Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

[RESENHA] PODER - SARAH PINBOROUGH



Título Original: Beauty
Autor: Sarah Pinborough
Série: Encantadas
Ano: 2014
Gênero: Fantasia
Editora: Única
Número de páginas:  224
Nota pessoal:  3/5

“Eles formavam um trio estranho: o príncipe com sua aventura e a necessidade de um final de conto de fadas, o caçador que estava com ele obviamente por obrigação, e por fim ela, a garota da floresta, atraída por um som raro, que deveria aterrorizá-la em vez de atraí-la. Três forasteiros sem objetivo em comum, unidos apenas pela necessidade de voltar para casa.” Pág. 98

A Saga Encantadas mistura personagens de vários contos de fadas e se propõe a dar uma nova roupagem a cada um deles. Achei a proposta da Sarah Pinborough interessante e comigo funcionou bastante bem no primeiro livro. Já a continuação eu não curti tanto, achei sem sentido. Hoje contarei minhas impressões sobre Poder, último volume da trilogia.

Em Veneno conhecemos a perspectiva da Rainha Lilith. Tirada jovem de sua nação, ela foi obrigada a casar com um rei glutão e velho. Quando ele parte para guerrear contra países vizinhos, Lilith assume o governo do Reino e fará tudo para que seu poder seja sentido, mas não sem antes dar cabo da intempestiva enteada Branca de Neve

Já em Feitiço o Reino de Lilith jaz mergulhado no inverno, oprimido pela magia negra de sua soberana. Branca de Neve está desaparecida e um Caçador, transformado em camundongo por uma maldição, busca desesperadamente uma forma de voltar à forma humana. Quando um Reino a Oeste anuncia um baile para escolher uma nova esposa para o Príncipe, uma moça sonhadora chamada Cinderela vê nisso a oportunidade para realizar seus sonhos e se tornar da realeza. Mas nada é o que parece ser e o seu “felizes para sempre” poderá lhe custar um preço alto demais.

Não contém Spoilers dos Livros anteriores. Leiam despreocupados!!!

O casal real estava farto. O Príncipe era única esperança do Reino, mas que chances aquelas terras teriam se sua única preocupação era varar noites em tabernas e casas de má reputação com vários outros jovens, para depois passar a maior parte do dia dormindo? Em breve ele teria que casar, gerar herdeiros, comparecer a mais reuniões, conhecer seus exércitos e aprender sobre o sistema de coleta do reino. Chegara a hora dele amadurecer.

Por isso a rainha decide que o Príncipe precisa de uma aventura. Uma que fosse importante o suficiente, mas não perigosa demais, e que pudesse beneficiar o Reino. No fim das contas, o Reino era a única coisa que importava. Para esse intento, nada melhor que uma Terra Perdida, mergulhada em magia e repleta de riquezas.

Para acompanhar e zelar pela segurança do Príncipe o Caçador é contratado. Ele sempre soube que nada de bom poderia vir da companhia da realeza, mas quando o rei manda buscá-lo, o rapaz não tem outra opção senão servir de guia ao herdeiro mimado. No caminho eles encontram Petra, uma moça valente e sagaz, ligada a floresta e guiada pelos uivos de uma criatura desconhecida.

Juntos eles partem no que seria a aventura de suas vidas, mas não tardam para descobrir que acordar uma princesa adormecida seria o erro mais letal que poderiam cometer.

* * *

Estava apreensivo quando comecei esse livro. Gostei bastante do primeiro volume, já no segundo a autora parecia perdida e nada fez sentido para mim. Felizmente, mesmo a narrativa de Poder se passando antes dos anteriores, ele fecha bem a trilogia, oferecendo uma trama intrincada e o esclarecimento de algumas questões que ficaram abertas nos dois primeiros.

Dessa vez o conto que serve como base para a narrativa é o d’A Bela Adormecida. Queria poder contar com detalhes o que a autora fez, mas não farei para evitar spoilers. Posso apenas dizer que a ideia dela foi genial. Fiquei bobo com o rumo que ela deu ao conto e com a dualidade de Bela. 

O talento da Sarah para mesclar os contos também voltou a sua boa forma. Consegui identificar referências de Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, A Bela e a Fera, A Feiticeira das Águas, Rumpelstilskin e até Rapunzel. Os personagens dessas diferentes histórias se entrelaçam e o resultado ficou muito bom.

Outro ponto que melhorou nesse desfecho de trilogia foi a construção dos personagens. Nos dois primeiros livros eu tinha a impressão recorrente de que a autora se aprofundava pouco neles, ou os mudava á seu bel prazer para atender a necessidade da narrativa. Aqui eles surgem mais fortes, cativantes ou repugnantes, dependendo de quem estejamos falando. Gostei especialmente de Petra e seu par romântico, fora Bela, já citada acima.

Conclui a trilogia satisfeito e acredito que os fãs de fantasia e contos de fadas também irão curtir a leitura; se é seu caso, leia!

Saga Encantadas:

Livro 01 - Veneno
Livro 02 - Feitiço
Livro 03 - Poder 


2 comentários:

  1. Opa Jeferson, bom saber que a autora te reconquistou nesse encerramento. Restaurei a vontade de ler, até porque adoro essas adaptações de contos de fadas. ^^ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabis,

      Também fiquei muito feliz pela autora ter reconquistado a narrativa que exibiu no primeiro livro e criado uma história atraente e coesa, o melhor da trilogia. Gostei bastante.

      Obrigado e Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!