Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
14

RESENHA - CINQUENTA TONS DE CINZA; E. L. JAMES

Título Original:  Fifty Shades of Grey
Gênero: Erótico
Autor: E. L. James
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 480
Nota pessoal: 3


Leitura Indicada Para Maiores de 18 anos.
É muito, muito difícil mesmo se manter alheio a um livro como Cinquenta Tons de Cinza. Alguns amam e outros simplesmente odeiam, e você não sabe o que pensar. Para resolver esse dilema resolvi ler de uma vez. No final das contas gostei, mas com ressalvas. Saiba mais detalhes sobre meu contato com o polêmico romance de estreia da inglesa E. L. James, publicado aqui pela Intrínseca.
Anastasia Steele tem 21 anos e está prestes a concluir o curso superior de literatura inglesa. Vive em Seatle, trabalha em uma Loja de materiais de construção e divide um apartamento com a melhor amiga, Katherine Kavanagh. Indiferente aos cortejos dos rapazes, Ana nunca beijou na boca e permanece virgem.
Mas toda a indiferença perde espaço quando, a pedido de Kate, Ana entrevista o multimilionário Cristian Grey. Ele é lindo e intimidador, e logo Ana Se vê envolvida pelo misterioso empresário.
O interesse de Cristian pela moça também é notável. Ana é tímida, receosa e desajeitada. E isso desperta a curiosidade do milionário. Contudo, o que Anastasia nunca imaginaria é que por trás dos negócios bem sucedidos e da fachada de seriedade, existe um Cristian Grey dominador, compulsivo, controlador e adepto de modalidades de sexo pouco convencionais.
Anastasia não resiste e antes que perceba está irrevogavelmente envolvida por Grey. Ele, por sua vez, somente cederá em seus termos, apresentados na forma de um acordo de confidencialidade e um contrato com regras muito bem definidas. Agora Ana precisará decidir: Ceder as exigências e permanecer ao lado de Grey, ou abrir mão de tudo, inclusive do único homem capaz de despertar sua atenção.

* * *
Há muito pouco para se falar sobre esse livro, afinal, como disse no inicio da resenha, alguns amam e outros simplesmente odeiam, mas nada impede a autora de continuar bombando na lista dos mais vendidos.

As falhas da trama são evidentes demais para serem negligenciadas. Anastasia Steele é a protagonista mais tapada e sonsa de todos os tempos. Em alguns momentos dá vontade de atirar o livro longe, tamanho a ingenuidade da personagem.
Cristian Grey, ao contrário da moça, é determinado e sabe o que quer. E se a autora não tivesse pesado tanto a mão na criação do personagem, acho que ele seria bem melhor. É perfeição demais para uma única pessoa.
Durante a leitura percebi muitos vícios de linguagem colocações sem sentido. Perdi as contas de quantas vezes Anastasia bateu os pés, revirou os olhos, mordeu os lábios ou ajeitou uma mecha de cabelo atrás da orelha. 
As cenas de sexo, depois de acontecer algumas vezes, acabam caindo também no lugar comum. A autora deveria ter buscado outras formas de narrar tudo aquilo, além de abrir mão de tantos levantar de queixo ou de passagens sem noção como: “Cristian pairou sobre mim...”. Ah, como assim?
Mas calma, nem tudo no livro é péssimo ou negativo. Cinquenta Tons de Cinza é uma leitura ágil, rápida e sem complicações. Um livro que trás uma abordagem diferente e fala sobre sexo sem se intimidar pelos tabus.
O relacionamento do casal protagonista também prende o leitor. Em poucas páginas você já se vê envolvido no jogo de gato e rato que os dois encenam, e apesar de saber onde tudo aquilo vai acabar, é impossível não torcer por eles.
Acredito que se tivesse lido esse livro há alguns anos atrás teria gostado muito mais. Talvez os vícios de linguagem da autora, a falta de enredo e a ingenuidade da protagonista não me incomodariam tanto.  Contudo, essa leitura não se mostrou nenhum sacrifício. Não posso dizer que esteja ansioso, mas sem dúvidas lerei os outros dois que encerram a trilogia.

Trilogia Cinquenta Tons:

Livro 01 - Cinquenta Tons de Cinza
Livro 02 - Cinquenta Tons Mais Escuros
Livro 03 - Cinquenta Tons de Liberdade

14 comentários:

  1. Ei Jeferson,

    Achei o segundo melhor, tem menos vícios de linguagem. Mas achei o 3 um porre, então boa sorte para terminar hehe.
    Acho tão engraçado homem resenhando Cinquenta tons hehe.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Lerei o dois nas próximas semanas. Bom saber que melhora, penas que depois piore... Acho que a diferença de um homem para um mulher resenhando 50 Tons é o tanto que vocês elogiam o Grey. Hehehehe, vocês mulheres e suas piriguetagens literárias.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Oi Jeferson, passando para parabenizá-lo pela resenha, muito embora eu não sinta vontade de ler esse livro. Você escreve bem e conseguiu passar exatamente o que, penso eu, concluiria se lesse esse livro. Esse Cristian Grey é um mala sem alça e eu, definitivamente, não tenho quedas por homens assim. Sou muito mais o Darcy de Orgulho e Preconceito, aquele sim é um sonho de consumo literário hehehehehehe... Até mesmo o Fernando Seixas ("Senhora" de José de Alencar) tem uma personalidade mais interessante do que esse personagem de "50 tons de cinza"... Enfim, gosto é gosto!
    Ah, estou te seguindo e convido-o a acessar o meu blog mais vezes, ok?!
    Então é isso. Fico por aqui :)

    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucilene,

    Verdade, a autora pesou muito a mão na construção do personagem. Lerei os outros dois livros da série, afinal gosto de terminar as que já comecei. Também já estou de seguindo e pode contar sempre com visitas minhas ao seu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu não li a trilogia ainda, mas é verdade que ou amam ou odeiam, eu vi tantos comentários na época do lançamento, que acabei deixando de lado, para ler em um momento mais tranquilo, sem tanto burburinho ao redor. Eu confesso que não espero muito, até porque a autora não tem muita experiência em escrever, então talvez me agrade mais, já que não serei muito exigente. Legal um homem resenhar livros assim. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,

      Também esperei o burburinho baixar para começar a ler essa trilogia. Não tenho muito expectativa para os dois últimos, mas lerei apenas para concluir o que já comecei.

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Oi Jeferson, tudo bem?

    Eu confesso que ainda não li esse livro e que na verdade não tenho grande curiosidade. Não é por preconceito com livros eróticos não, porque já li alguns da Bella Andre. Mas é porque realmente não é algo que está no topo da minha lista digamos. Em geral eu também não gostei muito da história em si sabe?

    Seu blog é muito bacana, estou seguindo :)

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maressa,

      Obrigado pela visita e pelo elogio ao blog. Tenho me esforçado para fazer o melhor. Verdade, esse livro não é lá essa Coca-Cola toda não, mas eu já esperava por isso. Então fui sem tanta expectativa. Também estou te seguindo!

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Oi! Obrigada pelos comentários no meu blog, vim pra retribuir e já tô seguindo! Eu sou do time que não curtiu o livro. Achei que focaram demais na parte do sexo e dos problemas do Christian e não desenvolveram bem a história. Nem tive vontade de ler os outros dois. Mas parabéns pelo blog e pela resenha, ficou ótima!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,

      Verdade. Também sinto que falta enredo nesse livro. É muita cena de sexo, e tudo narrado da mesma forma. Chega o ponto que enjoa. Eu gosto de terminar uma série, por pior que seja. Então vou ler os outros dois. Mas dizer que estou ansioso não estou não.

      Abraços.

      Excluir
  7. Eu tinha dúvidas sobre o livro,então eu o li e me apaixonei. Tem muitos pontos negativos,mas acredite,o segundo livro é bem melhor :)

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dieny,

      Todo mundo tem falado que o segundo livro melhora. Que bom! pretendo ler em breve.

      Abraços!

      Excluir
  8. Olá Jeferson tudo bom? Primeira vez que paço aqui no blog e parabens viu muito bacana já estou seguindo...
    E referente ao livro, ainda nao li mas não tenho a mínima vontade de ler, nao sei pq mas acho q eh pq a sinopse não me agrado

    abraços

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Esse livro divide opiniões mesmo. Eu tive que ler, afinal queria saber o porque de tudo aquilo. Heheheehehe.
      Obrigado pela visita, to indo conhecer o seu blog.

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!