Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
17

RESENHA - A Culpa é das Estrelas; John Green


Título Original: The Fault in our Stars
Gênero: Drama
Autor: John Green
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 288
Nota pessoal: 5



A frase do Markus Zusak impressa na capa de A Culpa é das Estrelas ilustra muito bem aquilo que o leitor pode esperar desse livro. Escrito em 2012 pelo americano John Green e lançado aqui no mesmo ano pela Intrínseca, o livro conta de forma leve e emocionante uma amizade entre dois jovens marcados pelas limitações de uma doença da qual não podem escapar. Na primeira resenha do blog, saiba mais sobre a bela trajetória de Hazel Grace e Augustus Waters.

Com quase dezessete anos de idade e um câncer em fase terminal, tudo o que Hazel Grace desejava era ficar em casa, assistir realitys show na TV e ler o mesmo livro que já lera diversas outras vezes.  O que infelizmente, na visão de sua mãe, era um sintoma claro de depressão. Decidida a ajudar a filha, ela obriga Hazel a participar de mais uma das reuniões de um grupo de apoio para jovens com câncer.
Abatida e sem argumentos, Hazel se prepara para mais uma sessão de tédio e tortura. Não suportava os deprimentes depoimentos que as pessoas faziam nas reuniões, e nem queria ouvir pela milésima vez com Patrick, o líder do grupo e único ali com mais de dezoito anos, sobrevivera a sua luta contra o câncer perdendo as bolas em meio ao processo.
 O que Hazel não esperava era encontrar entre os rostos já conhecidos, um garoto bonito, musculoso e de sorriso cafajeste. Augustus Waters, sobrevivente de um osteossarcoma, não demora a se interessar pela inteligência da garota, e logo nasce uma amizade ente eles.
Contudo, por mais tentador que seja dar uns amassos no Augustus, Hazel sabe que é uma granada prestes a detonar. Acima de tudo odiaria aumentar a lista de vidas devastadas pela sua morte iminente. O único porém, é que talvez o Augustus não esteja tão disposto a abrir mão da garota e fará tudo para conquista-la.
*  *  *
Nossa gente, é muito amor para um só livro. Não sei ao certo o que esperava ao ler, mas ao contrário do que vi em algumas resenhas por aí, não me decepcionei em nenhum momento.
John Green nos brinda com uma trama linda, repleta de metáforas e reflexões. Os sentimentos do leitor mudam a todo o momento, lembro de estar com os olhos cheios de lágrimas no início de uma página e antes de virá-la já estava rindo de alguma tirada inteligente dos protagonistas.
E por faler neles, amei a Hazel Grace. A menina é muito inteligente. Leitora voraz, sarcástica e com um modo único de enxergar a vida, ela não é daquelas protagonistas chatinhas, preocupadas apenas com o próprio nariz ou focada exclusivamente em sua doença. Ao contrário, a Hazel em algum momento do livro chega a se comparar a uma granada, e teme profundamente o que acontecerá após sua partida. Sofre pelos pais, odeia que a vida deles se resuma a cerca-la.
O Augustus não fica atrás. Ele é o tipo de amigo que qualquer pessoa gostaria de ter. Super autoconfiante, engraçado e sempre disposto a ajudar em meio a um drama, o rapaz faz tudo para ver a Hazel feliz, mas sem condescendência ou atitudes que as pessoas geralmente usam para se referir a alguém doente, coisa que eles odeiam.
E tem também toda a obsessão dos dois por Uma Aflição Imperial, um livro que ambos leram e que termina bem em meio a uma frase, os deixando curiosos para saber o que acontecera com os demais personagens. Isso dá um certo movimento a trama e ficava pensando que o autor poderia fazer o mesmo, afinal o livro é narrado em primeira pessoa e se a Hazel, uma paciente terminal, morresse, a história toda terminaria da mesma forma, em meio a uma frase.
Mas não é o que acontece. O livro tem um final e, por favor, preparem o coração e os lencinhos. Apenas não esperem por um desfecho prontinho e previsível, o autor nos dá bem mais que isso, despedaçando as esperanças dos leitores.
Alguns livros tem a função de entreter, A Culpa é das Estrelas cumpre bem esse papel, contudo, não se limita a isso. Sem dúvidas recomendo o livro. Me fez pensar bastante sobre o que tenho feito de minha vida, sobre as pequenas coisas das quais costumava reclamar e sobre como essas pequenas coisas poderiam ser piores. Uma leitura repleta de belas passagens e que certamente somará algo a quem lê.

 Algumas Citações:
"As vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convence de que esse mundo despedaçado não vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam."                                                                                                                                      
 Pág. 37 
"Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."
Pág. 142



17 comentários:

  1. Ei Jefferson,

    Ah ficou muito boa sua primeira resenha, parabéns! :)
    Vou dar um jeito de ler este livro logo, se minha fila de espera me ajudar leio mês que vem hehe. Ainda mais depois de Will & Will fiquei muito curiosa para ler os outros livros do autor.
    Esta semana recebi aquele Teorema Katherine tbm, devo ler até antes... :P

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Nanda, Obrigado!

      Muito bom que tenha passado por aqui. Torço para que sua fila de espera lhe ajude pois ACEDE é muito bom, gostei muito do livro. ri bastante e até chorei, e olha que sou uma pedra, rsrsrs. Quantos aos outros do autor, pretendo comprar em breve também.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Olá Jeferson,

    Adorei a resenha! Esse livro é muito bom, realmente te faz refletir sobre algumas coisas, além de te fazer sentir como parte da história, como se tivesse ali uma amizade entre os protagonistas e você. O filme baseado no livro também ficou muito bom e emocionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      É realmente um livro fantástico! Nossa, como amei essa história.Um dos preferidos da vida toda. Obrigado pela visita :-)

      Abraços!

      Excluir
  3. Iae Jeferson

    Esse é o único livro do John que tenho e já li.
    E adorei ele, muuuuuito bom mesmo, a historia é bem tocante e os personagens marcantes!
    Adorei sua resenha também, ótima :)

    Te desejo toda sorte do mundo

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      É mesmo um livro fantástico! Obrigado :-)

      Abraços!

      Excluir
  4. Eu já tinha vontade de ler esse livro, agora eeu tenho mais vontade ainda :)
    Adorei a resenha, é bem detalhada, porém sem spoilers!
    Odeio spoilers...pelo menos, quando os recebo ;p
    haha
    Parabéns pela resenha.
    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen,

      Ninguém merece spoiler né? E olha que eu já peguei cada um por aí, aff. Obrigado pela visita!!!

      Abraços!

      Excluir
  5. Hey Jeferson!
    Amei a resenha,ela realmente convence quem não leu o livro a lê-lo!
    Parabéns! Abraços !

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha, me deu mais vontade de ler e ter os livros!

    Bons Ventos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Me fez ficar mais ansiosa para ler o livro hahah
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jeferson! Logo de cara, dou os parabéns pela resenha, muito bem escrita.
    Bom, o que dizer de ACDE? Confesso que não li porque a história me interessou ou porque a capa me atraiu. Li porque todo mundo estava comentando e eu, extremamente curiosa, acabei querendo entender o porquê do falatório. Antes, procurei algumas resenhas e não encontrei uma que falasse mal desse livro, foi o empurrão que faltava pra começar a lê-lo. Não sei, talvez tenha ido com muita sede ao pote, devido as expectativas que colocaram na história, mas não achei TUDO isso que falavam, coisas como "melhor livro", "chorei demais", "lindo demais" entre outros comentários. Eu gostei muito da história sim, mas não entrou para os meus favoritos. Antes de ler, imaginava uma escrita mais... formal? Sim, mais formal, em terceira pessoa e tudo mais. No entanto, mudei de ideia ao longo da leitura, pois percebi que a escrita em primeira era essencial para se colocar no lugar da personagem e achei isso ótimo. A Hazel é uma garota incrível, ela está doente e tem noção do quanto isso pode afetar as pessoas, mas ela não fica se remoendo nos cantos. John Green deixou a narrativa descontraída e quando ele dava o gostinho da tristeza para nós, leitores, ele logo transformava a situação em algo cômico, meio que consolando. Isso me chamou bastante atenção em relação sua escrita.O Gus é encantador, ao decorrer da história ele diz coisas tão simples, mas que te tocam e não foi piegas, foi tudo muito doce e espontâneo. No geral, o livro é divertido e reflexivo, fluiu muito rápido pra mim, li em poucas horas.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. perfeita essa resenha, tenho um carinho especial tanto pelo livro quanto pelo autor, por sua simplicidade e melancolia.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jefferson. Ótima sua resenha, ainda mais por ser do livro que me apresentou o tio John...
    Parabéns!
    E quem não leu ainda, leia esse livro o mais rápido possível...

    ResponderExcluir
  11. Oi Jeferson, adorei sua resenha! Quando li o livro ele me ajudou a ver o lado bom das coisas, a achar que a morte é uma coisa natural.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  12. Livro incrível, um dos meus preferidos, é tão apaixonante e triste ao mesmo tempo, é o melhor do João Verde na minha opinião, Hazel é uma inspiração para nossas vidas.

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!