entendi a personagem. Algo grande estava para acontecer, algo que poderia muda-la completamente e machucar as pessoas ao seu redor. Sendo assim as surtadas dela meio que se justificam.

Os demais personagens são bem construídos e interessantes. Tem Amma, a severa e misteriosa mãe de criação de Ethan e o irônico Macon Ravenwood. As hilárias tia-avós de Ethan me toraram grandes gargalhadas com suas rabugices. E a população geral de Gatlin me deu agonia. Nossa, será que as pessoas de cidades pequenas são realmente assim tão conservadoras e hostis em relação ao novo? Por que se forem quero passar longe. 

A sinopse desse livro revela muito pouco sobre a parte sobrenatural e isso me estimulou a ler mais rápido, curioso pelas revelações. Sendo assim seguirei o exemplo e não me estenderei muito nesse quesito. Posso dizer apenas que amitologia criada pelas autoras me agradou. Apenas um ponto não fez muito sentido para mim e isso aliado a outro pequeno furo no enredo me fez diminuir a avaliação da obra. Ficando com quatro estrelas.

O desfecho também foi bom. Apesar de ser uma quadrilogia, o final é bem amarrado e muitas questões foram respondidas. Na mesma proporção surgem outras que serão desenvolvidas nas continuações. Terminei o livro bastante satisfeito e curioso pelo rumo que a história vai tomar. Meu conselho: Leiam, e não desistam se a narrativa parecer arrastada, o conjunto da obra compensa esse fato.

Série Beautiful Creatures:

Livro 01 - Dezesseis Luas
Livro 02 - Dezessete Luas
Livro 03 - Dezoito Luas
Livro 04 - Dezenove Luas

22 comentários:

  1. Estou doida para ler-lo! Essa história me encanta...
    Já estou seguindo! Adorei aqui e vou sempre voltar para ver as novidades.
    Beijos, Ariane..
    www.diariodostreze.blogspot.com (♥) Visita? Adorarei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ariane,

      Leia assim que puder; Obrigado!

      Vou te fazer uma visita :-)

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha! Uma coisa interessante que você disse e que eu super concordo é que cada livro tem uma fase para ser lido. Apesar da temática parecer envolvente e atraente, no momento estou com o foco para histórias mais realistas sabe? Mais cruéis e tal...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Isabela,

      Ah, tenho essa impressão. As vezes simplismente não parece ser o momento certo para se ler determinado livro. Sei como é, tem tempos que enjoo um pouco de sobrenatural também.

      Abraços!

      Excluir
  3. Parece interessante, mas já estou com tantas séries para ler que fico com aflição de acrescentar mais uma a lista. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Ah, essa nossa bendita lista que apenas sobe :-(

      Abraços!

      Excluir
  4. Concordo, tem época sim! Eu quero muito ler essa saga, mas ainda não tive a oportunidade, e os livros não são dos mais baratos! Amei a resenha, realmente ouvi muita gente reclamando da Lena. Espero que eu também a entenda, porque não gostar da protagonista sempre prejudica minha leitura!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mandy,

      Não é? Tenho essa impressão. Obrigado, você é uma fofa. E sim, o preço é salgado mesmo. Tanto que estou imaginando o segundo, aff. E espero que você goste da Lena, por que pegar birra com protagonista é mesmo um saco.

      Abraços!

      Excluir
  5. Ei Jeferson

    A série é realmente mais parada, mas eu também gosto muito.
    A Lena fica mais chata nos próximos hahaha e acho Ethan bem bundão para ser um livro narrado por um memino kkkk, mas enfim, eu curto a leitura. ^^
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Hã, não diz isso. Eu até que gostei da Lena, entendi toda lenga lenga de trevas e luz. Mas espero que não melequem daqui pra frente.

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Jefferson, tudo bem?

    Logo quando começou os primeiros burburinhos sobre o filme desse livro, me deu vontade de ler Dezesseis Luas. Mas depois essa vontade passou e até agora não tenho vontade de colocá-lo na minha lista. Tenho um pouco de implicância com essa questão do sobrenatural, mas acho que o que me faz não querer ler essa série é mesmo o fato de eu não querer me prender numa outra saga somado ao fato dela não ter me chamado a atenção =P.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel,

      Tudo bem, obrigado! Entendo você, também estou evitando ao máximo começar séries novas. Mas nunca consigo e volta e meia estou aderindo a uma nova.

      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Jefferson!
    Eu já tentei ler esse livro, mas nem deu! Como você disse, a narração é massante mas o conjunto vale a pena... Quem sabe eu não tente de novo? Eu gosto da proposta do livro. Mas né! hahahaha

    Beijos, Carol
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol,

      Tenta sim. Também desisti na primeira vez, mas quando tentei de novo não deu para interromper.

      Abraços.

      http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Oi Jeferson,
    tudo bem?
    Adorei sua resenha, escreveu muito bem. Olha, eu sou suspeita para falar, é uma das minhas coleções preferidas. Não achei arrastado no início não, estou louca para ler 19 luas, só falta esse para mim.
    Mas o filme, realmente sem comentários!!!!
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,

      Ah, obrigado! Que bom saber que as continuações serão boas também, pretendo ler em breve.

      Abraços.

      http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Olá,
    Eu tenho muita curiosidade de ler essa série porque assisti o filme e gostei muito. A história é bem original e me agradou!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,

      Ainda não assisti o filme, mas algumas pessoas falam tão mal... ai dá uma preguiça! Mas pretendo ver em breve.

      Abraços.

      http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

      Excluir
  10. Tenho muita vontade de ler essa série
    Mas ainda não tive oportunidade de encontra-la "/

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza,

    É mesmo um livro mais difícil de se ler, mas no final vale a pena o tempo investido. Irei visitar seu cantinho. Obrigado pela visita ao MVPL.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Oii, o livro não me conquistou tanto. Tenho o próximo em casa e nem penso em ler por agora. Não sei, talvez o tenha lido na época errada, mas ele não encheu os olhos. A história parece que poderia ter rendido mais, não sei. Mas ele é bom, só não foi ótimo para mim. hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!