Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

RESENHA - A Aprendiz; Trudi Canavan

Título Original: The Novice
Gênero:  Literatura Fantástica
Autor: Trudi Canavan
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de páginas:  544
Nota pessoal:  4,5
Conclui a resenha de O Clã dos Magos, primeiro volume d’A Trilogia do Mago Negro, dizendo que leria sua continuação, mas o faria com expectativas moderadas. Tentei manter essa afirmação, no entanto, poucas páginas de A Aprendiz foram suficientes para esquecer completamente qualquer ressalva e embarcar de cabeça na trama criada pela Trudi Canavan.

A vida de Sonea – uma garota pobre que morava nas favelas da cidade de Irmandin – mudou completamente quando, sem querer, ela fez uma pedra atravessar a barreira de proteção criada pelos magos em meio a uma cerimônia de expurgo. Surpresa, Sonea descobrira ser capaz de usar magia no pior momento possível. Em meio à confusão ela resolve fugir, levando o Clã dos Magos a uma caçada incansável pelo seu paradeiro. 
A partir daqui contém spoiler para quem não leu o primeiro volume da trilogia.
Sonea fugiu, mas quando seu poder incontido colocou em risco a si própria e a as pessoas ao seu redor, ela não viu outra alternativa senão juntar-se ao Clã dos Magos. A principio, seu objetivo se resumia a controlar sua magia e enfim selá-la, podendo retomar sua vida nas favelas. No entanto, quando Lorlen – administrador do Clã – descobre os eventos que ela presenciou na residência do Lorde Supremo, fica claro que manter-se afastada dos demais magos pode custar sua vida.
Sem alternativas, Sonea permanece no Clã e se prepara para iniciar seu treinamento como aprendiz. Ela sabe que o caminho a sua frente não é nada fácil, assim como não nutre esperanças de ser completamente aceita pelos demais aprendizes, todos filhos das Casas Nobres. Contudo, nada poderia prepara-la para o que estava por vir.
No começo das aulas, a maioria dos aprendizes apenas a ignora, mas quando Regin – filho de um nobre de Irmandin – toma como objetivo pessoal desmoralizar e inventar calúnias sobre ela, as coisas começam a ruir. Impotente, Sonea se volta com afinco aos estudo. Assim, quem sabe poderia superar os garotos de sua classe e se preparar para o futuro, quando finalmente chegasse o momento do confronto contra Akkarin.
Enquanto isso, Dannyl é nomeado Segundo Embaixador do Clã e parte para Elyne. Um pouco mais tarde ele descobre que o administrador do clã espera mais do que o simples cumprimento de suas funções diplomáticas. Obedecendo a um pedido discreto de Lorlen, Dannyl começa a refazer os passos de Akkarin – O Lorde Supremo do clã – em busca de vestígios sobre suas descobertas acerca de magia antiga muitos anos atrás.
Para isso ele conta com a ajuda do Acadêmico Tayend de Tremmelin. O rapaz se mostra inteligente, perspicaz e encantador. Logo surge uma amizade entre os dois, trazendo a tona boatos há muito tempo enterrados e colocando Dannyl em uma situação complicada. Sem saída, ele precisará escolher entre a amizade de Tayend e a imagem mantida diante do Clã. Mas até que ponto poderá ele lutar contra o que realmente é?
*  *  *
Esse livro foi uma grata surpresa. Li muitos comentários falando que a história melhoraria bastante, mesmo assim não imaginei que seria tanto. Fiquei amarrado a cada capitulo, lendo sem parar, e se não fossem outras obrigações, teria terminado a leitura muito antes.
O estilo da Trudi nos apresentado em “O Clã dos Magos” continua presente. O livro é todo narrado em terceira pessoa. O foco da história se mantem principalmente no aprendizado de Sonea e nas viagens de Dannyl, mas em muitos momentos a autora nos dá vislumbre de outros personagens. Gosto bastante disso, pois podemos ter uma visão mais ampla de todos os acontecimentos.
Alguns aspectos presentes no livro anterior que me desagradaram bastante, a exemplo do vocabulário dos personagens das favelas e a inclusão de termos próprios criados pela autora e jogados no livro fora de contexto, são quase inexistentes. Até mesmo o ritmo da narrativa está diferente. Tudo acontece mais rápido.
No quesito personagem o livro não deixa nada a desejar. Sonea me ganhou completamente. Mesmo enfrentando o desgosto dos demais aprendizes e sendo constantemente humilhada e perseguida por eles, ela se manteve firme. Ainda traumatizada com a demonstração de poder dos magos durante a purificação e ciente da devastação que sua própria magia seria capaz de causar, ela hesita bastante em revidar. Embora em alguns momentos eu tenha torcido para que ela carbonizasse o nojentinho do Regin, entendi a postura da personagem ao não fazer.
Fiquei um pouco preocupado com as cenas de bullyng. Li muitas resenhas dizendo que a autora focava muito nessa parte. Isso na verdade não chegou a me incomodar. Ficava apenas frustrado pois na maioria das vezes tudo que Sonea fazia era fugir, mas como disse acima, ela o fazia apenas por temer as consequências de seus atos.
As viagens de Dannyl se mostram bastante interessantes. Além de ter uma importante atuação na pesquisa sobre o passado de Akkarin, Dannyel acaba descobrindo mais sobre si mesmo.
Outro ponto que merece destaque é a atuação do misterioso Lorde Supremo Akkarin. Esse personagem me deixa com a pulga atrás da orelha. Em alguns momentos o cara parece ser um vilão super do mal. Manipulador, traiçoeiro e sem escrúpulos, ele faz tudo que tiver ao seu alcance para não ser exposto ao clã. Mas ainda tenho dúvidas sobre qual o real proposito do Mago Negro. O jeito tortuoso de ser do Akkarin me lembra o Severo Snape de Harry Potter. Hum, será que no final das contas Akkarin também vai se mostrar um herói incompreendido? Vamos ver.
As informações sobre o universo que ambienta a história são mais abundantes nessa continuação. Além de Irmandin e suas favelas, conhecemos Elyne e Lonmar. As citações aos magos de Sachaka e a uma guerra travada entre esse povo e o clã muitos anos atrás me deixaram curiosíssimo. Sei que dai sairá mais história.
O preconceito é constantemente abordado. Sofremos junto com Sonea quando os outros garotos a discrimina apenas por pertencer a uma classe social mais baixa. Depois vem Dannyel. Reprimido pelo clã, ele simplesmente passa a rejeitar aquilo que ele é, vivendo sempre a margem.
Como vocês podem ver, gostei muito dessa sequência. Durante praticamente toda a leitura, considerei esse livro nota cinco. O enredo tem um ótimo desenvolvimento e é muito bem amarrado, deixando boas pontas para o final da trilogia. Os personagens são cativantes. Apenas não dou nota máxima por achar que a autora peca um pouco nas cenas de ação. Aguardei ansioso por uma delas e quando finalmente aconteceu foi algo meio que mecânico, sem grandes emoções mesmo. Ainda assim é um livro que vale muito apena ser lido.
Algumas Citações:

“Apenas na batalha você encontra os limites da sua força, conhecimento e controle.”
Pág. 363
“O que era natural e certo? Quem realmente sabia? O mundo nunca fora algo tão simples a ponto de uma única pessoa saber todas as respostas. Ele tinha lutado contra isso por muito tempo. Como seria parar de lutar? Aceitar o que ele era.”
Pág. 472

A Trilogia do Mago Negro:

Livro 01 - O Clã dos Magos
Livro 02 - A Aprendiz
Livro 03 - O Lorde Supremo

2 comentários:

  1. Oi Jeferson

    Esta trilogia só melhora mesmo, o 3 foi o que eu mais gostei. Eu gosto de Sonea, gosto de todos os personagens, ainda acho a autora um pouco repetitiva, mas no geral devorei este tbm.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      To mesmo ansioso pelo 03. Já comprei e assim que chegar começo.Amei essa continuação.

      Abraços!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!